Dark Sector

Resident Evil 4, Gears of War, Guerra Fria, Bloco Comunista e Dwight Schultz.


28 de novembro de 2024

Dark Sector, estilizado como darkSector, é um jogo de tiro em terceira pessoa cuja temática envolve ficção científica, espionagem e terror onde um agente da CIA é infectado com um vírus que lhe dá a habilidade de desenvolver uma glaive de três pontas à vontade. Foi desenvolvido pela Digital Extremes e lançado inicialmente em 25 de março de 2008.

Publicado originalmente pela Aspyr e Noviy Disk (atualmente pela própria Digital Extremes para PC) e disponibilizado para Xbox 360, PlayStation 3 e Windows, Dark Sector foi recebido de forma média para positiva pela crítica, com muito comparando-o a Resident Evil 4 e Gears of War, por suas similares no tocante à jogabilidade e enredo. Além disto, conta com milhares de análises muito positivas no Steam, pelo menos até o momento desta publicação.

A Digital Extremes mais tarde revisitaria os elementos de cenário e temas deste game em seu lançamento posterior, Warframe, um RPG e jogo de tiro em terceira pessoa multiplayer grátis de 2013 que é considerado um sucessor espiritual de Dark Sector.

Vídeos

Este vídeo apresenta-se como um trailer oficial do Dark Sector.

Já acima, temos a análise em inglês por um tal de Zachmo. Deve ajudar a conhecer o game ao menos um pouco.

Apresentação

Dark Sector coloca os jogadores no papel de Hayden Tenno, um agente secreto enviado para uma perigosa missão em Lasria, uma cidade da Europa Oriental à beira da ruína, que esconde um segredo mortal da Guerra Fria. No meio desta missão, Hayden é atacado por um inimigo desconhecido e infectado pelo vírus Technocyte, uma arma biológica brutal que transforma suas vítimas em máquinas mortíferas impiedosas.

Sobrevivendo a este ataque, Hayden descobre que o vírus Technocyte deu-lhe poderosas habilidades sobre-humanas, diferente de tudo que já tenha visto. Agora, ele deve evoluir com seus poderes, sobreviver e se tornar um herói.

Gameplay

Em Dark Sector, o jogador assume o papel de Hayden Tenno, um agente de operações especiais enviado a Lasria, um pequeno país da antiga União Soviética, com a missão de destruir um vírus mortal que transforma pessoas em mutantes e eliminar seu criador, Mezner. Contudo, ao encontrar Mezner, Hayden é infectado pelo próprio vírus, o que resulta em mutações em seu braço direito. Essa transformação lhe concede habilidades únicas, como ficar invisível, criar escudos temporários e, principalmente, utilizar o Glaive — uma arma semelhante a um bumerangue de três lâminas.

O Glaive é o elemento central da jogabilidade, sendo utilizado tanto para combate à distância quanto corpo a corpo, sendo também essencial para resolver quebra-cabeças ambientais, como capturar fogo, eletricidade ou gelo para desbloquear passagens ou interagir com o ambiente.

Ao longo do jogo, o Glaive recebe upgrades, incluindo:

  • Controle Guiado – Permite que o jogador o direcione manualmente para atingir múltiplos inimigos ou alvos precisos.
  • Lançamento Carregado – Um ataque mais poderoso e letal.
  • Combos com Armas de Fogo – Permite combinar o uso do Glaive com armas de fogo, eficaz contra inimigos protegidos.

A gameplay utiliza uma câmera em terceira pessoa posicionada sobre o ombro, com a mecânica de cobertura lembrando títulos como Gears of War. O jogador pode se proteger atrás de objetos, mirar para atacar, mas não pode atirar às cegas de trás da cobertura. Hayden também pode realizar ataques corpo a corpo, socando ou cortando inimigos próximos, e executar “finishers” contextuais quando em proximidade suficiente de oponentes.

Progressão e equipamento

Como supracitado, após sua infecção, Hayden desenvolve habilidades adicionais, como invisibilidade temporária e a capacidade de usar um escudo tecnocítico. Apesar de ser capaz de recolher armas inimigas, elas se autodestroem após alguns segundos devido à infecção. Armas permanentes, como pistolas, espingardas e rifles, podem ser compradas e aprimoradas em mercados negros, os quais também oferecem munição e upgrades para armas, ampliando as possibilidades estratégicas na gameplay.

