Fate: A Doom Total Conversion

Você é o único dymandriano ainda vivo. Seja lá o que isso significa, já sabe pra quem vai sobrar.


Publicado em 17 de novembro de 2025.

Fate: A Doom Total Conversion, chamado também de FateDoom, é um mod que converte o clássico da id Software num jogo de fantasia e ficção científica baseado na demo de Fate, a única coisa que saiu deste FPS de 1996 da DogBone Software. Foi desenvolvido por Hyperstyle e lançado inicialmente em 13 de dezembro de 2019.

A conversão total não é um remake 1:1 do original, que foi criado sobre o BUILD (o mesmo engine de Blood, Duke Nukem 3D e outros clássicos), pois o autor tomou várias liberdades criativas. No entanto, existem algumas mecânicas de jogo semelhantes, como barris quebráveis, fuga de uma cela e coleta de peças de armas. É interessante a pegada de Strife que pode ser reparada no mod.

Até o momento, o Fate: A Doom Total Conversion conta com nove armas com altfires, 14 inimigos e 23 mapas, estes divididos em 3 capítulos: 9, 10 e 4, sendo o último o capitulo demo, com as fases originais do Fate. Além disto, traz novos gráficos, efeitos sonoros, HUD e outros recursos. Ah! Note que saltar, agachar e mouselook são necessários para jogar o mod.

Vídeos

O vídeo acima mostra o Fate: A Doom Total Conversion em sua versão 2.0, lançada em 6 de novembro de 2025.

Temos também esta playlist que promete mostrar o mod até o fim.

História

Há muito tempo, o povo de Leavragia vivia unido, tendo todas as suas necessidades supridas por um artefato vivo e místico com atributos maternos — um ser que chamavam de All-Father (Todo-Pai). Mas quando uma catástrofe se tornou iminente, conforme profetizado pelo próprio benfeitor, foi preciso escolher: quem fugiria do planeta condenado para um lugar seguro e quem ficaria para trás. Aqueles que ficaram — e sobreviveram ao cometa — tornaram-se amargos e vingativos, ressentindo-se do que viam como traição de seus irmãos e de seu protetor. Nos milênios seguintes, as duas culturas divergiram profundamente.

Os leavragianos continuaram traçando o caminho necessário para o eventual e legítimo retorno de seu Alpha Cher. Sob o domínio de um tirano chamado Surx, desenvolveram a tecnologia capaz de impulsioná-los pela distância interplanetária até Dymandros. Uma frota de naves, carregada com sua guarda de elite, iniciou a missão que completaria seu destino.

Enquanto isso, os colonos levavam uma vida complacente de adoração. Só recentemente houvera inquietação: as espécies indígenas de Dymandros começaram a invadir templos e locais sagrados dos colonos, como se procurassem algo. E finalmente encontraram.

Em uma batalha brutal que custou a vida de muitos colonos dymandrianos, um grupo de invasores descobriu o esconderijo secreto do All-Father e o tomou para si. Momentos depois, a frota leavragiana chega. Seus instrumentos localizam facilmente o poder radiante emitido pelo All-Father…e pousam próximo ao local do ataque. Antes de perseguir o “Alpha Cher”, porém, os soldados leavragianos param para prestar homenagem ao único colono dymandriano ainda vivo.

Você.

P.S.: o enredo do mod, que aparece no próprio, parece ser o mesmo do jogo, mas não conferi 100% pra ter certeza.

Inimigos

  • Trooper – Conscritos leais com excelentes habilidades de combate corpo a corpo. Possui um ataque de agarramento. Bem protegido com armadura.
  • Trooper with rocket rifle – Variante equipada com um poderoso rocket rifle. Tem melhor precisão ao agachar.
  • Troll Mage – Possui ataques venenosos perigosos. Recorrerá às suas garras quando encurralado. Resistente a veneno.
  • Sentry Gun – Canhão estacionário forte que dispara rajadas de fogo incessantemente.
  • Assassin – Alto e forte, o assassin utiliza um power crossbow para destruir suas presas à distância.
  • Warlock – Capaz de conjurar ataques de fogo teleguiados. Tentará manter distância de seus inimigos devido à vulnerabilidade em combate corpo a corpo.
  • Wall Shooter – Armadilha que dispara fogo. Destrutível.
  • Wall Gas Shooter – Armadilha que dispara projéteis de gás, criando nuvens de veneno. Também é destrutível.
  • Commando – Um gigante brutal empunhando o Destroyer — sua primeira arma colecionável. Sobreviva à sua rajada de balas e prepare-se para um míssil teleguiado implacável.
  • Shrine Guardian – Antes protetor sagrado do santuário do Allfather, agora uma relíquia distorcida, corrompida por forças sombrias.
  • Camera – Elimine rapidamente, ou os guardas serão alertados.
  • Guard Drone – Unidade de vigilância flutuante equipada com um potente tractor beam e um escudo poderoso.
  • Combat Tank – Pesadamente blindado e armado com um devastador canhão principal. Lança granadas de gás para forçar inimigos a saírem de cobertura.
  • Zarx – O impiedoso ditador de Lesyrgia certamente guardará algumas surpresas sinistras.

Armas

Estas armas são não coletáveis:

  • Fists – Ataque corpo a corpo poderoso. O ataque secundário cria um redemoinho que afasta inimigos e projéteis. Extremamente forte se combinado com a Inner Power Gem.
  • Rocket Rifle – Dispara mini rockets. A precisão diminui quando disparado rapidamente. O ataque secundário lança uma bola espinhosa e quicante que atordoa os inimigos.
  • Plasma Club – Dispara um fluxo constante de plasma venenoso de curto alcance. O ataque secundário arremessa uma grande bola que cria uma nuvem venenosa e altamente inflamável ao atingir o alvo.
  • Power Crossbow – Dispara uma flecha incendiária poderosa. O ataque secundário imbuí saúde na flecha, criando um ataque ainda mais devastador.
  • Shockwave Grenade – Granadas perigosas com grande área de efeito. O ataque secundário lança a granada em um arco alto.
  • Laser Rifle – Ataque poderoso de longo alcance que perfura inimigos. O ataque secundário aniquila inimigos próximos.

Curiosidades

  • Conta-se que a Intracorp Entertainment, firma da qual a Capstone Software era subsidiária, estava desenvolvendo (ou iria publicar) este jogo em 1996, mas faliu antes de concluí-lo. O jogo foi anunciado como “um jogo de ação em primeira pessoa inovador, utilizando o motor gráfico BUILD da 3D REALMS, com melhorias exclusivas”.
  • Além de gráficos e efeitos especiais do original, Fate: A Doom Total Conversion usa recursos de várias outras fontes, como Shadow Warrior Beta, Blood e Heretic, e conta com trabalhos de modders como JoeyTD e Nash Muhandes.
  • As ferramentas Doom Builder2, Slade3, Joesound, Editart, Paint.NET e Zamzar foram empregadas para desenvolver o Fate: A Doom Total Conversion.
  • Diria que o título “Fate” tenta fazer uma alusão a “Doom”. Provavelmente é o caso.

Screenshots

Compatibilidade

Rodei o Fate: A Doom Total Conversion aqui no GZDoom 4.12.2 e rodou de boa. Ele não precisa de IWAD, pois já vem com o seu próprio (FATEDOOM.ipk3), bastando copiá-lo à pasta do GZDoom (ou outro engine que for eventualmente compatível, como o UZDoom e outros que você descobrir aí), e executar o port, que deve detectar o mod automaticamente. Pode também configurar o ZDL para rodar o FateDoom, o que acho mais prático e organizado.

Mais informações e mods para Doom

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário