Como rodar o Street Fighter Alpha 2 do GOG em janela no Windows 10

Como rodar o Street Fighter Alpha 2 do GOG em janela no Windows 10 com um procedimento simples que pode amenizar eventuais problemas de compatibilidade desta versão do jogo neste sistema operacional.

8 de junho de 2020

Neste post, ensino como rodar o Street Fighter Alpha 2 do GOG em janela no Windows 10 com um procedimento simples que pode amenizar eventuais problemas de compatibilidade desta versão do jogo neste sistema operacional.

No vídeo onde faço uma análise preliminar do SFA2 do GOG, resolvi demonstrar o esquema (na minutagem 1:17), como você poderá ver logo abaixo. Depois, tem o procedimento em texto também:

Pode ser que isto funcione também com a versão original de Windows do SFA2, mas não tenho como testar.

Enfim, tive problemas ao rodar o Street Fighter Alpha 2 do GOG no meu Windows 10. Ele só ficava com a tela preta e eu não conseguia mexer em nada e tinha que reiniciar o computador.

Para resolver, tentei usar máquina virtual com o XP, mas achei que ficou muito lento (talvez seja configuração da máquina/VirtualBox). Depois, testei com o modo de compatibilidade com Windows 8, o que ficou aparentemente melhor, mas ainda não satisfatoriamente e sem risco de bugs.

O melhor jeito foi usar o DxWnd, um software open source e grátis que permite carregar jogos e programas em janela. Desta forma, dá simplesmente para clicar na janela do DxWnd, caso o SFA2 dê pau. No vídeo, o processo está mais detalhado, mas ele é mais ou menos assim:

  1. Primeiro você compra, baixa e instala o SFA2 do GOG, evidentemente.
  2. Ao instalar, pode ser que peça para ativar ou instalar o DirectPlay. Pode mandar fazer isso, mas NÃO execute o jogo após a instalação, pode dar uma tela preta de onde só consegui sair reiniciando a máquina.
  3. Baixe o DxWnd e descompacte em algum diretório de sua preferência (não precisa de instalação) e clique duas vezes sobre o seu executável (dxwnd.exe). Vai abrir uma janelinha.
  4. Arraste e solte o executável do Street Fighter Alpha 2 (ALPHA2.EXE) na janelinha do DxWnd.
  5. Vai abrir uma aba com título “New”. Marque as opções “Run in Window” e “Terminate on window close” e clique em “OK”.
  6. O ícone do SFA2, algo que parece ser a Sakura, vai ficar disponível na janelinha do DxWnd. Clique sobre o ícone com o botão direito do mouse e depois com o botão esquerdo em “Run”.
  7. Pronto, já deve rodar de buenas.
  8. Use as teclas F9 para sair do jogo, a vírgula [,] para confirmar as opções no menu, o ponto [.] para retornar às telas passadas, e o keypad (8 e 2 para subir e descer) para navegar pelo menu. Convém configurar os controles no Options e outras configurações do game. É possível salvar as opções no menu também.

É isso aí. Espero que ajude! Qualquer coisa, deixe sua dúvida, complementação ou sugestão nos comentários que volto e complemento aqui.

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!