Street Smart

Street Smart é um jogo de luta da SNK lançado em 89 para os fliperamas onde o jogador ganha dinheiro, garotas e fama nas lutas de rua. Apresenta elementos, trilha sonora e personagens que consagrariam os games desta firma.

25 de abril de 2017

Street Smart (ストリートスマート) é um antigo jogo de luta da SNK lançado em agosto de 1989 para os fliperamas onde o jogador tem como objetivo ganhar dinheiro, garotas e fama nas lutas de rua. Este título apresenta elementos, trilha sonora e personagens que consagrariam, mais tarde, os games desta firma.

Aliás, é bem provável que todos os games de luta da SNK surgiram do Street Smart (e fazem parte do mesmo universo). Dificilmente, os elementos apresentados nele são coincidências… Certamente, a firma requentou os personagens para os seus jogos subsequentes. Não que isso seja algo ruim, é só um detalhe interessante sobre o título.

Enfim, o Street Smart foi bem recebido pela crítica, apesar da sua jogabilidade, que, apesar de boa, ter sido considerada estranha à primeira vista. Na verdade, é um jogo divertido, apesar de ser ainda muito simples, se comparado com títulos que surgiriam depois.

Eventualmente, o jogo foi portado para o Mega Drive/Genesis (1991). Tal versão foi desenvolvida e lançada pela Treco, com algumas diferenças no gameplay e gráficos em relação à original. Em 2011, o game foi incluído na compilação SNK Arcade Classics Vol 1 (SNK Arcade Classics Vol 0, no Japão) e, em 2019, na coleção SNK 40th Anniversary, que saiu para o PlayStation 4.

Vídeo

O vídeo acima foi feito pelo canal Defenestrando Jogos que, além de mostrar um pouco do gameplay do peculiar título, traz também várias informações sobre o mesmo. Alguns dos dados deste post foram tirados deste vídeo.

Gameplay

O Street Smart é um beat ’em up onde os jogadores (pode ser jogado por dois ao mesmo tempo) podem se movimentar em 8 direções em uma arena, chutando ou socando seus inimigos. Embora o game não conte com nenhum tipo de especial, você pode combinar saltos e chutes para dar uns golpes diferentes, porém não são poderosos. O game inova com um sistema de combo bastante simples, porém, consta que é o primeiro a ter esta funcionalidade.

Os inimigos são bem difíceis de matar. Eles tem muita energia e arrancam muito da sua.

Ao contrário da maioria dos jogos deste gênero, os personagens lutam em uma arena fechada, com o jogador podendo escolher entre o veloz Karate-Man (que parece com o Takuma, do Art of Fighting) e o fortão Wrestler (que parece com o Terry Bogard, do Fatal Fury).

O seu multiplayer é cooperativo, na hora que um segundo personagem entra no jogo. A partir daí, tem os dois enfrentando dois uma dupla de oponentes e depois se enfrentando, na Grudge Match, pra determinar quem vai ganhar pontos e vidas de bônus. A diferença é que os dois jogadores podem continuar assim até o fim do game, se enfrentando depois das lutas contra o computador mas sem dar game over pro perdedor.

Oponentes

  • “Slippery” Sam Santana (38 anos; 205 lb*);
  • “Tiptoes” Tommy (45 anos; 310 lb);
  • Jake “The Wrench” (40 anos; 185 lb);
  • Larry “Legbreaker” Lubinski (19 anos; 220 lb);
  • Antonio “Crybaby” Palermo (25 anos; 265 lb);
  • Mike “The Muscle” McDermit (30 anos; 290 lb);
  • Bobby Brown (21 anos; 175 lb).

*1 kg = 2.20462 lb

Curiosidades

  • Street Smart foi uma tentativa da SNK de responder o Street Fighter, da Capcom.
  • Em novembro de 1989, a revista Computer and Video Games (CVG) deu 80/100 no jogo.
  • A versão americana do game é levemente diferente, contendo a famosa tela “Winners Don’t Use Drugs” (“Vencedores Não Usam Drogas”);
  • Dizem que o Street Smart poderia ter sido um grande sucesso se tivesse um modo versus em vez de cooperativo para dois jogadores, até porque não haviam muitos concorrentes do gênero naquela época. Quando o Street Fighter II: The World Warrior foi lançado, as máquinas do Street Smart foram todas convertidas para este game.
  • O game só era distribuído em kits, não existiram máquinas dedicadas dele.
  • Alguns consideram o Player 1 do Street Smart parecido com um jovem Takuma Sakazi, quem depois aparece nas séries Art of Fighting e King of Fighters, embora a SNK jamais tenha confirmado isso.
  • Tem um velho no fundo que parece bastante com o Mestre Kame do Dragon Ball.
  • A musica da primeira fase do Street Smart que foi reusada no Fatal Fury: King of Fighters em um combate para dois jogadores.

Equipe de desenvolvimento

  • Chefe: Eikichi Kawasaki.
  • Chefe 2: Mr. Hasegawa.
  • Programadores: Konny e Fujimoto.
  • Som: Tarkun.
  • Produtor: Akira Goto.
  • Designer Líder: Isuka Michi.
  • Designers: Kamada, Ishimoto, Tomoni. M, Sick Of, Mitsuzo, Miyoshi e Asako.
  • Hardware: Koike.

Screenshots e imagens diversas

http://twitter.com/RetroGameGeeks/status/1353650662442233857

Detalhes técnicos

  • ID de Jogo: A8007 ‘S2’
  • CPU Principal: Motorola 68000 (@ 10 Mhz)
  • CPU de Som: Zilog Z80 (@ 4 Mhz)
  • Chipes de Som: YM3812 (@ 4 Mhz), UPD7759 (@ 640 Khz)
  • Jogadores: 2
  • Direcional: manete de 8 direções
  • Botões: 3
  • Este game é compatível com JAMMA e, considerando o hardware original, requer um gabinete com um monitor horizontal.

Mais informações e jogos de luta

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