Modder brasileiro “remasteriza” o Duke Nukem Forever

Modder brasileiro lança Duke Nukem Forever: Enhanced, um mod que "remasteriza" a jogabilidade do infame FPS de 2011, trazendo-a mais próxima ao esquema clássico do gênero.


20 de setembro de 2022

No dia 17 de setembro de 2022, Vinícius Medeiros, um sujeito que posta umas coisas interessantes relacionadas a jogos de tiro antigos ou retrô no Twitter, lançou um mod que revisou o Duke Nukem Forever, a continuação do excelente Duke Nukem 3D que demorou anos pra ficar pronta e mesmo assim foi uma grande decepção.

O Duke Nukem Forever: Enhanced, como foi batizado este trabalho do modder e cientista da computação brasileiro, “remasteriza” o infame FPS de 2011 com foco em trazer sua jogabilidade mais próxima ao esquema clássico do gênero, embora apresente também aprimoramentos de ordem visual.

Segundo consta, Duke Nukem Forever continha uma variedade de elementos visuais que foram reduzidos ou cortados inteiramente antes de seu lançamento. Foi aí que Medeiros entrou, tentando restaurar o FPS para uma forma mais fiel aos planos originais da Gearbox e 3D Realms e direcionando-o para algo mais na linha de um Doom ou Quake clássicos. De acordo com a fonte, com iluminação e sombras aprimoradas e skyboxes mais detalhados, o trabalho mostra como Duke Nukem Forever poderia ter sido.

Será que isso tem relação com o build de 2001 do Duke Nukem Forever que vazou? Não sei dizer, pois estou com preguiça e não investiguei a fundo. Todavia, na lista de modificações que o Duke Nukem Forever: Enhanced traz em destaque, temos:

  • Remoção do sprint.
  • Aceleração na movimentação do jogador.
  • Aumento da altura do salto.
  • Rebalanceamento do arsenal.
  • Remoção do limite de armas que podem ser carregadas simultaneamente.
  • As seções de direção da partida agora são só em primeira pessoa.
  • Quicksaves estão disponíveis (F5 por padrão).
  • Introdução de uma variedade de efeitos visuais de pós-processamento e dinâmicas de sombra aprimoradas.
  • A velocidade de natação é muito mais rápida.
  • O jogador agora pode prender a respiração debaixo d’água por 45 segundos em vez de 15.

Esse projeto me lembrou o que o DBThanatos fez com o Quake 4 Lightning Fast Mod: Doom Edition, que pegou uma sequência de um grande nome, a qual fugiu do seu arroz com feijão estabelecido, e a trouxe de volta às bases.

Ainda de segundo a fonte, modders também descobriram recentemente que as ferramentas de edição de nível do jogo estão acessíveis na sua versão de varejo, então podemos ter mais melhorias e restaurações de DNF no futuro.

Enfim, como sempre tem os ultrarrealistas e os profetas da desgraça, diz-se que apareceu alguém no Twitter falando que aprecia o esforço, “mas Duke Nukem Forever não pode ser salvo”, ao que respondeu Medeiros: “Na verdade, pode”.

Só sei que sempre apreciei histórias de redenção e esforços no sentido de pegar algo quebrado e/ou desacreditado e dar vida nova.

Essa questão do Duke Nukem Forever Enhanced foi a primeira tratada no vídeo abaixo:

Foi a edição de número 166 das Notícias do Facínora. A jogatina de fundo é a primeira missão da Phase 1 do Freedoom com os mods para Doom Duke Nukem 3D v10b | Monsters Only e Judgment Doom.

Extra

Como não achei nenhum vídeo do Duke Nukem Forever: Enhanced, fique com uma mistureba de mods para Doom que usa o bastante desafiador pacote de monstros do Duke Nukem 3D (Duke Nukem 3D v10b | Monsters Only) junto com o Doom Incarnate, Bullet Time X, Duke Nukem Music For Doom, Doom 3 for Doom Textures Replacer e Doom 2 Map Recreation Project Beta:

Fontes, referências e mais updates

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!