Monster Infighting no Doom

Um pouco sobre Monster Infighting, uma funcionalidade que é uma das marcas registradas do clássico Doom e que foi passada para suas sequências em menor ou maior grau.


25 de setembro de 2017

Aprenda mais um pouco sobre Monster Infighting, uma funcionalidade que é uma das marcas registradas do clássico Doom e que foi passada para suas sequências em menor ou maior grau.

O Monster Infighting foi abordado no vídeo”Algumas táticas e técnicas usadas no Doom clássico“, o episódio de número 12 da Gaming DooM, a nossa série de vídeos narrados sobre o jogo de FPS da id Software, mas muito superficialmente, podendo induzir o jogador ao erro. Tendo isto em vista, o Facínora tratou de explorar mais minuciosamente este aspecto do clássico FPS no Gaming DooM 13 (que segue abaixo) complementando e retificando o anterior.

O Facínora mostrou, narrando e com cenas de gameplay, como o monster infighting acontece no Doom clássico (Doom, The Ultimate Doom, Doom II e Final Doom). Ele também citou que isto ocorre quase do mesmo jeito no Heretic, Hexen, Quake e no Quake 2, e que no Doom 3 e no Doom 2016, o monster infighting, quando ocorre, é bem diferente.

O infighting pode ser uma essencial parte da estratégia do jogador nos diferentes modos de jogar o Doom, desde single player até speedruns, seja para economizar tempo, munição ou até algo imprescindível para terminar algum mapa (como o NUTS.WAD).

Abaixo, seguem algumas peculiaridades que foram abordadas mais detalhadamente neste episódio:

  • Monstros são imunes a ataques de projéteis da mesma raça, mas não a ataques melee ou de hitscan;
  • Se um monstro for atingindo pela explosão de algum barril devido a um ataque de outro inimigo, este vai sofrer retaliação do primeiro;
  • Os monstros inimigos vão ignorar o jogador enquanto lutam entre si;
  • Monstros com ataque melee não atacam outros inimigos por engano, mas vão retaliar caso sejam atacados;
  • Como o projétil do Pain Elemental é a Lost Soul, se ele atirar num monstro por engano, o monstro vai atacar a Lost Soul ao invés do Pain Elemental;
  • Os inimigos do jogador não costumam retaliar o Arch-Vile se este monstro atacá-los por engano. Isto foi determinado no próprio código do game;
  • Monstros summonados como aliados não são imunes aos projéteis de monstros inimigos da mesma raça.

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