Dicas e trapaças do Double Dragon de Master System

Dicas, trapaças, lista de golpes, longplay e macetes do Double Dragon de Master System, o port do clássico da Technos com suporte ao FM Sound Unit e modo para dois jogadores cooperativo e simultâneo.

23 de novembro de 2021

Neste post, encontram-se dicas e trapaças do Double Dragon de Master System, o port do clássico beat ’em up da Technos que foi licenciado pela Sega para ser desenvolvido pela Arc System Works e ser lançado a este console 8-bit em 1988.

As manhas consistem em continues infinitos mesmo depois da quarta fase, lista de golpes, longplay e dicas e táticas gerais ou para algum determinado ponto das partidas. O artigo foi feito como base em uma matéria sobre o Double Dragon do Master publicada na revista Supergame #3 (1991), mas tem uns macetes que eu lembrava e de outras fontes também.

Em relação a alguns outros ports do Double Dragon, esta versão apresentou algumas melhorias, como suporte ao FM Sound Unit (melhor qualidade de trilha sonora etc.) e modo para dois jogadores cooperativo e simultâneo, algo que era visto na versão original de arcade do game, mas ainda não nas plataformas caseiras (pelo menos nas mais populares, até onde sei).

Outra coisa que esta versão traz são continues infinitos por padrão, o que torna muitas dessas manhas inúteis até certo ponto, se o que você quer mesmo é só zerar, sem preocupar com desempenho etc. Entretanto, esta mamata só funciona sem manha antes da 4ª fase. Também, pode ser que você queira umas dicas não apenas para terminar o Double Dragon, mas para terminá-lo bem, com pontuação alta etc. Além disso, reunir macetes desses games aqui é sempre bem nostálgico pra mim e então já vale a pena.

Portanto, vamos às dicas:

Continues infinitos na 4ª Missão

Para conseguir continues infinitos mesmo depois da terceira fase e zerar o game na manha, basta dar o “rabo de arraia” (lembre-se que tem o “de arraia” depois do “rabo”) 10 vezes na quarta fase (ou missão). Rabo de arraia é aquele golpe que o jogador salta verticalmente e dá um chute pra trás, cujo o comando é pressionar o Botão 1 + Botão 2 do controle do Master ao mesmo tempo.

Se for uma partida single player, vai aparecer na tela de novo o “PUSH START” pro outro player. Se tiver jogando de dois, a manha vai ser ativada, mas só vai ficar evidente depois que um jogador morrer. Vai ficar mais ou menos assim:

Algumas fontes citam que precisa-se de 20, 30 ou até 50 repetições deste golpe, mas pra mim sempre precisou apenas de 10 vezes, o que inclusive é demonstrado no vídeo. Pode ser que alguma outra versão do game necessite mais, mas tanto no meu cartucho quanto no emulador, sempre precisei de apenas 10 rabos de arraia pra ativar os continues nessa missão.

Acho que esta manha pode ser feita qualquer ponto do estágio, porém é mais garantido fazer logo de cara, quando não tem inimigos nem nada pra encher o saco.

Lista de golpes

Note que os comandos abaixo consideram os controles originais do Master System, não as teclas do seu teclado ou joystick aleatório aí. Configure os inputs direito se estiver jogando num emulador.

  • Chute (golpe de curta distância com poder fraco): basta pressionar o Botão 1.
  • Soco (curta distância e poder fraco): Botão 1.
  • Rabo de Arraia (curta distância e poder médio): Botões 1 e 2 simultaneamente.
  • Voadora (média distância e poder médio): pressione o Direcional pra Esquerda ou Direita e os Botões 1 e 2 simultaneamente.
  • Cabeçada (curta distância e poder fraco): pressione duas vezes Direita ou Esquerda.
  • Tora Tolio (curta distância e poder fraco): ao ficar chutando continuamente um inimigo (com o Botão 1), uma hora você vai desferir um chute mais poderoso, também conhecido como Roundhouse Kick.
  • Cotovelada (curta distância e poder médio): este golpe é usado para atacar vagabundos que estejam atrás do jogador. Para executá-lo, basta segurar o Direcional pra Trás e o Botão 2 simultaneamente.
  • Gancho (curta distância e poder fraco): ao ficar socando continuamente um inimigo (com o Botão 1), uma hora você vai desferir um murro mais poderoso.
  • Joelhada na Cara (curta distância e poder médio): algumas vezes, dá pra prender um inimigo derrubado numa chave derrubado ao ficar em cima dele. Toda vez que você apertar o Botão 1 com o inimigo preso, vai meter uma joelhada na cara do otário.
  • Arremesso (curta distância e poder médio): algumas vezes, dá pra prender um inimigo derrubado numa chave derrubado ao ficar em cima dele. Toda vez que você apertar o Botão 2 com o inimigo preso, vai tacar ele por cima do seu ombro e jogá-lo no chão.

Controle de multidão

Se liga: só aparecem mais adversários quando você atravessas certas referências, como uma árvore ou uma porta. Limite seus espaços para entrar em combate com menos inimigos. Essa é uma manha muito comum em beat ’em ups.