A interface de Dark Sector é minimalista: não há HUD constante, exceto pelo contador de munição. A saúde de Hayden é indicada pelo brilho vermelho na tela ao sofrer dano, com a intensidade do brilho aumentando conforme ele se aproxima da morte.

Multiplayer

Dark Sector possui dois modos multiplayer online Infection e Epidemic que oferecem experiências assimétricas, permitindo que os jogadores controlem Hayden com suas habilidades especiais ou soldados comuns, aumentando a variedade de estratégias numa partida:

  • Infection: um jogador é selecionado para ser Hayden, enfrentando soldados controlados pelos demais jogadores.
  • Epidemic: dois times competem, cada um com um jogador no papel de Hayden, enquanto os demais tentam eliminar o Hayden adversário.

Nos dois modos, Hayden tem acesso a suas habilidades avançadas, como invisibilidade e o uso do Glaive, enquanto os soldados não possuem essas vantagens, tornando-o um alvo poderoso, mas desafiador.

História

Ambientação e personagens

O Dark Sector se passa em Lasria, um país fictício satélite que faz fronteira com a União Soviética, onde o exército luta contra as vítimas do vírus Technocyte, que sofreram mutações extremas e adquiriram habilidades especiais.

O personagem principal é Hayden Tenno (dublado por Michael Rosenbaum), um agente ambivalente da CIA que sofre de analgesia congênita, o que o impede de sentir dor. Ele é apoiado por Yargo Mensik (dublado por Jürgen Prochnow), um ex-coronel da GRU, cientista e agente infiltrado que conhece a origem do vírus Technocyte. O principal antagonista, Robert Mezner (dublado por Dwight Schultz, do Esquadrão Classe A), é um ex-agente da CIA que busca construir uma utopia ao espalhar o vírus Technocyte pelo planeta. Apoiando Mezner está Nadia (dublada por Julianne Buescher), uma mulher misteriosa que Hayden conhece, e “Nemesis”, uma figura metálica e humanóide que luta com uma longa lâmina Technocyte. Outros personagens incluem “o A.D.”, superior de Hayden na CIA; o Blackmarket Dealer (“Vendedor de Mercado Negro”), um traficante de armas que fornece a Hayden armas e equipamentos para suas missões; e Viktor Sudek, um informante capturado.

Enredo (com spoilers)

Perto do fim da Guerra Fria, a URSS descobre um submarino afundado na costa de Lasria; algo ataca a equipe de resgate através de um grande buraco no casco. Nos anos seguintes, uma misteriosa infecção chamada “Technocyte” irrompe em Lasria, causando mutações generalizadas e destruição antes que os lasrianos a controlem.

No presente, Hayden infiltra-se em um complexo gulag de Lasria que Robert Mezner está usando para manter os infectados com o vírus Technocyte. Sua missão é encontrar Viktor Sudek, impedir a propagação do vírus e eliminar Mezner. Encontrando Viktor, agora uma ameaça solta e potencialmente infectado, Hayden o executa.

Lutando contra inimigos e plantando charges de C4, Hayden encontra um humanoide blindado chamado “Nemesis”; imune ao fogo de armas, ele desvia telecineticamente um RPG de volta para Hayden, jogando-o do telhado e fazendo-o desmaiar. Ao acordar, Hayden se encontra cara a cara com Mezner, que o recrimina pela sua obediência cega e revela informações sobre seu perfil psicológico. Nemesis então apunhala o ombro direito de Hayden, infectando-o sob a ordem de Mezner, que diz que Hayden merece sofrer os efeitos da doença. Ao detonar os explosivos, Hayden consegue escapar.

Com seu braço direito agora mutado pelo Technocyte, Hayden entra em contato com o A.D., que o orienta a se reunir com Yargo Mensik e obter impulsionadores para interromper a infecção. Pouco depois, quando é emboscado por soldados, seu braço infectado cria o Glaive; ele começa a ganhar novas habilidades conforme a infecção progride, enquanto enfrenta soldados com trajes hazmat e civis infectados. Ele também ouve Mezner zombando dele telepaticamente, dizendo que essa mudança é inevitável.

Eventualmente, Hayden encontra Yargo, mas recusa o remédio e descobre que Mezner quer recapturar os infectados com um transmissor antigo, que emite um sinal que atrai os infectados para sua localização, dentro de uma antiga igreja. Matando um monstro gigante com aparência de macaco, Hayden encontra o transmissor nas catacumbas da igreja e planta C4, mas é feito refém por Nadia, que tem um ódio profundo por ele e o deixa para os infectados.

