Sanitarium

Sanitarium é um adventure point and click de terror psicológico de 1998 onde o jogador acorda de um coma, depois de um acidente de carro, completamente sem memória em um sombrio hospício dilapidado.

6 de junho de 2022

Sanitarium é um adventure de terror com vista de pássaro que envolve resolução de quebra-cabeças em um misterioso hospício. Foi desenvolvido pela DreamForge Intertainment e lançado inicialmente em 28 de abril de 1998.

Publicado originalmente pela ASC Games e disponibilizado para Windows, iOS e Android, o Sanitarium foi geralmente bem recebido pela crítica e um sucesso de mercado. Além disso, conta com centenas de análises muito positivas no Steam e é avaliado com 4,5/5 no GOG, pelo menos até o momento.

Vídeos

Acima, temos o trailer Steam do Sanitarium.

Temos também o longplay do Sanitarium que mostra o jogo sendo sendo zerado do início ao fim. O vídeo tem mais de 5 horas de duração.

Apresentação

Imagine um mundo criado a partir da insanidade – crianças deformadas, deuses antigos, fantasmas do passado na casa dentro de um reflexo de água. Você é um paciente mental que acabou de sobreviver a um acidente de carro – o problema é que você não consegue se lembrar de nada. Visões revelam respostas para algumas perguntas, mas criam ainda mais enigmas! Qual parte é verdade? O que tudo isso significa?

Sanitarium é um dos poucos jogos de aventura de terror psicológico. Como protagonista, você visitará cinco mundos diferentes cheios de enigmas e respostas, com os quais terá que descobrir o que exatamente está acontecendo e o que é real. A história é tão incrivelmente boa e cativante que poderia facilmente enlouquecer uma pessoa sã.

Sinopse do enredo

Não se sabe muito sobre Max Laughton no início, mas está claro que ele está realizando uma pesquisa particularmente importante e está perto de atingir seu objetivo. Ansioso para compartilhar as boas notícias com sua família, Max corre para casa em seu carro. No entanto, alguém evidentemente adulterou o veículo; não conseguindo controlá-lo, Max sofre um grave acidente e perde a consciência.

Quando acorda, ele se encontra em uma estranha torre parecida com um asilo, cercado por pacientes mentais, com o som estridente do alarme o deixando louco. Max não consegue se lembrar de nada de seu passado e está tentando desesperadamente escapar deste lugar. Mas justamente quando ele pensa que conseguiu, ele é levado a viagens delirantes e horripilantes através de seu subconsciente, incapaz de distinguir entre realidade e alucinações.

Gameplay

O Sanitarium é um adventure point and click melhor descrito como um thriller psicológico que usa uma perspectiva de visão panorâmica (bird’s-eye view) e um sistema de navegação 2D não lado a lado. O jogo é dividido em nove capítulos, cada um ocorrendo em um local diferente e com sua própria atmosfera distinta.

Na maioria dos capítulos, o jogador controla o próprio Max, embora nas áreas mais surreais extraídas de suas memórias o papel do protagonista seja dado a outros personagens, reais ou fictícios. Nem sempre fica claro se algo acontece no manicômio ou na mente delirante do protagonista, e essa indistinção sublinha muito do terror retratado no game.

Tanto o movimento de Max quanto a coleta de itens são feitos com o mouse. Os quebra-cabeças são principalmente relacionados ao inventário, com alguns envolvendo máquinas e alavancas. Se deve também encontrar pistas e interagir com outros personagens para chegar a um desafio final, onde o jogador deve alcançar o fim de um caminho evitando obstáculos. Quando o jogador chega ao final do caminho, uma cinemática é reproduzida e a partida prossegue para o próximo capítulo.

Existem também algumas sequências de ação, mas mesmo quando se morre, pode-se continuar sem nenhuma penalidade, sem perder progresso.

Conversar com NPCs pode ensinar ao jogador sobre seus arredores bizarros, e a trama se desenrola à medida que as memórias de Max são gradualmente restauradas, revelando mais sobre seu passado e a natureza da pesquisa à qual ele estava dedicando sua vida.

Enredo (com spoilers)

Depois que um acidente de carro o deixa inconsciente, um homem acorda do coma, com o rosto totalmente enfaixado, e descobre que foi internado em um sanatório em ruínas e que não consegue se lembrar de quem é, de onde veio ou como chegou estar lá, embora seus companheiros de prisão pareçam conhecê-lo simplesmente como “Max”.

Enquanto explora nos corredores do asilo em busca de respostas, Max se vê transportado para vários locais obscuros e sobrenaturais: uma pequena cidade habitada apenas por crianças malformadas e supervisionada por uma entidade alienígena malévola conhecida apenas como “Mãe”, um circo demente cercado por um oceano sem fim e aterrorizado por um indivíduo parecido com uma lula (ainda bem que não é parecido com o Lula), uma colmeia alienígena invadida por insetos ciborgues e uma vila asteca devastada pelo retorno do deus Quetzalcoatl.

Entre cada episódio, Max retorna ao asilo, misturando real e irreal, cada vez mais perto de recuperar sua memória e desvendar a verdade em torno do misterioso Dr. Morgan, chefe do manicômio. Ele se lembra da morte de sua irmã mais nova Sarah anos atrás e o verdadeiro motivo por trás de sua institucionalização.

Destaques

  • Um dos jogos de terror psicológico mais imersivos e arrepiantes já criados.
  • Descubra o que sua mente distorcida está escondendo sob o véu de um sonho psicodélico.
  • Explore mundos surreais habitados por personagens loucos, meio sãos e/ou meio mortos.

Curiosidades

  • Como dito acima, Sanitarium foi comercialmente bem sucedido. De acordo com Mike Nicholson da DreamForge, o jogo vendeu cerca de 300.000 cópias.
  • Chris Kellner da DTP Entertainment, que cuidou da localização alemã da Sanitarium, relatou suas vendas vitalícias entre 10.000 e 50.000 cópias na região.
  • De acordo com a PC Accelerator, Sanitarium foi um “sucesso crítico” que ajudou a aumentar o perfil da DreamForge Intertainment como empresa.
  • Em 2013, um programador da equipe de desenvolvimento do Sanitarium anunciou um projeto no Kickstarter chamado Shades of Sanity que foi apresentado como o sucessor espiritual do Sanitarium. Entretanto, o projeto não conseguiu financiamento.
  • Em 2015, um adventure financiado pelo Kickstarter chamado Stasis foi lançado pelo estúdio independente sul-africano The Brotherhood. Este jogo foi comparado ao Sanitarium.
  • Em 29 de outubro de 2015, a DotEmu lançou uma versão iOS do Sanitarium com controles de tela sensível ao toque, sistema de dicas dinâmicas, conquistas e sistema de salvamento automático.
  • As remessas iniciais de Sanitarium vieram com um bug grave que fazia com que o jogador ficasse trancado fora de edifícios no nível 2. Um patch que corrige isso foi disponibilizado, mas ainda há relatos de que isso ainda acontece, mesmo que com pouca frequência.

Prêmios e honrarias

  • A edição de número 177 da revista Computer Gaming World (abril de 1999) deu o prêmio “Best Adventure Game of the Year” (junto com Grim Fandango) ao Sanitarium.
  • Em 2011, a Adventure Gamers nomeou Sanitarium o 36º melhor jogo de aventura já lançado.
  • Computer Games Strategy Plus, PC Gamer US, GameSpot, IGN e a Academy of Interactive Arts & Sciences (AIAS) indicaram Sanitarium como o melhor adventure de 1998, prêmios que perdeu para Grim Fandango.
  • O jogo também foi indicado para os prêmios “Best Story” da GameSpot e “Outstanding Achievement in Character or Story Development” da AIAS, que foram para StarCraft e Pokémon Red e Blue, respectivamente.

Screenshots

Sobre o download

O Sanitarium é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado nas lojas do Steam e GOG, sendo que o nosso para download aqui leva a esta última, onde o jogo vem com manual, trilha sonora e sem DRM (dá pra jogar offline e tals).

Idiomas: inglês e francês.

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistema operacional: Windows XP, Vista, 7, 8 e 10;
  • Processador: 1,8 GHz;
  • Memória: 512 MB RAM;
  • Gráficos: placa 3D compatível com DirectX 7 (DirectX 9 recomendado);
  • Armazenamento: 4 GB;
  • Requisito adicional: ATI/AMD – Sanitarium requer drivers de placa gráfica versão 13.4 ou anterior.

Veja também

autor, site, canal ou publisher DreamForge Intertainment tamanho 1,3 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8/10 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!