Saturday Night Slam Masters
Pisões na cabeça, ossos partindo, espinhas quebrando e arte de Tetsuo Hara. Só diversão.
Saturday Night Slam Masters, conhecido no Japão como Muscle Bomber: The Body Explosion, é um jogo de luta que pode ser descrito como um campeonato de telecatch (luta livre ou pro wrestling) que combina Street Fighter II e Final Fight. Foi desenvolvido pela Capcom e lançado inicialmente em 13 de julho de 1993.
É interessante que o design dos personagens do game foram feitos por Tetsuo Hara, de Hokuto no Ken. Alguns têm ligação com outros games da firma, inclusive Mike “Macho” Haggar, o prefeito porradeiro do Final Fight, e Gunloc, que aqui dá a entender que seria um irmão do Guile. Vários lutadores foram inspirados em pro wrestlers da vida real também.
Publicado pela própria Capcom e com versões pra fliperama (CP System Dash), Mega Drive, Super Nintendo, Capcom Power System Changer, Windows e FM Towns Marty, Saturday Night Slam Masters foi geralmente bem recebido pela crítica e mercado. Até o momento, o jogo tem uma versão atualizada intitulada Muscle Bomber Duo: Ultimate Team Battle (1993), e uma sequência chamada Ring of Destruction: Slam Masters II (1994).
Vídeos
O vídeo acima traz cenas de uma partida rápida que fiz na versão de arcade do Saturday Night Slam Masters.
Achei também um vídeo do canal World of Longplays que conduz o game até o fim, sem comentários.
Gameplay
O Saturday Night Slam Masters é um jogo com temática de wrestling que combina elementos de beat ‘em ups com luta competitiva, com uma perspectiva com a tela rolando principalmente lateralmente, mas podendo movimentar-se nas 8 direções do ringue, e um esquema de controle que utiliza três botões: ataque, salto e pinagem. Vale notar que há um agarrão, que acontece forma parecida com nos brawelrs, e que o botão de pionagem só parece ter efeito na hora que o oponente está caído e aparece uma seta escrita “Pin” por cima. Outra coisa similar aos brigas de rua é que dá pra correr apertando duas vezes pra direção desejada, podendo também combinar golpes a partir daí. Dá também pra chutar o inimigo no chão e outras coisas maneiras.
Ao iniciar uma partida, o jogador escolhe entre dez lutadores, cada um com estilo de luta distinto e dois ataques especiais: um movimento especial comum e um golpe finalizador. Quando a barra de energia do oponente é totalmente esvaziada, é necessário derrotá-lo por contagem de três (pinagem), submissão ou count-out (eliminação por sair do ringue).
Durante as lutas, é possível agarrar o adversário para executar diferentes golpes, como arremessos e body slams. Também é possível subir nos turnbuckles, usar as cordas do ringue para ganhar impulso e até sair brevemente do ringue. Itens como baldes de metal e garrafas de vidro podem ser arremessados no ringue e utilizados como armas. Na versão de Mega Drive (Genesis), há um modo adicional chamado Death Match, com regras extremas, onde o uso de armas é permitido e as cordas são substituídas por arame farpado, bem ao estilo ECW. Já na versão de Super Nintendo, há um modo Battle Royal exclusivo para até quatro jogadores, ausente na versão de Mega Drive.
O jogo conta com dois modos principais: Single Match e Tag Team Battle Royal. No Single Match, o jogador participa de um torneio individual enfrentando uma série de oponentes controlados pelo computador. Dos dez lutadores, apenas oito estão disponíveis para seleção nesse modo — Jumbo Jack e The Scorpion são exclusivos como adversários controlados pela CPU. Ao vencer todos os confrontos, o jogador conquista o cinturão de campeão e deve defendê-lo enfrentando novamente toda a lista de oponentes. A versão de Mega é a única que permite selecionar The Scorpion e Jumbo para o modo Single Battle.
No modo Tag Team Battle Royal, é possível formar uma dupla com outro jogador ou com a CPU e enfrentar duplas adversárias em lutas dois contra dois. Todos os dez lutadores podem ser selecionados nesse modo, incluindo Jumbo Jack e The Scorpion. A equipe vencedora é aquela que elimina os dois membros da equipe adversária. Caso um dos parceiros do jogador seja eliminado antes que ele consiga vencer a luta, o combate termina empatado (no contest).
Apresentação
É luta livre que ficou insana!
Quando os lutadores mais extravagantes da história entram nos tatames em Saturday Night Slam Masters, o que acontece é inacreditável.
É um manicômio de luta livre para um a quatro jogadores, onde as únicas regras são — não há regras.
Cada um dos maníacos musculosos entra no ringue pronto para executar (e queremos dizer executar) movimentos que quebram o pescoço, esmagam os ossos e farão seu corpo uma parte permanente do tatame em segundos.
Então, é melhor você estar preparado com alguns movimentos que quebram as costas e torcem a espinha. Peça ao seu oponente para sair do ringue para uma ação “sem regras”. Pegue uma mesa e esmague-a na cabeça dele até pássaros começarem a voar.