Entrando em contato novamente com o A.D., Hayden descobre que Mezner está usando um navio cargueiro para exportar o vírus Technocyte. Lutando para entrar no porão de carga, ele libera acidentalmente um monstro Technocyte invisível e altamente evoluído, que afunda a embarcação. Depois que Hayden escapa, descobre que Nadia capturou Yargo e o está torturando, exigindo acesso ao “Vault” e algo dentro que pode controlar o vírus.

Desobedecendo a ordens para esperar a chegada do A.D., Hayden luta através de uma estação de trem e resgata Yargo, que perdeu um olho durante a interrogatória. Para controlar a dor induzida pelo Technocyte, Hayden finalmente tenta usar o impulsionador; antes que Yargo possa avisá-lo sobre isso, Nemesis aparece e quase derrota Hayden. Mezner então chega e oferece a Hayden a chance de matá-lo; no entanto, ele agora pode controlar mentalmente as criaturas Technocyte, incluindo Hayden. Sem outra opção, Hayden se injeta, quebrando o controle de Mezner sobre ele, enquanto simultaneamente impede mais mutações; no entanto, para surpresa de Mezner, o impulsionador quase mata Hayden. Antes que Hayden desmaie, Mezner revela que a CIA lhe deu o mesmo “impulsionador”, com o verdadeiro propósito de prepará-los para receber o vírus.

Yargo resgata Hayden e o leva para a Vozro Research Facility, onde o Technocyte foi pesquisado durante a Guerra Fria, e admite que adulterou o impulsionador de Hayden com “enferon”, um químico letal para as criaturas Technocyte. Ele temia que Hayden se tornasse como Mezner, pois ambos tinham a mesma cepa viral. No entanto, Hayden manteve sua humanidade, ao contrário de Mezner. Yargo orienta Hayden a ir ao subsolo da instalação para obter uma armadura como a de Nemesis, para dar-lhe uma chance de lutar, enquanto Yargo se move pelos dutos de ventilação.

Após lutar contra hordas de criaturas Technocyte e sistemas de segurança automatizados, Hayden encontra a armadura, enquanto Nadia chega. Ele implora para que ela fuja, mas ela afirma que já está muito envolvida e que levará Yargo para abrir o Vault. Hayden veste a armadura e derrota finalmente Nemesis; era Nadia o tempo todo. Pedindo desculpas por infectar Hayden, ela lhe diz que Mezner planeja espalhar o Technocyte por toda a Terra. Antes de morrer, ela lhe entrega a chave do Vault, sabendo que Hayden fará “a coisa certa desta vez.”

Ao se encontrar com o A.D. fora do Vault, Hayden descobre que foi feito um acordo com Mezner para o controle do vírus. Quando o A.D. lhe dá um impulsionador “para a estrada”, Hayden o mata, perfurando seu pescoço com o impulsionador e extermina os homens do A.D. Encontrando Yargo, Hayden lhe entrega a chave, dizendo-lhe para selar o Vault. Dentro, um Hayden atônito descobre a origem do vírus: o USS Alaska, um submarino americano da classe G. Hayden descobre Mezner com a fonte do Technocyte e o transmissor: um monstro enorme, semelhante a uma hidra.

Mesmo após derrotar Mezner, o monstro e numerosos infectados, Yargo diz a Hayden que a transmissão ainda está ativa. Hayden tenta fritar o circuito com seu Glaive, mas Mezner atordoa seu braço direito mutado. Hayden consegue pegar o Glaive eletrificado com sua mão não mutada, cravando e fritando o crânio de Mezner com ele. Com a transmissão finalmente interrompida, Hayden sai do Vault, pegando o Glaive ao sair.

