Half-Life

O FPS do Gordo Freeman.


17 de novembro de 2023

Half-Life é um clássico jogo de tiro em primeira pessoa onde um cientista deve escapar de um centro de pesquisa invadido por alienígenas por meio de combate, exploração e resolução de quebra-cabeças. Foi desenvolvido pela Valve e lançado inicialmente em 19 de novembro de 1998.

Suas origens vêm de um desapontamento por parte da Valve com a falta de inovação no FPS. A firma decidiu então criar um mundo envolvente, onde o jogador tem controle quase ininterrupto do protagonista, e a história é contada principalmente em sequências de script, em vez de cutscenes.

Publicado originalmente pela Sierra (atualmente pela própria Valve) e disponibilizado para Windows, PlayStation 2, Mac e Linux, Half-Life foi indiscutivelmente um estrondoso sucesso de crítica e mercado, não apenas dando início a um dos nomes mais famosos do videogame como influenciando inúmeros outros títulos. Atualmente, conta com dezenas de milhares de análises extremamente positivas no Steam.

Vídeos

Acima, temos um trailer oficial do Half-Life.

Temos até um documentário do jogo, bicho.

Apresentação

Premiado como “Jogo do Ano” por cerca de 50 publicações, o título de estreia da Valve combina ação e aventura com uma tecnologia premiada para criar um mundo assustadoramente realístico onde os jogadores devem pensar para sobreviver. Também inclui um emocionante modo multiplayer que permite travar partidas contra amigos e inimigos pelo mundo.

Gameplay

Em Half-Life, tudo começa em Black Mesa Research Facility, um laboratório ultrassecreto operando sob contrato governamental para realizar experimentos altamente voláteis e confidenciais. O protagonista é o cientista Gordon Freeman, um dos funcionários da Black Mesa. Certa manhã, ele segue para a instalação para participar de um experimento de rotina. No entanto, logo percebe que o dia não será tão comum quanto imaginava. Coisas estranhas começam a acontecer enquanto se dirige para uma das câmaras de teste de Black Mesa, e tudo se torna ainda mais surreal quando começa a mover a amostra de teste em direção ao espectrômetro de antimatéria.

Nesse momento, tudo dá terrivelmente errado. Alienígenas da dimensão Xen invadem subitamente a instalação, ferindo ou matando muitos dos funcionários. Logo em seguida, os marines chegam para conter a situação, eliminando tanto os alienígenas quanto os sobreviventes humanos como testemunhas. Gordon entende rapidamente o que isso significa: terá que lutar contra os alienígenas e os fuzileiros para conseguir escapar do complexo de Black Mesa e alcançar a liberdade.

O Half-Life é um FPS que mistura combate e solução de quebra-cabeças para avançar no enredo. Diferente da maioria dos shooters da época, que usavam cutscenes para contar a história, Half-Life utiliza sequências roteirizadas em tempo real, mantendo o jogador no controle o tempo todo. O protagonista, Gordon Freeman, nunca fala e nunca é visto diretamente, pois o jogador “vê através de seus olhos” durante todo a partida. Não há níveis separados no game, apenas capítulos que aparecem brevemente conforme se progride. Com exceção de pequenas pausas para carregamento, a progressão é contínua, com mapas interligados diretamente, exceto em casos de teletransporte.

Os quebra-cabeças são elementos regulares em Half-Life e variam desde navegar por um labirinto de esteiras até usar caixas para construir escadas improvisadas que permitam avançar. Em alguns casos, o ambiente pode ser utilizado para derrotar inimigos, como girar uma válvula para liberar vapor quente sobre eles. Este FPS não apresenta muitos chefes no sentido convencional, em vez disso, há inimigos maiores que geralmente requerem o uso do ambiente para serem derrotados, ao invés de apenas poder de fogo. Perto do fim, o jogador recebe o “módulo de salto longo” para o traje HEV, permitindo saltos mais distantes, essenciais para resolver quebra-cabeças de plataforma no mundo alienígena de Xen.

Gordon combate principalmente sozinho, mas ocasionalmente é auxiliado por NPCs, como guardas de segurança e cientistas. Esses personagens podem ajudar em combates ou desbloquear áreas inacessíveis, além de fornecer informações importantes para o enredo. Ao longo de uma partida, o jogador enfrenta uma série de inimigos alienígenas, como os headcrabs, bullsquids, vortigaunts e zumbis headcrab. Também há inimigos humanos, como os soldados da Hazardous Environment Combat Unit (uma unidade de forças especiais fictícia do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos) e agentes de operações especiais.

O arsenal de armas é variado, incluindo desde armamentos realistas, como pistolas, metralhadoras e explosivos, até armas de energia futurísticas desenvolvidas em Black Mesa e armamentos orgânicos adquiridos dos alienígenas invasores. Além disso, muitas das armas têm um modo de disparo alternativo, adicionando mais profundidade tática ao combate.