Outra forma de fazer isso é subir na tela para se esconder atrás das paredes ou diferenças de nível. Assim, os bandidos ficarão te esperando enquanto você trucida os outros. Claro que isto vai depender do layout do ponto da fase onde se encontra(m) o(s) jogador(es).

Abaixo, vemos um exemplo de “parede” onde dá pra travar o inimigo embaixo:

Na primeira missão

A melhor dica aqui é manter os inimigos sempre à direita, evitando ficar no meio deles pra não deixar as coisas ficarem complicadas desnecessariamente. O golpe mais eficaz é a voadora, que dá pra sair distribuindo sem medo.

Perto do elevador

Se você estiver em combate na tela que tem porta de elevador, não atravesse da esquerda para direita de uma vez. Ao passar pela porta indiscriminadamente, mais um inimigo aparece bem na hora que você vai encarar outros. Passe na manha pra evitar de encher muito a tela de vagabundo.

Armas

Pegue sempre as armas que estão no chão. Não tem nenhuma que vai te deixar em desvantagem, embora as de arremesso sendo geralmente as melhores. O chicote também é muito bom, pois mantém o inimigo à distância. O taco de baseball é um pouco demorado, o que pode te deixar em apuros se não tiver calculado bem os seus golpes, mas mesmo assim compensa.

Deixe o gárgula te ajudar

Na quarta fase, tem uma espécie de gárgula com aparência demoníaca (ou de um minotauro) que fica atacando com lanças em cima de umas portas. Fique entre as duas portas, tentando fazer com que os inimigos sejam atacados pelas lanças:

Da segunda vez, faça o vagabundo passar por você e corra até o lado ao extremo direito da tela. Se fizer certo, o seu inimigo vai ser atacado pelas lanças.

Aquela armadilha das pedras que saem das paredes nesta missão também atingem os inimigos.

Preservando armas

Quando aparecer alguma pedra, caixote da Sega ou latão que dá pra você pegar e arremessar contra os inimigos, preste atenção se a tela te acompanha. Se sim, fique tranquilo, pois isto significa um largo espectro de movimentos e poderá recuperar sua arma facilmente. Caso contrário, opte por arremessar objetos do meio da tela pra eles não sumirem e você ficar literalmente na mão.

Tacando os inimigos

Uma forma de economizar tempo e despachar os vagabundos de uma vez é tacar eles nos buracos ou na água. Na terceira fase, por exemplo, tem uma ponte onde você pode empurrá-los na água. Tome cuidado: o melhor golpe pra isso é a voadora, mas isso pode te fazer cair junto e perder uma vida inteira.

Na screenshot abaixo, acabo de chutar um Williams em direção à água, pra ele deixar de ser besta:

Cuidado

  • Em certos pontos de uma partida, começam a aparecer inimigos de outras cores. Os verdes e principalmente os pretos já levantam socando. Não fique marcando bobeira na área de alcance deles depois de derrubá-los.
  • No início da terceira fase, uma faca será arremessada contra você.
  • Quase no fim da quarta fase, vários vagabundos irão atrás de você, ficando quase sempre 3 na tela. Use a manha da parede para segurar uns enquanto porra outros. Tente também despachá-los antes de fazer o chefão, Jeff, aparecer.

Escalar paredes

Dá para escalar algumas paredes usando a voadora, como fazem os inimigos no final da terceira missão.

Mary Ann = Linda

Algumas vezes, depois da batalha final, quando a Mary Ann (a namorada) está andando em direção ao vencedor, o sprite dela vai transformar-se no da Linda (a vilã) e depois voltar ao normal. Mas isso é só um glitch mesmo. Não altera nada no jogo.

Matar inimigos instantaneamente

Se você conseguir jogar um inimigo pra fora do canto esquerdo da tela em que se inicia uma fase, ele irá morrer na hora.

Pontuação

Se ganha pontos toda vez em que se acerta um inimigo:

  • Soco – 50 pontos
  • Chute / Voadora / Cotovelada – 100 pontos
  • Joelhada / Arremeso – 180 pontos
  • Rabo de Arraia / Cabeçada – 200 pontos
  • Roundhouse Kick / Gancho – 300 pontos
  • Faca – 500 pontos
  • Dinamite – 800 pontos
  • Outras armas – 200 pontos

Cada missão (ou fase) vencida também garante bônus:

  • Missão 1 – 3000 pontos
  • Missão 2 – 5000 pontos
  • Missão 3 – 8000 pontos
  • Missão 4 – 12000 pontos

Longplay

O vídeo abaixo, o sétimo episódio da nossa série de vídeos a respeito de jogos antigos, Velharia, é um longplay/playthrough comentado do Double Dragon do Master System. Não é exatamente um detonado, mas mostra o jogo sendo completamente zerado, dá algumas dicas e também vale pela nostalgia:

Como sempre, se eu lembrar/ficar sabendo de mais algo, volto e adiciono ao artigo. Você pode ajudar, compartilhando mais dicas, correções e dúvidas aí nos comentários.

Valeu!

Mais Master System

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!