Buster Bros.

O objetivo é destruir os balões quicando na tela deste game também chamado de Pang.


18 de julho de 2018

Buster Bros., também conhecido como Pang ou Pomping World, é um jogo de tiro desenvolvido pela Mitchell Corporation e lançado em 1989 para os fliperamas. Basicamente, o esquema do Buster Bros. é idêntico ao de um jogo chamado Cannon Ball de 1983 do MSX (lançado como Bubble Buster no ZX Spectrum).

O jogo, seja com o título de Buster Bros. ou Pang, foi portado posteriormente para outras plataformas, como o Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, Game Boy, TurboGrafx-CD, MS-DOS, ZX Spectrum, PlayStation e PSP, sendo lançado como parte de compilação nos dois últimos.

Buster Bros. foi um grande sucesso de críticas, e é realmente um jogo bastante único, com bons gráficos e uma gameplay envolvente e potencialmente viciante. Isto pode ter justificado os ports citados acima e também os outros cinco jogos da série a qual ele deu início.

Vídeos

Assista acima o gameplay do Buster Bros. em mais um vídeo do Fliperama Nostálgico, do canal Defenestrando Jogos, que traz muitas informações e curiosidades sobre o jogo de uma forma bem irreverente, mas sem perder a compostura. Estes dados foram umas das fontes para montar esta publicação.

Temos também uma playthrough da versão de PC Engine/TurboGrafx-16 sem comentários do canal World of Gameplays.

Gameplay

Buster Bros. (ou Pang) é um jogo de tiro com alguns elementos de plataforma que apresenta 50 fases no total e onde o objetivo (pode ser jogado por até duas pessoas ao mesmo tempo) é destruir os balões que ficam quicando pela tela. Para isto, pode-se atirar ganchos para cima, que estourarão os balões ao contato. O jogo também conta com um timer que mostra quanto tempo resta para o jogador completar a fase antes que dê game over.

Dependendo dos tamanhos dos balões, eles podem se dividir em duas partes menores ou evaporar totalmente. Além dos balões, algumas fases tem barreiras que tem que ser destruídas com os ganchos, visto que eles bloqueiam o seu acesso aos mesmos. Existem também algumas barreiras que são indestrutíveis.

Os personagens podem subir escadas, mas não saltar. Podem também recolher power-ups como: a habilidade de atirar dois ganchos de uma vez, um gancho que fica preso ao teto e espera algo tocá-lo e uma arma que tem uma alta taxa de tiro, mas não pode destruir barreiras. Além deste armamento extra, você também pode pegar uma ampulheta (que paralisa o timer por alguns momentos), dinamite (reduz todas os balões ao seu menor tamanho), vidinha e um campo de força.

As 50 fases do Buster Bros. se passam através de 17 locais reais: Monte Fuji, Monte Keirin, Wat Phra Kaew, Angkor Wat, Uluru, o Taj Mahal, Leningrado (São Petersburgo), Paris, Londres, Barcelona, Atenas, Egito, Quênia, Nova Iorque, Ruínas Maias, Antártica e Ilha de Páscoa. Todos estes locais mostram alguma coisa característica do mesmo ao fundo, como algum monumento etc.

Curiosidades

  • Pang é listado no livro 1001 Video Games You Must Play Before You Die (algo como “1001 Games que Você Tem que Jogar Antes de Morrer”), de autoria do General Editor Tony Mott. Outros jogos nesta obra são o MDK e o Serious Sam: The First Encounter.
  • Em maio de 1991, a revista Amiga Power, em sua edição de número 00, colocou o Pang/Buster Bros. como o 11º lugar no Top 100 Jogos de Amiga de Todos os Tempos (“All Time Top 100 Amiga Games”).
  • Uma versão de Nintendinho do jogo foi anunciada, mas nunca chegou a ser materializada.
  • A ideia de atirar em balões para dividi-los em menores veio de um título de 1983, também da Hudson Soft, chamado Bubble Buster. De acordo com as fontes, este game só apareceu no sistema Sinclair Spectrum, comercializado pela própria Sinclair.

Títulos alternativos

  • Pomping World – Título japonês;
  • Pang – Título europeu;
  • Buster Brothers – Título de Game Boy nos EUA;
  • ポンピングワールド – Grafia japonesa.

Reviews dos críticos

Revista/Site 	 			Plataforma 	Data 	 	 		Avaliação 		Pontuação
Computer and Video Games (CVG) 		Amiga 		Outubro de 1990 	 	96 de 100 		96
Mean Machines	 	 		Amstrad CPC 	Dezembro de 1990 		93 de 100 		93
The One 	 			Amiga 	 	Outubro de 1990			90 de 100		90
ST Format 	 			Atari ST 	Janeiro de 1991 		88 de 100 		88
ACE (Advanced Computer Entertainment) 	Amiga 	 	Novembro de 1990		840 de 1000		84
Zzap! 	 			 	Amiga 	 	Novembro de 1990 		82 de 100 		82
ASM (Aktueller Software Markt) 	 	Atari ST 	Janeiro de 1991 		9.4 de 12 		78
Power Play 	 			Amiga 	 	Março de 1991 		 	73 de 100 		73
Power Play	 			Fliperama 	Março de 1990		 	3 de 5 			60
Electronic Gaming Monthly (EGM)	 	TurboGrafx CD 	Fevereiro de 1993 		22 de 40 		55

Série

Além dos ports citados acima, o Buster Bros. deu início à série Pang:

  1. Pang/Buster Bros. (1989);
  2. Super Buster Bros. (1990);
  3. Buster Buddies (1995);
  4. Mighty! Pang (2000);
  5. Pang: Magical Michael (2010);
  6. Pang Adventures (2016).

Screenshots

As screenshots acima são da versão de fliperama do Buster Bros./Pang e foram ampliadas. Elas foram tiradas da Moby Games.

Mais Pang e tal

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!