Quake III Arena

Quake III Arena (1999) é o terceiro jogo da icônica franquia de jogos de tiro em primeira pessoa da id Software e o primeiro totalmente focado no combate no estilo arena, especialmente multiplayer.

19 de fevereiro de 2019

Quake III Arena é o terceiro jogo da icônica franquia de jogos de tiro em primeira pessoa da id Software e o primeiro totalmente focado no combate no estilo arena, especialmente multiplayer. Ele conta versões para Windows, Linux, Mac, Dreamcast, PlayStation 2, Xbox 360 e iOS e foi lançado originalmente em 2 de dezembro de 1999 pela Activision.

O Quake III Arena é notável pela sua jogabilidade fantástica, design minimalista em prol de apenas funcionalidades realmente importantes, qualidade de texturas e modelos 3D e a enorme flexibilidade para customizar configurações e personagens. Além disso, sua mecânica acabou por imortalizar elementos que consagraram a série, como strafe-jumping e rocket-jumping.

Este FPS ficou famoso também pela sua competitividade, sendo jogado extensivamente em campeonatos de e-sports, como a QuakeCon, Cyberathlete Professional League, Dreamhack e a Electronic Sports World Cup, mesmo tendo sido suplantado por games mais novos eventualmente.

Em sua época, o Quake III foi realmente um competidor a altura do Unreal Tournament, outro grande título do gênero que, lançado a cerca de um mês antes, apresentava uma proposta similar. O Q3 acabou sendo um estrondoso sucesso de críticas e de vendas, além de ter deixado um legado que inspirou inúmeros outros jogos (inclusive até de outros tipos [1]) e mods para diversos games [2].

Sem dúvidas, o Quake III Arena é um dos maiores jogos da id e um dos nomes mais famosos e importantes do seu gênero.

Vídeos

O vídeo acima mostra o Xaero, o chefão final do Quake III Arena, sendo defenestrado pelo DoomSpawner na gravação de um replay onde ele faz 10 a 0 no bot mais difícil do jogo com 100% de precisão.

Enredo

Bem vindo à Arena, onde os guerreiros de alto nível são transformados em mingau desossado. Abandonando todo resquício de bom sendo e qualquer vestígio de dúvida, você se lança em um cenário estreito e abismos. Seu novo ambiente te recebe com poços de lava e perigos atmosféricos enquanto legiões de inimigos te cercam, testando a reação instintiva que te trouxe aqui em primeiro lugar. Seu novo mantra é combater ou ser eliminado.

Gameplay

Como falei acima, o terceiro jogo da série Quake foge dos esquemas dos anteriores, descartando uma campanha single player tradicional para concentrar-se apenas em partidas em arenas multiplayer ou contra bots. O multiplayer é certamente o principal, mas o modo offline é legal também e consiste em uma série de desafios um contra um ou em equipe contra oponentes controlados pela inteligência artificial, aumentando a dificuldade lentamente na medida em que se sobe no rank.

O arsenal, comum para todos os personagens, consiste de armas novas e familiares, mas redesenhadas, incluindo a gauntlet e a metralhadora como armas iniciais, a escopeta, Plasma Gun, Ray Gun, Rocket Launcher e a BFG. Cada arma tem características específicas, como dano, velocidade de recarregamento, precisão e tal. Power-ups e itens podem spawnar nas diferentes arenas que, ao ser recolhidos, ajudam o jogador ou bot a recuperar energia, complementar armadura, garantir invisibilidade, quadruplicar o ataque, aumentar a defesa e tal.

Tal como é de praxe nesta série, o Quake III Arena oferece muita liberdade em movimento. Técnicas avançadas e características rocket jumping, strafing e circle jumping podem ser usadas para se locomover rapidamente pelas áreas. O salto duplo dos títulos anteriores foi removido, entretanto, mas substituído por novas técnicas. O jogo oferece mais velocidade que o Quake 2, mas não é tão rápido quanto o Quake original.

Quake III Arena vem com vários modos de jogo: Free for All (FFA), um deathmatch clássico estilo mata-mata; Team Deathmatch (TDM), onde geralmente duas equipes de quatro competem pelo maior total de frags; Torneio (1×1), um deathmatch entre dois jogadores que termina depois de certo tempo; e o Capture the Flag, um rouba bandeira jogado em mapas simétricos disputado entre duas equipes.

Expansões

Um pacote de expansão chamado Quake III: Team Arena foi desenvolvido pela id Software e lançado pela Activision no dia 18 de dezembro de 2000, originalmente na América do Norte. A expansão focava em partidas baseadas em equipes, adicionava novos modos de game e trazia novas armas (Chaingun, Nailgun e o Prox Launcher), itens e modelos de personagens. O Quake III: Team Arena recebeu críticas por ter sido soltado com atraso e por suas funcionalidades já terem sido ativados por vários mods feitos por fãs.

Em 26 de setembro de 2001, também inicialmente na América do Norte, o Quake III: Gold, que englobava o Quake III Arena e o Quake III: Team Arena, foi lançado. Esta expansão também contava com a trilha sonora feita pela Front Line Assembly.

Screenshots

Sobre o download

O download do Quake III Arena que temos disponível aqui é do Quake III: Gold, no GOG. Além de vir o game, já configurado para rodar em Windows mais atualizados e sem DRM, também vêm, incluídos no pacote, a sua expansão, o Quake III Team Arena, o The Elder Scrolls: Arena e o The Elder Scrolls Chapter II: Daggerfall. Ele é pago, cerca de 14,99 dólares, mas vale a pena, pois já vem com um instalador que deixa tudo no jeito pra jogar e funciona funciona tudo direitinho, sem dor de cabeça.

Requerimentos em sistema da versão do GOG

  • Windows XP, Vista, 7, 8 ou 10;
  • Processador de 1.8 GHz ou superior;
  • 512 MB de RAM ou mais;
  • Placa de vídeo 3D compatível com DirectX 7 (com DirectX 9 é melhor);
  • 2 GB de espaço em disco livre.

Mais informações e Quake

autor, site, canal ou publisher id Software tamanho do arquivo 879 MB licençaUS$ 14,99 sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8/10) download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!