Kega Fusion

Kega Fusion é um emulador de Mega Drive, Master System, Game Gear, Pico-8, 32X e várias outras plataformas com foco na precisão de emulação.

21 de setembro de 2022

Kega Fusion, ou apenas Fusion, é um emulador de videogame principalmente dos sistemas da Sega. Esse software é o resultado de um projeto desenvolvido por Steve Snake que iniciou-se com o lançamento do KGen, em 1997.

Com foco em precisão, o Fusion já foi considerado um dos melhores emuladores de Mega Drive, e ainda é largamente utilizado até hoje. Além do querido 16-bit da Sega, ele também oferece suporte para Master System, Game Gear, SG-1000, SC-3000, SF-7000, SVP, Pico-8, Sega CD/Mega-CD e 32X.

Outra característica marcante do emulador são o suporte ao SVP (Sega Virtua Processor), necessário para o jogo Virtua Racing, e o fato de ter builds não apenas para Windows, como também para Linux e Mac.

Vídeo

A segunda parte do vídeo acima (já tá no ponto) foi gravada de uma partida do Psycho Fox, de Master System, sendo jogada com o Fusion.

Já no vídeo anterior, temos o Master Linkuei usando o Kega Fusion para mostrar uma breve atualização do seu Mortal Kombat Arcade Edition, de Mega Drive.

Características

  • Ao contrário de emuladores com o Gens, que priorizam a velocidade e funcionalidades como como netplay e gravação de filmes, o Fusion coloca extrema importância na precisão.
  • Este foco pode ser demonstrado nos códigos da Yamaha YM2612, que foi reescrito por Steve Snake, por ser o mais perfeito, visto existem vários jogos em que o som apresenta problemas em outros emuladores, como o tema de entrada do Sonic 3D Blast e Sonic & Knuckles.
  • Isso não significa, porém, que este seja um emulador lento. O Fusion pode rodar ROMs de Mega Drive a 60 frames por segundo, embora com o uso de filtros (2xSaI) ou ROMs de 32X, o poder de processamento para conseguir os 60 frames precisa ser maior, o que pode ser notado na emulação de ROMs de Sega 32X com a velocidade máxima, precisando de um computador 850 MHz ou mais potente.
  • Como a engenharia reversa das rotinas de BIOS do Sega 32X foi mais meticulosa que a do Sega CD, a partir da sua versão 3.3 o Fusion não necessita mais das imagens de BIOS do 32X (mas ainda é possível usar um BIOS externo).
  • O Kega Fusion pode emular muitos (se não todos) os jogos dos consoles da Sega anteriores ao Saturn, embora o desenvolvedor pareça indicar que a emulação deste videogame será possível no futuro.
  • O Fusion suporta gravação de arquivos de áudio ou do sucessor do formato GYM, VGM, muito melhor que GYM em termos de como é criado, comprimido e gravado usando o sintetizador YM2612.
  • O emulador (em sua versão 3.5 ou superior) suporta multiplayer via Internet ou LAN.
  • Desde a versão 3.6 (10 de dezembro de 2008), o Kega Fusion passou a suportar a supracitada emulação de SVP, utilizada no Virtua Racing para aumentar a capacidade do Mega Drive para processar gráficos 3D.

Curiosidades

  • Como dito anteriormente, este programa oferece suporte para várias plataformas e é compatível com as mais populares de PC.
  • O Fusion foi baseado inicialmente no emulador Kega e é o sucessor de Kega Lazarus.
  • O emulador rodou por muito tempo apenas em Windows, mas a partir da versão 3.52 foi portado para Mac OS e a partir da versão 3.62 foi portado para o Linux.
  • Antigamente, Kega Fusion usava o número de versão 0.1 com letras e sufixos betas, onde a última revisão foi 0.1e beta. A versão mudou-se desta para 3.0 beta, mas não significava que uma grande mudança havia sido feita. O Snake falou que versões com números pequenos fazem as pessoas não usarem o programa, como se ele ainda estivesse incompleto e instável, o que não era o caso do Fusion. A lógica usada é que Kega Fusion é atualmente a terceira grande revisão da hierarquia Kega, na ordem: Kega, Kega Lazarus e Kega Fusion. A numeração beta também foi tirada depois da versão 3.2 pra evitar que as pessoas achassem que era um programa incompleto.
  • Desde que o Fusion seguiu seu rumo separadamente do Gens, as equipes de desenvolvimento ficaram mais cooperativas do que competitivas. A diferença os dois são a forma de abordar os problemas, no qual Fusion tem uma abordagem mais pesada, enquanto o Gens é mais usado por fãs da emulação por sua simplicidade e principalmente por ser um projeto open source com ports disponíveis para ainda mais plataformas, desde o BEOS até o Linux.
  • O Kgen, primeira versão do Fusion, foi desenvolvido por Snake numa época em que só existia o Genem, que era bem fraco em vários aspectos. Meio que junto surgiu o Genecyst (este usei bastante), da Bloodlust Software. Diz-se que havia uma rivalidade amigável entre os usuários destes dois programas.
  • KGEN-X é uma versão reescrita do KGen que nunca foi lançada ao público.
  • Em 1998, uma nova versão totalmente reescrita do KGen, KGen98, foi disponibilizada, trazendo mais melhorias. Segundo consta, a Sega incentivou Steve Snake criar um emulador compatível com o Windows que poderia ser vendido com alguns jogos clássicos do Mega Drive em um “Sega Smash Pack”.
  • Lançado em 2002, o Kega chegou como um emulador totalmente novo baseado em Windows/DirectX que incluiu emulação de Master e Mega-CD.
  • O Kega Lazarus (2003) foi criado depois que deu um defeito no HD do Snake que o fez perder todo o código do Kega desde a 0.02b (a 0.04b foi a versão final). O seu nome vem do fato do emulador ter sido “levantado dos mortos”. Foi nesta edição que o emulador trouxe suporte a 32x.
  • A edição contemporânea do emulador chegou em 2003, com o Kega Fusion, cujo nome veio da fusão entre o Kega e o Kega Lazarus. Ela trouxe suporte para a aceleração de hardware, via Direct3D, que foi amplamente usada no suporte para 32x.
  • O Kega Fusion era chamado de Kega II.
  • Em 2007, o Kega Fusion trouxe mais opções (Pause emulation; Fast Forward; No frame skipping), uma nova opção de vídeo chamada “Nearest Multiple” e carregamento de arquivos do tipo AVI. Essa versão teve muitos problemas para ser criada, mas no fim deu tudo certo.
  • O Kega Fusion foi portado para o Mac OS (Kega Fusion 3.52i) e Linux (Kega Fusion 3.62x) em 28 de setembro de 2009.
  • A emulação do SVP foi graças ao PicoDrive, cujo autor disponibilizou seu código-fonte. Possivelmente, Steve Snake adaptou e incorporou esse código da emulação do SVP do Fusion.

Mais informações e emuladores

autor, site, canal ou publisher Steve Snake tamanho 383 KB licençaFreeware sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!