Detonado do Alex Kidd in Shinobi World

14 de setembro de 2020

Neste post, temos um detonado do Alex Kidd in Shinobi World em texto que ensina como acessar todas as passagem secretas e vencer partes críticas e os chefões deste divertidíssimo jogo de plataforma do nosso querido Master System.

Para completar, tem também os comandos, dicas avulsas e um vídeo nosso que mostra o Alex Kidd in Shinobi World sendo completamente zerado, caso o guia em texto não seja o suficiente para você. As fontes para a criação deste post são diversas, o que inclui conhecimentos próprios e o manual do game.

Controles

Note que os controles e comandos abaixo são referentes aos joysticks originais do Master System, não às teclas do seu teclado, caso esteja jogando num emulador:

  • ← e →: Movimenta para esquerda ou direita
  • ↑: Sobe em escadas, postes e cordas
  • ↓: Agacha
  • O botão direcional também é usado para selecionar opções na tela de game over, como CONTINUE ou NEW GAME.
  • Botão 1: Inicia o jogo, ataca e, caso segurado com Alex num poste ou na corda, o faz virar um cometa, o qual lhe garante invencibilidade enquanto cometa, diga-se de passagem. Dá pra controlar um pouco a trajetória do cometa com o direcional.
  • Botão 2: Inicia o jogo e salta.
  • Se saltar em direção a uma parede e pressionar o Botão 2 novamente, Alex vai agarrar nessa parede e saltará na direção oposta. Dá para afetar esse segundo salto com o direcional para um dos lados. Se tiver uma outra parede próxima defronte a qual você saltou, formando um corredor vertical, dá para escalar o tal corredor usando esta técnica.
  • Pause: Pausa o game nas partes onde isso for possível
  • ↓ + Botão 1: Ataca agachado
  • ↑ + Botão 2: Salta e agarra numa barra horizontal
  • Se estiver sobre uma barra horizontal, pressione ↓ + Botão 2 para cair para uma barra horizontal abaixo.
  • Pressione várias vezes seguidas o Botão 2 enquanto Alex está sobre a água para impedi-lo de afundar.

Itens

Dentro de baús, pode-se obter itens úteis:

  • Coração: dá um triângulo de energia.
  • Dardos: se você pegar esse item, será capaz de usar dardos, a distância, em vez da espada, que tem alcance curto. Note que você perderá os dardos ninja se perder uma vida ou ao passar de área, mas não se for para encarar o chefão da rodada.
  • Poder: o poder é um power-up representado por um quadrado com um “P”. recolha-o e a sua espada ficará mais poderosa.
  • Bola de Cristal Ninja: com este item, Alex vira um tornado que lhe garante a habilidade de voar e invencibilidade temporária. Use o direcional para controlar o tornado maior, sendo que os menores não podem ser controlados.
  • Boneco Alex (ALEX DOLL): com ele, você ganha uma vida extra.

Fases

As fases em Alex Kidd in Shinobi World são chamadas de Rounds (ou Rodadas), sendo que cada um destes rounds é dividido em 3 cenas ou áreas. O jogo apresenta um total de quatro fases (ou rounds), que devem ser vencidos para você zerá-lo.

O texto abaixo foi tirado do manual do game em português brasileiro:

  • Round 1: Kabuto – Kabuto, o Chefe, ataca atirando bolas de fogo. Você pode matá-lo atacando-o várias vezes com a sua arma. Mas não será tão fácil quanto pode parecer à primeira vista. Primeiro, você deve livrar-se dos inimigos na cidade.
  • Round 2: ataque dos helicópteros – A fim de libertar a refém, você deve atravessar o porto. Não será fácil, pois toda a área está infestada de inimigos. Para superar essa rodada, você deve destruir os helicópteros que voam em sua direção. O número total de helicópteros é indicado na tela.
  • Round 3: a selva – A selva é cheia de surpresas. Tente escapar de todas as armadilhas. Ataque o Chefe 4 vezes e veja o que acontece!
  • Round 4: a batalha contra o Ninja Negro – Você deve primeiro destruir vários inimigos contra os quais já lutou em rodadas anteriores, antes de enfrentar, finalmente, o Ninja Negro. Acabe com ele e salve sua garota!

Superestratégia (detonado)

O guia abaixo foi feito tendo por base uma “superestratégia” publicada pela saudosa Ação Games, acho que em sua edição de número 2, que eu tenho só um xerox que tirei da matéria que tava na revista de um amigo meu lá por meados de 1991. Como a cópia já está no talo, resolvi imortalizar aqui, dando uma complementada também quando necessário.