Se você tiver mais de um parafuso solto, vá para o torneio um-contra-um. Ou, entre na Batalha Real Especial de Equipes, onde dois times de dois lutam até saírem vitoriosos.
Nenhum jogo de luta livre pode superar este.
P.S.: traduzido de uma peça publicitária do jogo que saiu na edição #061, de agosto de 1994, da revista americana GamePro.
Lutadores
O Saturday Night Slam Masters apresenta um elenco jogável de dez lutadores. Na localização em inglês, a Capcom alterou os nomes de todos os personagens e modificou grande parte da história:
- Biff Slamkovich (アレクセイ・ザラゾフ; Aleksey Zalazof) – Protagonista principal da série. Na versão japonesa, Zalazof é um lutador russo treinado por Haggar, ao lado de seu rival Gunloc. Na versão ocidental essa ligação não é mencionada, embora Biff cite “camarada Zangief” em uma de suas frases de derrota. O personagem Alex, de Street Fighter III, tem aparência semelhante à de Biff.
- Gunloc (ラッキー・コルト; Lucky Colt) – Na versão japonesa, Colt é outro pupilo de Haggar e rival de Zalazof, o que explica os estilos de luta parecidos. A versão ocidental sugere que Gunloc é parente de Guile (Street Fighter II), relação que reaparece no jogo Street Fighter: The Movie, onde é apresentado como irmão de Guile.
- The Great Oni (ミステリアス・ブドー; Mysterious Budo) – Lutador japonês com temática inspirada no kabuki. É rival de El Stingray.
- Titanic Tim (タイタン・ザ・グレート; Titan the Great) – Gigante inglês que usa seu porte físico e força bruta para intimidar os adversários. Sua história sugere que já foi parceiro de duplas com Birdie, da série Street Fighter.
- El Stingray (エル・スティンガー; El Stinger) – Lutador mexicano do estilo lucha libre, conhecido por sua velocidade e movimentos aéreos que impressionam a plateia.
- Mike “Macho” Haggar (マイク・”マチョ”・ハガー) – Originalmente um dos protagonistas de Final Fight. Na versão japonesa, sua participação em Slam Masters ocorre antes de se tornar prefeito. Já na versão ocidental, ele é apresentado como “ex-prefeito de Metro City”. Sua filha Jessica, também de Final Fight, às vezes aparece no ringue para comemorar suas vitórias.
- Alexander the Grater (シープ・ザ・ロイヤル; Sheep the Royal) – Lutador australiano com postura impiedosa dentro do ringue.
- King Rasta Mon (“ミッシングIQ” ゴメス; “Missing IQ” Gomes) – Homem selvagem e com comportamento animalesco durante os combates. Está sempre acompanhado por seu macaco de estimação, Freak, que atua como seu “empresário”.
- Jumbo Flapjack (キマラ・ザ・バウンサー; Kimala the Bouncer) – Lutador muito grande e sádico, que sente prazer em ver os adversários sangrarem. É o braço direito de Scorpion e atua como subchefe do jogo.
- The Scorpion (アストロ; The Astro) – Chefe final do jogo e principal antagonista da série. É um misterioso lutador mascarado com passado obscuro e identidade desconhecida. Também é conhecido como o líder da BWA (Blood Wrestling Association).
Curiosidades
- Como já dito, Saturday Night Slam Masters conta com design de personagens criado por Tetsuo Hara, mangaká bastante popular no Japão, especialmente famoso por Hokuto no Ken (Fist of the North Star). Diferente da versão de fliperama, que utilizava as artes de Tetsuo Hara apenas em material promocional, as versões para Super Nintendo e Mega Drive apresentam ilustrações do autor dentro do jogo, nos retratos dos personagens e na tela de demonstração.
- Muscle Bomber foi o 27º jogo desenvolvido para o sistema CP System Dash. Ele saiu originalmente aos arcades, o que se deu em julho de 1993. Já para FM Towns, foi lançado em 26 de novembro de 1993. O SNES ganhou seu port primeiramente em 30 de março de 94, no Japão, e a versão de Mega saiu também naquele ano. Em 2022, saiu no Steam para Windows na forma do Capcom Arcade 2nd Stadium: Saturday Night Slam Masters. Todas as versões oficiais do game foram desenvolvidas e publicadas pela Capcom.
- Como também já dito, alguns personagens inspirados em lutadores reais. The Great Oni tem como base o lendário lutador japonês The Great Muta; El Stingray é inspirado no mexicano Lizmark; Alexander the Grater se baseia no ex-campeão da WCW e da IWGP Big Van Vader; já Jumbo Flapjack foi inspirado no lutador canadense Earthquake. Aquele camarada aparece na intro rasgando a camisa, Victor Ortega, foi inspirado no já saudoso Hulk Hogan (1953-2025).
- Um dos lutadores jogáveis é Mike Haggar, personagem já conhecido por sua participação em Final Fight (algo também já mencionado). Outro lutador, de acordo com a versão em inglês do game, Gunloc, talvez seja um parente de Guile, de Street Fighter. Além disso, seu clone, Biff, é apresentado como amigo de Zangief.
