Macetes e segredos do Super Street Fighter II Turbo do fliperama

Macetes e segredos do Super Street Fighter II Turbo do fliperama, como o procedimento pra liberar o Akuma, jogar com versões antigas dos personagens e ativar cores alternativas dos mesmos.

22 de fevereiro de 2021

Neste post, encontram-se macetes e segredos do Super Street Fighter II Turbo do fliperama, como o procedimento pra liberar o Akuma, jogar com versões antigas dos personagens e ativar cores alternativas dos mesmos.

Para quem não conhece, o Super Street Fighter II Turbo é um jogo de luta desenvolvido pela Capcom e lançado originalmente aos fliperamas japoneses em 23 de fevereiro de 1994. Esta versão turbo do Super Street Fighter II: The New Challengers traz novas mecânicas e novidades, sendo a mais evidente o sistema de golpes especiais que podem ser ativados quando a barra de super atinge o máximo.

Note que as manhas são para a versão original de arcade do Super Street Fighter II Turbo. Pode ser que algumas dessas dicas funcionem em alguns ports do game também, mas não testei e não posso garantir.

Ah! Nos já temos um artigo prontinho que ensina como executar todos os golpes do Super Street Fighter II Turbo, se é isso que você está procurando.

Enfim, vamos às dicas:

Jogar como Akuma

Para jogar com o Akuma, o procedimento parece complicado, mas não tem erro. Na página de seleção de lutadores:

  1. deixe o seletor em cima do Ryu e espere 3 segundos;
  2. deixe o seletor em cima do T. Hawk e espere 3 segundos;
  3. deixe o seletor em cima do Guile e espere 3 segundos;
  4. deixe o seletor em cima do Cammy e espere 3 segundos;
  5. deixe o seletor em cima do Ryu de novo e espere 3 segundos. Ao fim da sua contagem, pressione os três botões de soco + Start ao mesmo tempo.

Se fizer certo, você vai controlar o Akuma. Ele é forte, embora não tenha os super especiais.

Lutar contra Akuma

O Akuma (Gouki) é o chefão secreto do Super Street Fighter II Turbo. Para enfrentá-lo, você deve jogar no modo de um jogador com qualquer personagem e vencer todos os oponentes sem usar continue, em menos de 1.500 segundos do tempo total de jogo, tendo uma pontuação de mais de 1.200.000 ou segurando um botão de ataque por 2 segundos durante a tela de vitória com as frases dos lutadores após vencer 12 partidas consecutivas. Se alguma dessas condições forem atendidas, Akuma nocauteia M. Bison no início da partida final e chama o jogador pro quebra.

Ele é bem difícil. E esse jogo já é bem difícil.

Jogar com versões antigas dos lutadores

Uma coisa interessante é jogar com versões antigas dos personagens, os do Super Street Fighter II: The New Challengers. Aliás, lembro que quando descobri essa manha numa revista, pensei que eram os do Street Fighter II’: Champion Edition e fiquei muito empolgado pra testar, mas nunca dou sorte com essas coisas…

Mas tudo bem. Os lutadores no estilo do The New Challengers não podem usar o Super e não conseguem reduzir dano por arremesso, mas tem mudanças em suas mecânicas de luta e nos seus golpes normais que podem ser atraentes para você.

Para ativar as versões antigas, selecione o personagem com Soco Fraco* insira o código correspondente ao personagem da lista abaixo enquanto o aviãozinho está voando para o local da luta e, depois, pressione Soco Fraco* novamente.

Seque a lista:

  • Ryu: →, →, →, ←
  • Honda: ↑, ↑, ↑, ↓
  • Blanka: ←, →, →, →
  • Guile: ↑, ↓, ↓, ↓
  • T. Hawk: →, →, ←, ←
  • Fei Long: ←, ←, →, →
  • Ken: ←, ←, ←, →
  • Chun-Li: ↓, ↓, ↓, ↑
  • Zangief: ←, →, →, →
  • Dhalsim: ↓, ↑, ↑, ↑
  • Cammy: ↑, ↑, ↓, ↓
  • Dee Jay: ↓, ↓, ↑, ↑
  • Vega: ←, →, →, ←
  • Balrog: →, ←, ←, →
  • Sagat: ↑, ↓, ↓, ↑
  • Bison: ↓, ↑, ↑, ↓

* Algumas fontes afirmam que tem que ser o botão de Soco Fraco, mas aqui dá com qualquer botão de soco. Pode ser coisa da versão que usei aqui.

Se você tiver feito tudo corretamente, ouvirá um efeito sonoro e as cores dos trajes do seu personagem no retrato deverão mudar. Só não se esqueça que tem que apertar Soco Fraco de novo depois do código acima.

Divirta-se!

Cores alternativas dos New Challengers

Além de jogar com as versões antigas dos personagens com o procedimento ensinado acima, dá também para ativar as cores alternativas deles. Para isso, basta terminar o código com o direcional (o da lista) com Soco Fraco + Chute Fraco, em vez de apenas Soco Fraco.

Veja bem, no caso do Ken é quase imperceptível, mas a cor alternativa dele é meio rosinha (uiuiui):

Cores alternativas

Dá também para selecionar uma cor alternativa para o lutador selecionado. Selecione o seu personagem com qualquer botão de soco ou chute e segure. Sem soltar o botão, aperte para a Direita no direcional e segure até a cor dele mudar no retrato. Pronto.

Arremessar personagens de longe com o Zangief

Para este esquema, faça a manha do Zangief antigo. Daí, é possível lançar oponentes independentemente de quão longe estejam. Você precisa executar o Flying Power Bomb (360 direcional + Soco Forte) como um ataque reverso, quando estiver se recuperando de um bloqueio. Isso funciona melhor contra projéteis, mas pode ser feito como um reversal contra qualquer ataque, desde que o oponente esteja no chão.

Lembre-se que este glitch só funfa com a versão Zangief do The New Challengers, não o do Super Turbo.

Jogar com a versão turbo, mas com a cor antiga

Dá também para jogar com a versão turbo do seu lutador escolhido, mas ele usando as cores antigas.

O procedimento é o seguinte: primeiro, faça o esquema para jogar com a versão antiga do seu personagem. Depois morra intencionalmente para o CPU. Na tela de Continue, faça o jogador dois entrar na partida e espere até a tela de seleção de personagens aparecer e pressione Start. Não aperte mais nada até o tempo acabar.

Se fizer certo, o jogo vai selecionar o seu personagem automaticamente, e ele será em sua versão do Super Turbo, mas com as cores antigas, como o Ken abaixo. Repare que ele tá fazendo o Super e na barra de super ali no canto esquerdo inferior da tela, mas está usando o seu uniforme vermelho clássico:


Por enquanto é só isso mesmo. Como o de costume, assim que eu ficar sabendo de mais alguma dica ou macete, complemento aqui. E você pode ajudar, deixando sua contribuição nos comentários.

Mais Street Fighter

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!