Um jogo cheio de truques e passagens secretas

Um dia, Alex Kidd e sua namoradinha foram visitar Shinobi, o planeta das artes marciais. E não é que aparece um Ninja Negro e rapta a garota do Alex? Felizmente, o espírito de um Ninja Branco surge para o nosso herói e lhe dá poderes para enfrentar os perigos do planeta Shinobi em busca da sua namoradinha raptada. Assim começa mais uma aventura de Alex Kidd, cheia de obstáculos, inimigos às vezes difíceis de vencer e passagens secretas.

O piloto Ricardo Samezina de Souza ensina alguns truques para tornar esta odisséia um pouco mais fácil e ajudar você a chegar no final de Alex Kidd in Shinobi World.

Round 1

1. No segundo poste (não o Haddad) desta fase, faça Alex transformar-se num cometa e sair voando pelo lado direito:

segundo poste da segunda fase

2. Sua trajetória irá terminar neste ponto, onde ele poderá pegar os dardos:

arma na fase 1.

3. Este é outro local onde Alex pode adquirir dardos. Use a habilidade de subir pelas paredes até alcançar esta plataforma, onde existem dois bauzinhos:

arma na fase 1.

4. O chefe do final da primeira fase é o Kabuto (se você ignorar esse raio de nome, vai perceber que ele parece o Mario, tanto por atirar bolas de fogo quanto por diminuir de tamanho depois de levar uma certa quantidade de dano). Use o dardo que você adquiriu na estratégia anterior para aniquilá-lo. Basta atirar constantemente e não dar espaço para ele contra-atacar:

Kabuto, o chefão da primeira fase.

Round 2

5. Tem uma espécie de torre ou silo na segunda fase que guarda uns baús de bobeira no topo. Não sei se é exatamente uma passagem secreta, mas lembro que passou batido pra mim nas primeiras vezes que joguei. Faça Alex virar um cometa atravessar os blocos brilhantes. A entrada para a torre é essa com uma luz vermelha em cima:

Silo na segunda fase.

6. Passando para a fase 2, você talvez encontre dificuldade para passar por esse ninja. Vá até o terceiro degrau e , de lá, pule e atire ao mesmo tempo. Vai ser sopa:

Bazuca e baú na segunda fase

7. Na fase da água do Alex Kidd in Shinobi World, que nem é tão chata como a de outros games, tem uma passagem secreta que leva a um caminho alternativo que acho mais fácil. Para acessar esse caminho, chegue no ponto da figura abaixo, destrua os baús e caia no buraco:

Caminho alternativo na fase da água do Alex Kidd in Shinobi World

Esse buraco leva ao caminho alternativo na fase da água do Alex Kidd in Shinobi World. Dica extra: o power-up da espadinha é bem útil nesta área do jogo.

8. Mais adiante, você irá passar por um tipo de labirinto. Em vez de fazer o caminho direto para a saída (o do meio), suba pelo terceiro corredor vertical e encontrará armas e uma vida (ou um coração de energia, dependendo de como estiver sua saúde):

três caminhos na segunda fase

9. Prosseguindo pelo caminho que tomou, cairá nesta sala. Em vez de pegar a saída, entre pela portinha da esquerda:

Portinha da esquerda

10. Você surgirá nesta tela. Suba no muro e caminhe em direção à direita – tem mais uma vida escondida. Depois, é só voltar pelo mesmo caminho e pegar a portinha de saída.

Vidinha antes da saída da fase da água

11. O chefe da segunda fase, Heli, atira um montão de pequenos helicópteros. Fique bem no meio da tela e use a espada (com power-up, de preferência) para destruir as aeronaves que aproximam-se de você. Dá também para encostar no canto esquerdo da tela e ficar atirando dardos ninjas do Alex, que foi como fiz na ocasião abaixo:

Chefão da segunda fase

Round 3

12. Neste ponto da terceira fase, há uma outra passagem secreta. Pode parecer suicídio, mas atire-se nesse buraco:

Parece suicídio, mas não é

13. Viu? Você caiu numa plataforma bem embaixo. Sem pegar o conteúdo do primeiro bauzinho, salte para o vão a sua esquerda, lá existe uma vida:

Vidinha extra dando bobeira

14. Volte à plataforma e, aí sim, poderá pegar o conteúdo do baú, que é o poder do tufão:

Pegue o poder do tufão para subir

15. Use o tufão para voltar ao lugar onde você estava antes. Por isso que não pode pegar o primeiro baú logo de cara nesta área secreta:

Subindo com o tufão

16. Há uma outra passagem secreta maneira na fase 3. Chegando a este ponto, utilize o poder do cometa e atravesse a te,a chegando ao lado oposto:

Pegue o cometa aqui

17. Atravessando a passagem encontrada do outro lado, você cairá numa sala com itens interessantes para pegar. Para voltar, use o poder do cometa de novo:

Outra passagem secreta da cachoeira da fase 3

18. Passando para esta tela, ainda na terceira fase, você encontrará outra passagem secreta bem neste cantinho. Faça o Alex pular: atrás deste muro de pedra, há uma plataforma onde ele poderá subir:

Primeira passagem secreta da lava

19. Em seguida, Alex deve caminhar pela parte superior da tela até encontrar bauzinhos com novas surpresas. Além disto, este caminho é mais seguro também:

Pegando os baús aparentemente inacessíveis

20. Mais uma passagem secreta na terceira fase. Suba na corda, transforme-se em cometa e atravesse o mudo sem medo. Seja cuidadoso, pois pegar a corda pode ser meio complicado e, se cair no buraco, perde a passagem secreta:

Mais passagem secreta

21. Chegando ao outro lado, você encontrará mais surpresas Use a corda ou o poder do cometa para retornar:

Mais passagem secreta

22. Adivinhe o que tem aqui? Outra passagem secreta. Em vez de abrir o bauzinho, utilize-o como escala para alcançar o corredor acima e suba, pulando de parede em parede:

fase 3

23. Ao subir, você vai encontrar uma sala repleta de baús. Inclusive, foi essa screenshot que me fez querer tirar xerox da matéria original, mas, para meu desapontamento, apenas dois deles possuem itens em seu interior… Enfim, comece abrindo os bauzinhos de cima para baixo:

fase 3

24. Depois de tantas passagens secretas, você encontrará um essa estranha lagosta. Trata-se de Robster, o chefão da terceira fase. É melhor enfrentá-lo com os fincos ninjas, atirando quando estiver o ar e à distância:

Robster, o chefão da terceira fase

Round 4

25. Caso você caia nesse buraco na quarta fase, não se desespere. Tem um caminho subterrâneo que, se bobear, você vai achar até mais fácil:

Fase 4 - 25-0

26. Se você está pensando que daqui não da mais para sair, está muito enganado. Agachado, atravesse a parede a direita…

Fase 4 - 25

27. … até chegar a este local. Tome impulso na barra para transformar-se e saia em disparada pelo corredor vertical acima:

Fase 4 - 26

28. No final corredor, mais bauzinhos:

Fase 4 - 27

29. Caindo no buraco entre as toras (à esquerda), você encontrará um chão invisível que lhe dará acesso aos bauzinhos do próximo passo. Pegue o tufão, que está em um dos baús, e use-o para sair:

Fase 4 - 29

30. Este é outro lugar onde existe um chão invisível. Dá cair em cima ou ir direto com o tufão pego anteriormente. Siga em direção à direita…

Fase 4 - 30

31. E você encontrará uma gruta com mais bauzinhos:

Fase 4 - 31

32. Se você conseguiu chegar até aqui, vai enfrentar de novo quase todos os chefes das fases anteriores (o famoso boss rush). O primeiro é o Kabuto. Use contra ele a mesma estratégia do primeiro combate:

Encarando o Kabuto de novo na fase 4.

33. Logo após derrotar o Kaputo, digo Kabuto novamente, você irá para essa sala com umas armadilhas com cara de mongol. O negócio é ir de mansinho até ativar a armadilha, mas sair fora antes que elas caiam em cima de Alex e o façam perder um coração. Tem que ir na manha:

Fase 4 - cara de mongol

34. Depois, virá a lagosta. Se estiver com a espada, espere Robster saltar e acerte-o por baixo:

Robster na fase 4

35. A próxima sala é uma das mais chatas de vencer. Praticamente não perdoa erros, mas tem uma manha para adiantar as coisas. A plataforma vermelha, a qual aparece e desaparece em determinados lugares em uma sequência fixa, no segundo ponto em que surge, te dá a oportunidade de agarrar na sua pontinha, subir nela por um instante e pular para próxima, evitando rapidamente um dos diamantes que, caso encostem em Alex, lhe fazem perder um coração:

36. Claro, você não precisa de fazer isso para vencer essa sala, mas se você foi bom o suficiente para o procedimento acima, dá para cortar mais caminho ainda: quando a plataforma aparecer pela terceira vez, suba nela e use o salto que agarra na parede na plataforma azul que sustenta a porta de saída:

38. Passando por estes dois primeiros inimigos e essas fases estranhas como as dos degraus que aparecem e desaparecem aos poucos, chega a hora do duelo com Hanzo. Estude seu padrão de movimentos para escapar dos ataques. Já quando o vilão estiver sem o escudo, você poderá cutucá-lo com a espada (se conseguir chegar lá com os dardos ajuda):

Enfrentando a primeira forma de Hanzo, o Ninja Sombrio.

40. Hanzo perde a primeira batalha, mas não perde a guerra. Ele se transformará em tufão e soltará uns bumerangues. Quando os projéteis saem por cima, abaixe-se. Quando saem por baixo, pule sobre eles. Aproveite as brechas para usar a espada:

Hanzo furacão

41. Hanzo tentará vencê-lo pela última vez soltando vários sósias para confundi-lo. Destrua primeiro as cópias. Quando todas morrerem, parta pra cima do vilão: ele já terá esgotado todos os seus truques e sucumbirá à sua superioridade. Na verdade, se tu for rápido, dá pra sair lambendo o vilão com a espada sem dar tempo para um sósia sequer aparecer:

Sósias do Hanzo

42. Por fim, se vencer esta última e difícil batalha contra Hanzo, Alex resgatará sua amada e a história terá um final feliz:

Vidas e saúde

Alex começa o jogo com três triângulos na sua barra de saúde, podendo pegar mais 3 ao recolher corações pelas fases. Uma vez que você tenha 6 triângulos de saúde, vai começar a aparecer bonequinhos do Alex ao invés do coração. Cada um destes bonecos garantem uma vidinha extra ao jogador.

O Alex Kidd in Shinobi World é bastante generoso em termos de vidas e continues. Não apenas é relativamente fácil ficar cheio de vidinhas no game, como ele garante continues infinitos, os quais podem ser acessados na tela de Game Over, selecionando-se CONTINUE e pressionando o botão 1 ou 2. Ao usar um continue, você retorna ao início do level.

Infelizmente não me lembro se esse jogo dá vida extra baseando-se na pontuação. Procurei no manual e não achei nada. Acho que não rola não.

Dicas gerais

As dicas abaixo foram tiradas do manual brasileiro do Alex Kidd in Shinobi World e adaptadas, porque algumas traduções estavam meio sem sentido:

  • Timing é a chave do sucesso.
  • Procure rotas secretas para chegar aos baús em lugares de difícil acesso.
  • Aprenda os padrões de movimentação de seus inimigos.
  • Use sua arma para abrir caminho através de blocos brilhantes. Agache para quebrar os blocos sob seus pés.
  • A fim de matar os chefes e outros inimigos, descubra seus pontos fracos e ataque-os várias vezes.
  • Você não será capaz de abrir as arcas de tesouro atirando dados a distância. Fique bem próximo de uma arca para poder abri-la.
  • Dá para abrir baús (ou blocos brilhantes) de cima pra baixo, agachando sobre eles e pressionando o botão de ataque.

Pontuação

Você ganhará 100 pontos para cada inimigo comum que matar e 1000 para cada chefão. Os pontos aparecerão no inicio da rodada seguinte.

Prêmio da Superação (CLEAR BONUS)

Se você superar uma rodada, ganhará 2000 por cada vida remanescente.

Prêmio da Perfeição (PERFECT BONUS)

Se você superar uma rodada com 6 vidas remanescentes, ganhará 10.000 pontos.

Prêmio Secreto (SECRET BONUS)

Se você superar uma rodada sem sofrer qualquer dano, ganhará 10.000 pontos.

Observação: você não ganhará pontos extras por ultrapassar a quarta fase sem danos, até porque é a última e os pontos só são garantidos no início da próxima.

Detonado em vídeo

Abaixo, tem o playthrough comentado Alex Kidd in Shinobi World que mostra todas as passagens secretas do jogo. Trata-se do 5º episódio da nossa série de vídeos antigos Velharia, e algumas das screenshots acima foram tiradas do vídeo:

Como sempre, se tiver mais alguma coisa pra ajudar mais ainda a detonar o Alex Kidd in Shinobi World, dou uma complementada aqui.

Espero que ajude!

Mais dicas e Alex Kidd

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!