- Aliás, no jogo Street Fighter: The Movie de fliperama (1994), é mencionado que o personagem Blade seria, na verdade, Gunloc disfarçado como um agente infiltrado entre as tropas de Bison, sendo inclusive apresentado como irmão de Guile — uma referência a um rumor popular da época. No entanto, não podemos dizer com certeza se isto é canônico nem na série Street Fighter nem em Slam Masters, já que a versão japonesa nunca indica parentesco entre os dois.
- O personagem King Rasta Mon teve seu visual originalmente concebido para ser o de Blanka, de Street Fighter II, mas o conceito foi rejeitado em favor do design mais “bestial” que conhecemos.
- Biff Slamkovich aparece ao fundo do cenário do Ken em Street Fighter Alpha 2.
- Tabela de recordes padrão do jogo:
CHAMP 100000 CAP 1st 95000 COM 2nd 90000 C P 3rd 85000 SYS 4th 80000 TEM 5th 75000 TOM
- A editora Pony Canyon / Scitron lançou um álbum de trilha sonora limitado do jogo (Muscle Bomber – PCCB-00136) em 17 de setembro de 1993.
- No Japão, a revista Game Machine listou Saturday Night Slam Masters como o sexto jogo de arcade com gabinete tipo table mais bem-sucedido em setembro de 1993.
- Na América do Norte, a revista Play Meter classificou o jogo como o 22º arcade mais popular em outubro do mesmo ano.
- Na análise da versão de Super Nintendo, a revista GamePro elogiou o suporte a quatro jogadores, a variedade de movimentos e os toques gráficos únicos de cada personagem. Concluiu dizendo: “Se você quer uma pausa dos game de luta intensos, este cartucho de wrestling é um refresco bem-vindo”.
- Por outro lado, um revisor da Next Generation criticou duramente a versão de Mega Drive, chamando o jogo de genérico e sem originalidade, afirmando que apenas o ringue com arame farpado no modo Death Match “salva o jogo de ser horrível”, recomendando que fãs de wrestling escolhessem WWF Raw em vez disso.
- A revista Video Games: The Ultimate Gaming Magazine deu nota 8/10 para a versão de Super Nintendo, elogiando as cores e sons, o controle suave dos personagens e a gameplay “brutalmente divertida”. Afirmou: “Uma ótima versão caseira de um grande jogo de arcade”.
- Em 2018, o site Complex classificou o jogo na 30ª posição em sua lista dos “Melhores Jogos de Super Nintendo de Todos os Tempos”.
- No episódio “New Kind of Evil” da série animada de Street Fighter, Mike Haggar aparece lutando contra Blanka. Além disso, as formas humanas dos três vilões que se transformam em monstros lembram Gunloc, The Great Oni e Titanic Tim.
- マッスルボマー – Grafia do título do game em japonês.
Detalhes técnicos
- Hardware: CP System Dash (atualização do CPS-1)
- Número de B-Board: 91634B-2
- Jogadores simultâneos: Até 4
- Tipo de controles: joystick de oito direções com três botões: ataque, salto e pinagem
Equipe
- Planejamento: Tomy, Saddy, Koguma
- Design de objetos: Mount-S, Ikusan Z, Q (Q;clever), Imomushi, Kazz. Ist, Yorio, Tom, Chama(c), Rikagon
- Design de cenários (Scroll Designers): Buppo, Okachan, Taka
- Programação: H.M.D., B.I.N, Shaver, Semari!, Yu Bono
- Design de som: Masaki Izutani (T. Yomage), Toshio Kajino (Toshi), Syun Nishigaki (Syun), Kiyo, Nobuhiro Oouchi (Nobu. Oouchi)
- Assistência: Eripyon. N (Eripon), Ball Boy (Ball-Boy), Yuusuke, Chin, Go, Iwai, Tetsuya., Tenman, Vlad T.
- Agradecimentos especiais: Yoshiki Okamoto (Kihaji), Noritaka Funamizu (Poo), Akira Yasuda (Akiman), Akira Nishitani (Nin), K-Man, Meshi
- Suporte nos EUA: James Goddard (DJames “Mon”), Alex Jimenez, David Winstead (Dr. Dave W.)
Screenshots
Sobre o download
O Saturday Night Slam Masters pode ser obtido atualmente para PC (Windows) na forma de conteúdo adicional para o Capcom Arcade 2nd Stadium, no Steam, que é para onde nosso link de download leva. O troço base é grátis, mas o DLC (o game) é pago).
Idiomas: português (Brasil), inglês, francês, italiano, alemão, espanhol (Espanha), japonês, coreano, russo, chinês simplificado, tailandês e chinês tradicional.
Requerimentos em sistema
Mais informações e telecatch
Download e ficha técnica
- Obter @ Steam (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
- Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: Capcom
- Sistema(s): Windows 10 (64-bit)
- Tamanho: 4 GB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
- Licença: Comercial
- Categorias: Arcade, Esportes, Luta
- Tags: Capcom, CPS-1, Final Fight (Série), Hulk Hogan, Jogos antigos, Luta competitiva, Luta Livre, Mega Drive, Multiplayer, Side-scrolling, SNES
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 184
- Data do post original: 29 de maio de 2017
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!