Um aspecto marcante de Half-Life é a inteligência artificial dos inimigos humanos, que procuram cobertura, recuam quando atingidos e usam granadas para forçar o jogador a sair de seu esconderijo. Como dito, embora muitos dos alienígenas sejam menos inteligentes, alguns deles não podem ser derrotados por meios convencionais, exigindo que o jogador utilize o ambiente para superá-los. Isso reflete a tendência deste FPS de alternar entre combates intensos e quebra-cabeças ambientais.

Além da campanha principal, Half-Life oferece suporte a modos multiplayer online, incluindo deathmatch individual e em equipes. Com o lançamento da atualização de 25º aniversário, em 17 de novembro de 2023, a versão de Half-Life disponível no Steam passou a incluir conteúdo de Half-Life: Uplink, além de sprays e mapas de Half-Life: Further Data V.1.

Atualização de 25 anos do Half Life

No dia (17 de novembro de 2023) fiquei sabendo que a Valve liberou nada menos que o Half-Life de graça, junto a atualizações no clássico e outras quinquilharias virtuais, para celebrar os 25 anos deste importante FPS (nem de perto importante como o Doom, claro).

Na época, já estava tendo uma confusão lá pro dia 15, quando o Half-Life apareceu na festa da uva, mas depois logo voltou a ficar pago, e surgiu um misterioso aplicativo do jogo, algo que abordei nas Notícias do Facínora 222. Acontece que logo depois o game viria a ficar de graça mesmo.

Enfim, de acordo com o site oficial do jogo, a atualização do 25º aniversário do Half-Life inclui:

  • Half-Life Uplink – Lançada originalmente como um CD exclusivo para revistas e fabricantes de hardware, esta minicampanha foi construída pela equipe do Half-Life logo após o jogo virar gold. Como esta foi a primeira experiência de muitas pessoas com este game, pensamos que finalmente era hora de incluí-lo no título principal – sem necessidade de compra de placa de som.
  • Quatro novos mapas multiplayer desenvolvidos por designers de fases do Half-Life que prometem forçar os limites do engine do FPS: Contamination, Pool Party, Disposal e Rocket Frenzy.
  • Configurações gráficas atualizadas – Com suporte widescreen, correções de iluminação e tal.
  • Suporte a controles, pros frescos que não conseguem jogar com teclado e mouse, e networking do Steam.
  • Suporte ao Steak Deck – Quem comprou essa parafernália se deu bem então.
  • Suporte a interface de usuário escalada em altas resoluções – Bom também.
  • Conteúdo restaurado – De volta o vídeo clássico do logotipo da Valve com sua música icônica e o menu para combinar com a versão de 1998. Tem também a arte original de menu.
  • Ivan, o Motoqueiro Espacial e Proto-Barney – Os heróis originais das versões alfa do Half-Life, disponíveis como skins no multiplayer!
  • Três mapas multiplayer extras – Em 1999, a Valve lançou um CD chamado Half-Life: Further Data no varejo, e finalmente foi incluído grande parte desse conteúdo: Double Cross, Rust Mill e
    Xen DM.
  • Dois modelos de MP – O CD Half-Life: Further Data também incluiu algumas skins multiplayer feitas pela equipe original, incluindo Too Much Coffee Man.
  • Dúzias de sprays – Também do Further Data.
  • Mais – Papéis de paredes, várias correções de bugs, suporte nativo ao Linux, melhoras em geral e um tanto de coisa under the hood.

Curiosidades

  • De acordo com um documentário do Ahoy, uma das influências do Half-Life é um romance de Stephen King, O Nevoeiro (The Mist), que serviu de inspiração para a narrativa do clássico. No livro, uma pequena cidade é envolvida por um nevoeiro denso que esconde seres bizarros e inimagináveis, um cenário que ecoa a ideia de um experimento científico que dá terrivelmente errado, resultando na invasão de seres de outra dimensão. Esse conceito de isolamento, criaturas mortais e uma luta desesperada pela sobrevivência ressoa ao longo de Half-Life, onde o laboratório de Black Mesa se torna o palco de um desastre semelhante, com alienígenas emergindo de uma fenda dimensional. Ah, este romance ganhou uma boa adaptação cinematográfica em 2007, com aquele camarada daquela péssima adaptação do Justiceiro de 2004.
  • Este foi um dos primeiros jogos populares a usar as teclas WASD como esquema de controle padrão.
  • 半条命 – Grafia do título em chinês simplificado.
  • 戰慄時空 – Grafia do título em chinês tradicional.

Screenshots

Sobre o download

Idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, espanhol (espanha), chinês simplificado, chinês tradicional e coreano.

Requerimentos em sistema

Mais informações e Half-Life

Download e ficha técnica

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2 comentários para “Half-Life”

  1. Helinux disse:

    Clássico!!!! Lembro de jogar esse clássico no PC…era no Windows Millenium ainda, talvez!!!! bons tempos aqueles, valeu!!!!

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