Rocky

Rocky é um jogo de boxe do Master System baseado na popular série de filmes de mesmo nome. Foi desenvolvido pela Sega e lançado em 1987.

15 de março de 2021

Rocky é um jogo de boxe do Master System baseado na popular série de filmes de mesmo nome, cujo protagonista, aquele pugilista ficcional também de mesmo nome, é interpretado pelo ator Sylvester Stallone. Foi desenvolvido pela Sega e lançado em 1987.

O jogo se passa nos quatro primeiros filmes da franquia e coloca o jogador para treinar e lutar contra os oponentes do Balboa destes: Apollo, Lang e Drago.

Publicado pela própria Sega, o jogo foi recebido de forma mista pra positiva pela crítica especializada. Pra nós da Gaming Room, o Rocky é um dos games mais importantes de todos os tempos, tanto que faz parte do nosso Hall da Fama.

Vídeos

Acima, tem o nosso detonado do Rocky, que ensina as estratégias e as manhas para zerar esse jogo do início ao fim. Tem mais informações aqui.

Já no vídeo anterior, temos a trilha sonora do game em formato midi com cenas do gameplay para deixar mais animado. Note que essa versão soa um pouco diferente da música original do jogo, embora seja bem feita. Saiba mais e baixe o pacote das músicas aqui.

Sinopse

O grande evento

Após meses de treino duro e sacrificando tudo por este momento tão esperado, Rocky finalmente vai disputar o título mundial contra vários dos maiores lutadores da historia do boxe.

Neste jogo, você pode lutar representando o corajoso Rocky ou qualquer um dos seus famosos adversários, numa grande batalha pelo título e pela glória.

Você precisa jogar agressivamente e não deve jamais esmorecer, pois isso poderia significar um golpe fatal e o fim da luta. Mas, se, ao contrário, mantiver a concentração, o nocaute será seu e o título também.

Gameplay

No modo single player, o jogador controla Garanhão Italiano, e seus adversários, pela ordem, são: Apollo Creed, Clubber Lang e Ivan Drago. Cada adversário tem um nível de dificuldade diferente e exige diferentes estratégias para serem derrotados.

Antes de lutar contra esses caras no single player, Rocky, como nos filmes, tem que treinar. Todos esses treinamentos têm qualificações como socos por segundo, qualificam e tornam suas combinações melhores para a luta a seguir:

  • Sandbag (Saco de areia) – Esta parte do treino destina-se a prepará-lo para o combate contra Apollo. Serve para aumentar o poder do seu soco e ritmo de luta. Se superar os índices de classificação, Rocky ganhará um jogo de pernas mais rápido e maior velocidade nos golpes.
  • Punching Ball – Este treino preparará o Balboa contra Lang, aumentando a rapidez de seus golpes, além de sua regularidade e força.
  • Punching Mitts (Cruzar Luvas) – Esta última parte do treino destina-se a prepará-lo para lutar contra Drago e aumentar a precisão dos seus golpes. Você aprenderá a observar a luva e golpear na direção dela, antecipando a direção e acionando o botão Direcional. Quando você supera os índices de classificação nesta parte, ganha vantagem na combinação de golpes. Por exemplo, em vez de precisar de três jabs (golpes curtos e rápidos) para cada soco, precisará apenas de dois jabs para cada soco.

Uma mecânica importante de Rocky é esse lance dos jabs citados acima. Normalmente, precisa-se de 3 jabs para ativar um soco mais forte (uppercut, gancho ou direto), mas existem exceções, como acontece com o Drago ou, caso consiga atingir 80 hits no treino Punching Mitts, Rocky. Além dos jabs e desses socões, o jogador pode bloquear golpes do adversário ou abaixar para desviar deles.

Cada luta dura 15 rounds, cada round com 3 “minutos” (os segundos passam bem rápido). Um combate é vencido pelo pugilista com mais pontos no final dos 15 rounds, o que conseguir derrubar o oponente três vezes num mesmo round primeiro ou quem conseguir nocautear o oponente de forma que ele não se levante antes da contagem até 10 terminar.

Durante uma luta, cada lutador um medidor de energia em seu nome. Observar essa barra pode lhe dizer muito sobre o rumo que a luta está tomando: em certos pontos (na metade, por exemplo), se você levar um soco (sem ser jab), vai cair. Se estiver com a barra esgotada, também.

Entre os rounds, tem-se a chance de descansar e recuperar um pouco de energia durante o intervalo de 1 minuto. Se acontecer de você cair, os controles são semelhantes aos do Punch-Out!!, do Nintendinho: basicamente, basta pressionar os botões 1 e 2 o mais rápido possível.

Rocky também apresenta um modo para dois jogadores, onde o Player 2 pode escolher qualquer um dos oponentes adversários, enquanto o Player 1 sempre controla o Balboa.

Conheça os adversários

Neste jogo, há três lutadores que desafiam Rocky*:

  • Apollo Creed – Ele é o atual campeão, e sua força e experiência o tornam quase imbatível. Na verdade, ele é o mais fácil do jogo, embora possa dar trabalho se deixar ele avançar demais.
  • Clubber Lang – É um adversário valoroso, cuja obsessão pelo título só terminará quando o conquistar. Lang é barra pesada e muito rápido.
  • Ivan Drago – Um pugilista amador da União Soviética cujo espírito de luta é inigualável. Na verdade, o cara é quase inumano e enche o rabo de anabolizante. Além disso, quando controlado pelo computador, não precisa de dar os jabs antes de dar o uppercut, gancho ou direto, o que deixa ele meio roubado. No modo de 2 jogadores, Drago só precisa de dar dois jabs.

*Fiz aqui uma mistura do conteúdo do manual com o que de fato os lutadores são no jogo.

Curiosidades

  • Este é o segundo game oficial do Rocky.
  • Apesar do treinador do Balboa, Mickey Goldmill, ter morrido no Rocky III, ele aparece no jogo nos eventos que precederam este filme.
  • Em 1988, a revista Computer Gaming World afirmou que Rocky tinha “os gráficos mais impressionantes”.
  • Tenho uma teoria: pra mim, esse jogo foi feito também para impulsionar as vendas do Rapid Fire, visto que este periférico do Master era o que facilmente tornava possível vencer o treino do Lang de forma a fazer com o que o Drago deixe de ser quase imbatível no game (mais detalhes no nosso detonado). Sem o Rapid Fire, dá pra zerar o Rocky também, mas era uma tarefa bem mais complicada.

Screenshots

As screenshots acima foram ampliadas.

Mais Rocky

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!