Serious Sam: The First Encounter

24 de agosto de 2020

Serious Sam: The First Encounter é o jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Croteam que, lançado em originalmente em 21 de março de 2001, deu início à clássica, peculiar e bem humorada franquia Serious Sam.

Com versões para Windows, Palm OS e Xbox, o Serious Sam: The First Encounter foi geralmente bem recebido pela crítica especializada e pelo mercado. Atualmente, conta com milhares de análises extremamente positivas nas lojas do Steam e do GOG.

Até o momento, The First Encounter ganhou três sequências diretas: Serious Sam 2 (2005), Serious Sam 3: BFE (2011) e Serious Sam 4 (2020). Além disto, foram lançados vários spin-offs: Serious Sam: Next Encounter (2004), Serious Sam Advance (2004), Serious Sam Double D (2011), Serious Sam: Kamikaze Attack! (2011), Serious Sam: The Random Encounter (2011), Serious Sam: The Greek Encounter (2012), Serious Sam’s Bogus Detour (2017), Serious Sam VR: The Last Hope (2017), I Hate Running Backwards (2018) e Serious Sam: Tormental (2019). Este grande número de títulos é certamente justificado no sucesso conquistado pelo nome Serious Sam.

Vídeo

Acima, temos o trailer oficial e antigaço de gameplay do Serious Sam: The First Encounter. A resolução tá meio ruim, mas dá pra ter uma ideia do ritmo acelerado do game e tal.

Já o vídeo anterior parece ser um outro trailerzinho do jogo disponibilizado pela Devolver Digital, quem está publicando os jogos desta série atualmente. A qualidade tá melhor um pouco.

Sinopse do enredo

Em um futuro próximo, durante as primeiras viagens interestelares, humanos encontram um grande mal vagando pela galáxia pelos últimos éons. Esse ser maligno é a encarnação do último dos mortais ancestrais chamado Tah-Um (ou Mental Infame). Mental então começou a colocar em prática os seus planos para exterminar todos os terráqueos apenas por diversão, exatamente como fez com todas as outras civilizações na historia galáctica.

Mas o inimigo subestimou as defesas da Terra. Dessa vez, os humanos têm uma arma secreta, a Timelock, deixada para eles pela civilização extinta de Sirius, a qual esteve envolvida em um conflito massivo contra Mental em épocas inimaginavelmente antigas. Este artefato permitirá que o veterano das forças especiais Sam ‘Serious’ Stone retorne ao Egito antigo e assassine Tah-Um enquanto há tempo.

Gameplay

Sem apresentar elementos que estavam se tornando comuns nos FPS de sua época, como história intrincada, interação de personagens ou a necessidade de táticas cuidadosas, Serious Sam concentra no básico do gênero, trazendo batalhas épicas onde o jogador, armado com armamento poderoso, encara dezenas ou até centenas de inimigos de uma vez só.

Sam viaja por desertos, templos egípcios, palácios e cidades, travando combates e, ocasionalmente, resolvendo quebra-cabeças mais ou menos fáceis. Existem muitas armas a ser encontradas, como escopetas, miniguns, lançadores de foguetes e até a mais poderosa do game, uma que dispara balas de canhão devastadoras. Existem também muitas pick-ups, é claro, contendo munição, saúde e proteção.

Os inimigos vêm em muitas variedades, como homens-bombas suicidas sem cabeça (que ficam gritando como se tivessem lhes cortado os sacos fora), criaturas biomecânicas gigantes que disparam mísseis, escorpiões com chainguns, touros que atacam Sam, etc. Há também chefões poderosos.

O protagonista tem um minicomputador que contém informações básicas sobre os níveis pelos quais está atravessando, as armas que coleta e os inimigos que elimina

Apresentação do jogo

Serious Sam é um jogo de tiro estilo cheio de adrenalina e extremamente focado no estilo frenético de ação em primeira pessoa que se passa um mundo onde o cyberpunk se encontra com a fantasia e a tecnologia avançada é combinada com magia negra e poderes psíquicos. Sam viaja pelo belo mundo do Egito antigo e diversos planetas, confrontando incontáveis lacaios de Mental enquanto busca o notório reduto deste ser maligno para o combate final.

