CatacombGL

CatacombGL é um source port avançado dos jogos 3D da série Catacomb que utiliza o OpenGL para melhorar a apresentação visual destes FPS no Windows. É livre e funciona com games completos e shareware.

20 de julho de 2021

CatacombGL é um conversão avançada do código do Catacomb 3DCatacomb 3-D: The Descent (1991), The Catacomb Abyss (1992), Catacomb Armageddon (1992) e The Catacomb Apocalypse (1993) – para Windows, com gráficos OpenGL.

Para quem não conhece, esses são antigos jogos de tiro em primeira pessoa originalmente desenvolvidos para o MS-DOS. O objetivo principal desse source port CatacombGL é utilizar o OpenGL para melhorar a apresentação visual dos jogos 3D do Catacomb, enquanto desfruta de outros avanços que não eram possíveis com os engines originais da série.

O CatacombGL não é standalone, precisando de pelo menos um FPS da série para funcionar. Dá também para usar shareware, o que significa que você pode jogar esses deliciosos games de fantasia medieval das antigas no seu Windows mesmo sem tirar o escorpião do bolso.

Funcionalidades em destaque

  • Roda nativamente no Windows 7,8 e 10.
  • Renderização 3D acelerada por hardware via OpenGL, com suporte a resoluções widescreen, campo de visão personalizável e taxa de quadros ilimitada.
  • Precisão de ponto flutuante (floating point precision) para movimentos do jogador, projétil e monstros.
  • Controles configuráveis de mouse e teclado.
  • Suporta todos os quatro jogos Catacombs 3D incluídos no Catacombs Pack do GOG (os FPS).
  • Suporta The Catacomb Abyss versão 1.13 (shareware).
  • Para ajudar na navegação por corredores estreitos, CatacombGL permite ao jogador deslizar ao longo das paredes nos games.

Na versão mais atual no momento desta publicação (0.5.2), o CatacombGL não conta com suporte para controles (joystick) e nem ccompatibilidade retroativa com jogos salvos do jogo original de DOS. Entretanto, pelo fato deles citarem estas faltas, é capaz de tentarem implementar nas versões vindouras. Fique atento para novidades!

Instalação

Como a maioria dos source ports de jogos antigos, o CatacombGL não é standalone, requer que os dados originais do jogo (níveis, imagens, sons etc.) estejam presentes no sistema. Os dados do Catacomb Abyss podem ser obtidos de forma legítima e gratuita baixando a versão 1.13 do shareware. Alternativamente, pode-se obter o Catacombs Pack.

As diferenças entre as versões shareware e comerciais são puramente cosméticas e no fato da versão registrada ter mais fases, mas o Catacombs Pack é necessário para executar Catacomb 3-D, The Catacomb Armageddon ou The Catacomb Apocalypse.

O CatacombGL.exe pode ser executado a partir de qualquer local. Ao iniciar, é exibida uma tela de seleção com uma visão geral de todos os jogos compatíveis. Caso o Catacombs Pack tenha sido instalado através do seu instalador, os dados do jogo serão detectados automaticamente. Caso contrário, é possível navegar manualmente até a pasta que contém o Catacombs Pack ou a versão shareware.

Ou seja, é bem simples.

Desenvolvimento

O CatacombGL foi desenvolvido basicamente com as ferramentas Microsoft Visual Studio 2019, Wolf3D Data Compiler e Dr. Memory, Memory Debugger for Windows.

Controles

Os controles do teclado e do mouse para mover, atirar e tal podem ser personalizados por meio do menu do jogo. Entretanto, as teclas a seguir são reservadas e não podem ser reconfiguradas:

  • ESC: Abre ou fecha o menu
  • Teclas de Funções: Vários atalhos, como F3 para salvar e F4 para restaurar a partida
  • Teclas Numéricas: Lê pergaminhos
  • Backspace: Ativa os códigos de trapaça no Armageddon e Apocalypse.
  • ~: Mostra o log

Notas adicionais

  • O Catacomb 3-D original permitia ao jogador reconfigurar o movimento e as teclas de ação, mas o CatacombGL ignora isso, tendo sua própria configuração de teclado/mouse, que é compartilhada pelos quatro games.
  • As pontuações altas obtidas nos Catacomb 3Ds não são armazenadas na pasta GOG, para evitar problemas de acesso ao arquivo. Em vez disso, CatacombGL armazena os highscores em %appdata%\CatacombGL\CONFIG.C3D.
  • O automapa pode ser aberto com uma tecla configurável, sendo a padrão o [O]. O automap pode ser visualizado em quatro estilos diferentes configuráveis através do menu Video. O estilo “original” é baseado no automapa de depuração do Catacomb 3-D. Pressionar a [Ctrl] no automap de estilo original irá percorrê-lo por vários modos de visualização diferentes, assim como no FPS original. Apenas os locais visitados pelo jogador são mostrados no automapa, que também pode ser aberto através de um código de trapaça, que é [F10] + [O] em Catacomb 3-D e Abyss, ou [Backspace] + [O] em Armageddon e Apocalypse. Quando este código de trapaça é usado, todos os locais são mostrados imediatamente.

Catacombs Pack

Catacombs Pack é uma compilação com os seis games da série Catacomb: Catacomb, Catacomb II, Catacomb 3D: Descent, Catacomb Abyss 3D, Catacomb Armageddon e Catacomb Apocalypse. É baratinho, DRM-Free (não precisa de instalar cliente nem de conexão à Internet, pra jogar) e, como dito acima, perfeitamente compatível com o CatacombGL.

Mais Catacomb

site ou autor do arquivo ArnoAnsems tamanho do arquivo 1,33 MB licencaOpen Source sistemas operacionais compativeisWindows download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!