Destaques

De acordo com seu publisher/distribuidor, na lista abaixo contém as características em destaque do jogo:

  • Jogo de tiro totalmente novo e original – Por todo o decorrer do jogo, jogadores irão testemunhar a transformação de Hayden em algo diferente do que ele era conforme luta contra o vírus Technocyte tomando controle de seu corpo e os efeitos que surtem em sua personalidade.
  • Evolução de poderes – Hayden ganha poderes sobre-humanos – incluindo a afiada e mortal glaive, que pode ser crescida (a partir) de seu braço para ser usada e arremessada com precisão fatal. Hayden se desenvolverá com estes poderes à medida que eles evoluem e se tornam mais poderosos com o passar do jogo.
  • Experiência cinematográfica e imersiva – Com a ausência da interface de usuário (HUD), controles intuitivos e uma perspectiva em terceira pessoa, sobre os ombros, mostra que tudo em Dark Sector é projetado com a finalidade de manter o jogador imerso no jogo.
  • Componente inovador de jogo em grupoDark Sector conta com uma inovadora e emocionante jogabilidade em grupo que permitirá que os jogadores usem as habilidades aprendidas no jogo individual para se sobressaírem em um ambiente competitivo.

Curiosidades

  • Motor de jogo – O Dark Sector foi desenvolvido num engine 3D chamado Evolution, criado do zero pela Digital Extremes. O objetivo era evitar semelhanças com o Unreal Engine 3 e fornecer uma abordagem única ao design gráfico.
  • Frescura australiana – Na Austrália, Dark Sector foi originalmente rejeitado pela OFLC, que deve ser algum antro qualquer, naquele país. No entanto, uma versão aleijada lançada em 2008 ao PlayStation 3 foi posteriormente classificada como MA15+, suavizada, pois não apresentava decapitação e “amputação suavizada de membros em humanos [apenas]”. Foi baseada na build japonesa do game.
  • Lançamento em revista – Em julho de 2009, Dark Sector foi lançado no disco de capa da revista australiana PC Powerplay. No entanto, essa era a versão fortemente censurada do jogo
  • Reconhecimento esquecido – A GamesRadar incluiu Dark Sector em sua lista dos “100 jogos mais esquecidos de sua geração”, destacando como perdeu visibilidade apesar de suas inovações.
  • HQ oficial – Uma HQ intitulada Dark Sector Zero foi lançada junto com o jogo. Situada antes dos eventos principais, sua história explora o que levou à queda de Lasria e fornece um contexto mais profundo sobre o mundo do jogo.
  • Origem como Sucessor de Unreal Tournament – Inicialmente, Dark Sector foi concebido em 2000 como uma sequência de Unreal Tournament, com foco em combates multiplayer em arenas. Após anos de silêncio, o projeto sofreu uma transformação completa, mudando para um jogo focado em narrativa e ação.
  • Inspiração em super-heróis – Os desenvolvedores descreveram a história do jogo como uma “história de origem de super-herói“, buscando torná-la mais envolvente e relacionável ao público.
  • Cenário modificado – Originalmente ambientado em um ambiente de ficção científica no espaço, o jogo passou por grandes alterações em 2006. A história foi movida para um cenário mais contemporâneo, reduzindo os elementos sci-fi para atender à demanda por realismo no mercado da época.
  • Port para PC com ajustes exclusivos – A versão para PC foi lançada oficialmente em 2009, mas inicialmente apenas na Rússia, com idioma padrão daquele lugar. Hackers encontraram maneiras de rodar o jogo em inglês antes de um lançamento oficial em outros idiomas. Essa versão trouxe gráficos aprimorados e uma interface otimizada para mouse e teclado.
  • Trilha sonora de Keith Power – A trilha sonora foi composta por Keith Power, conhecido pelo seu trabalho em Vingadores: Era de Ultron (2015), Mente Criminosa (2016) e Havaí Cinco-0 (2010).
  • ダークセクター – Grafia do título em japonês.

Screenshots

Sobre o download

O Dark Sector é um jogo um normalmente pago que pode ser encontrado para PC (Windows) na loja do Steam, que é para onde nosso link de download leva.

Idiomas: inglês.

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistema operacional: Windows XP SP2 ou Vista (32-bit);
  • Processador: Pentium 4 2.4 GHz ou Athlon 64 similar;
  • Memória: 1 GB de RAM (para Windows XP);
  • Placa de vídeo: compatível com DirectX 9.0, com suporte a shaders 3.0 (Nvidia GeForce 6600 ou ATI X1300 ou superior);
  • Placa de som: ompatível com DirectX 9.0c;
  • DirectX: versão 9.0c;
  • Armazenamento: 6,5 GB disponíveis em disco;
  • Suporte controles: XInput (Xbox 360 ou Logitech Chillstream).

Mais informações e tiro em terceira pessoa

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!