O Serious Sam promete

  • Muitos ambientes para espalhar o caos pelo Antigo Egito e descobrir mais de 80 segredos durante a sua jornada.
  • Mais de 15 guerreiros assustadores e únicos do exército de Mental, incluindo Beheaded Kamikaze, Syrian Werebul e Kleer Skeleton.
  • Tem chefões, claro.
  • Armas e poderes especiais para causar estragos, incluindo a Escopeta de Cano Duplo, o Lança-foguetes, a Minigun e o Canhão.
  • Lute contra onda após onda de incontáveis inimigos bucha de canhão e salve a humanidade.
  • Jogabilidade acelerada e viciante com frases curtas no estilo Cuck Duke Nukem.
  • Bom design de nível, com itens, gargalos e coberturas nos lugares certos.
  • Multiplayer co-op ou PvP para até 16 jogadores (não sei se o multiplayer online deste jogo ainda funciona).
  • Multiplayer local (split screen) para até quatro jogadores.
  • Editor que permite criar fases, mods, texturas e outros tipos de conteúdo, com a inclusão do Serious Editor e Serious Modeler.

Curiosidades

  • O Serious Sam é listado no livro 1001 Video games you must play before you die (“1001 jogos que você precisa jogar antes de morrer“) escrito pelo General Editor Tony Mott. Outro jogo que já adicionamos aqui que também consta nesta obra é o excelente MDK.
  • Este FPS ganhou o prêmio de “Melhor Jogo Independente para PC” da The Electric Playground e foi indicado nas categorias “Melhor Tiro para PC”, “Melhores Gráficos em um Jogo para PC” e “Melhor Jogo de Ação para PC” deste extinto show televisivo.
  • O First Encounter foi originalmente desenvolvido pela Croteam para demonstrar seu engine e esta é a razão pela qual alguns países viram seu lançamento inicial custar menos da metade do preço de outros jogos do gênero.
  • A demonstração do engine foi tão aclamada por um site chamado Old Man Murray que eventualmente o pessoal da Gathering of Developers acabou animando de financiar um jogo completo baseado nela.
  • O jogo foi publicado originalmente pela própria Gathering of Developers para PC. Já a versão de Palm OS do Serious Sam: The First Encounter foi desenvolvida pela InterActive Vision e publicada pela Global Star Software em dezembro de 2001. O port de Xbox, por sua vez, foi publicado pela Gotham Games em 12 de novembro de 2002.
  • Alguns dos jogadores de Serious Sam mais famosos (que até aparecem nos créditos do jogo) só conseguiram o game completo apenas alguns meses após seu lançamento e tiveram que se virar com a fase de demonstração, enquanto outros já desfrutavam da versão completa.

Screenshots

Sobre o download

O Serious Sam: The First Encounter é um jogo normalmente pago e pode ser encontrado no Steam e no GOG. Ele já vem pronto para rodar em Windows mais modernos e, pelo menos no GOG, vem com trilha sonora do game e sem DRM.

Note que, no menu inicial do jogo, existe um atalho para o manual HTML do Serious Sam: The First Encounter.

Para quem não quer gastar dinheiro, existe uma versão demo do Serious Sam: The First Encounter que pode ser baixada e jogada de graça. Note que ela só tem uma fase, conta com apenas seis armas disponíveis e não sei se ela funciona de boa em Windows recentes.

Idiomas: inglês.

Requerimentos em sistema

Veja também

site ou autor do arquivo Croteam tamanho do arquivo 310 MB licencaComercial sistemas operacionais compativeisWindows 95/98/98SE/ME/NT 4.0/2000/XP/Vista/7/8/10 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!