Cyber-Lip

Cyber-Lip é um shoot 'em up e run and gun de 1990 original dos fliperamas inspirado em Contra que traz também elementos de Metal Slug e Exterminador do Futuro.

12 de outubro de 2017

Cyber-Lip é um jogo de plataforma, shoot ’em up e run and gun onde soldados veteranos foram enviados para combater um supercomputador militar que controla um exército de androides que deu defeito e está destruindo a todos. Foi desenvolvido pela SNK e lançado inicialmente em novembro de 1990.

O Cyber-Lip é um jogo que pode ser facilmente comparado com o Contra, embora possua um ritmo aparentemente menos frenético e gráficos mais detalhados. Possui também elementos do Metal Slug, o que pode ser explicado pelo fato de parte da equipe que viria a desenvolver este game estava envolvida na criação do Cyber-Lip.

Publicado pela própria SNK originalmente nos fliperamas, o game foi portado para o Neo-Geo (1 de julho de 1991) e para o Neo-Geo CD (21 de abril de 1995).

Vídeos

Acima, temos o Cyber-Lip sendo defenestrado em gameplay comentada feita pelo Celso Affini. Além de mostrar um pouco deste game de uma forma descontraída e divertida, este trabalho também fornece informações e curiosidades sobre o título da SNK. Nós usamos estas informações, junto com outras fontes, para montar este post.

Temos também um detonado não comentado do jogo em sua versão de arcade feito pelo canal World of Longplays.

Enredo

Em 2020, o povo da Terra fundou uma colônia e criou um exército de androides para defendê-las dos aliens. Infelizmente, o Cyber-Lip Master Defense Computer, a inteligência artificial que controla esta defesa, enlouquece e decide “proteger” a colônia destruindo a todos. Rick e Brook são dois soldados humanos veteranos que foram enviados por algum governo federal não especificado para o combate, em uma última tentativa de salvar a Terra desta ameaça. O supercomputador militar com defeito controla um enorme exército de androides e ciborgues militares que os heróis vão ter que enfrentar.

Os mais atenciosos vão perceber que o enredo de Cyber-Lip encontra paralelos com o do Exterminador do Futuro

Gameplay

Cyber-Lip pode ser jogado por um ou dois jogadores e conta, como dissemos acima, com elementos de plataforma, shoot ’em up e run and gun, tudo com a tela em rolagem horizontal. Pode ser jogado sozinho ou com outra pessoa simultaneamente de forma cooperativa.

Os heróis tem dois modos de disparo. Um é a arma padrão e o outro é para um lança-foguetes e arremesso de granadas. Os jogadores podem alternar entre os dois modos em qualquer momento, mas só podem transportar uma quantidade limitada de granadas ou foguetes. Também pode-se recolher armas e power-ups como um orbe ao longo dos níveis.

Cada estágio tem um chefão que deve ser derrotado para avançar no jogo.

No final de algumas fases, os protagonistas vão entrar em um elevador e os jogadores podem, então, escolher se sobem ou se descem. Isto implica em mudar a sequência do game e encontrar novas fases.

Curiosidades

  • Como dissemos, o Cyber-Lip tem semelhanças que sugerem forte inspiração no Contra original, de 1987.
  • A Konami, por sua vez, fez referência ao Cyber-Lip no Contra Shattered Soldier, de 2002.
  • O Cyber-Lip tem bastante propaganda subliminar para a época. Você consegue dizer quais são?
  • O TEG Peru, a galera que narrava o futebol dos 16 bits pra portunhol, como Futebol Brasileiro ’96 e afins, chegou a começar uma adaptação desse game pro Mega Drive. O Master Linkuei (do Mortal Kombat Arcade Edition) gravou um vídeo com a pequena alpha que fizeram:

O download deste port não oficial contem o protótipo original mais o corrigido.

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas para serem publicadas aqui. A resolução original do game é Horizontal, Raster, 304 x 224 pixels e 4096 cores.

Mais informações e Contra

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!