Two Crude

Dois brutamontes devem derrotar uma gangue de marginais que invadiu New York.


30 de junho de 2020

Two Crude, também conhecido como Crude Buster no Japão, é um jogo que combina plataforma e beat ’em up onde dois brigadores de rua têm de retomar o controle de uma Nova Iorque em ruínas. Foi desenvolvido e publicado pela Data East e lançado inicialmente em março de 1990, aos fliperamas.

No dia 28 de fevereiro de 1992, o jogo saiu para o Mega Drive sobo título Two Crude Dudes. Além disto, consta que o título é parte da coletânea Data East Arcade Classics para Wii (19/02/10) e foi portado para o Switch também, em 05 de julho de 2018.

Considerado sucessor espiritual do Bad Dudes vs. DragonNinja, o Two Crude foi bem recebido pela crítica em ambas as suas versões dos anos 90. Lembro que ouve muita falação a respeito deste título em seu port de Mega Drive nas revistas especializadas da época. De fato, é um jogo bastante divertido e bem humorado que conta com bons gráficos, temática maneira e trilha sonora, mas, por algum motivo, não é tão lembrado como deveria ser.

Vídeos

Acima, temos o Two Crude Dudes, o game em sua versão de Mega Drive, sendo defenestrado pelo Celso Affini em seu canal. O vídeo é bacana e mostra o game sendo zerado.

Já o vídeo anterior é um detonado do Crude Buster, a versão japonesa do game, feito pelo canal World of Longplays. Nesse, não tem comentários, só jogatina.

Enredo

O ano é 2010 e Nova Iorque foi devastada por um ataque nuclear de origem desconhecida. Vinte anos depois, quando as máquinas e engenheiros mal começam a reconstruir a cidade, uma gangue chamada “Big Valley” invade e toma o controle de New York. Como resposta, o governo americano convocam os dois únicos homens capazes de entrar na cidade e derrotar os marginais, os quais possuem muitas armas, veículos, mutantes e até mortos-vivos ao seu lado. Estes dois brutamontes são os CRUDE DUDES, e é claro que serão muito bem pagos por este trabalho.

Gameplay

Gameplay do Two Crude é essencialmente o do Bad Dudes vs. DragonNinja, focado no beat ’em up e com chefões no final de cada fase. Os jogadores controlam os personagens que podem saltar, esquivar e atacar enquanto tentam avançar por hordas de inimigos, que podem ser até lobisomens, esqueletos e corcundas.

Como os protagonistas são a maromba purinha, conseguem carregar objetos pesados, como carros, semáforos e os próprios inimigos para usar como armas. No modo de duas pessoas, também é possível levantar o companheiro para usá-lo como um projétil.

Cada jogador tem uma barra de energia que diminui cada vez que são atingidos. Alguns inimigos podem agarrar os heróis e drenar suas vidas. Se perde uma vida quando sua barra de energia chega a zero. Se o último ataque que um jogador receber é uma explosão ou chamas, ele cai no chão queimado.

A barra de vida pode ser totalmente recarregada entre os estágios em uma cena mostrando o(s) Crude Dude(s) detonando uma máquina de “Power Cola” pra dropar refrigerantes que aumentam a energia. Estas máquinas também aparecem na maioria das fases como pontos para você se recuperar.

Curiosidades

  • O port de Mega Drive/Genesis do game, Two Crude Dudes, foi desenvolvido pela ISCO/Opera House.
  • A versão de Mega do Two Crude na Terra do Sol Nascente permaneceu com o mesmo nome com o qual o jogo original foi lançado naquele país: Crude Buster (クルード バスター).
  • O nome completo do título no Switch do jogo ficou sendo Johnny Turbo’s Arcade: Two Crude Dudes.
  • A versão de arcade foi posteriormente incluída na compilação Data East Arcade Classics, junto com outros jogos da Data East comprados pela G-Mode após a falência dessa firma.
  • A Pony Canyon/Scitron lançou, no dia 21 de agosto de 1990, um álbum com a trilha sonora deste jogo (Crude Buster, Midnight Resistance – PCCB-00039) com edição limitada.
  • Em junho de 1990, a revista Computer and Video Games (CVG) pontuou o game com 95/100.
  • Em 1998, a All Game Guide deu 3 de 5 estrelas ao título.

Informações técnicas

  • ID de Jogo: MAB;
  • CPU Principal: Motorola 68000 (@ 12 MHz);
  • CPU de Som: Hudson Soft HuC6280 (@ 8.055 MHz);
  • Chip de som: YM2203 (@ 4.0275 MHz), YM2151 (@ 3.58 MHz), (2x) OKI6295 (@ 15.255 Khz);
  • Jogadores: 2;
  • Controles: manete de 8 direções;
  • Botões: 3.

Equipe de desenvolvimento

  • Designer de game: Akira Ohtami;
  • Programadores: Takaaki Inowe e Souichi Akiyama;
  • Designers de Personagens: Kazumi Minagawa, Sonomi Nagao, Yoshinari Kaihou, Eiko Kurihara, Shintoku Ohe, Shinji Noda, Chie Kitahara, Hitomi Fujiwara, Chika Shamoto e Kazumi Enomoto;
  • Designers de Fundo: Masanori Tokoro, Kazunori Hashimoto, Atsushi Kaneko, Shuichi Togashi, Masayuki Inoshita, Inochi Kawamura, Mika Yamaguchi e Tomoo Adachi;
  • Designers de Exterior: Masayuki Kawaguchi, Hiroshi Kadode, Uzzy, Seiji Koyanagi e Masahiko Tezuka;
  • Som Azusa Hara (Asha), Hiroaki Yoshida (MARO) e Tatsuya Kinouchi (Kiwch);
  • Hard: Masami Ohki;
  • Vozes: Fred Young;
  • Conselheiro: Joe Kaminkow;
  • Líder de Projeto: Iwao Horita.

Screenshots

As screenshots acima foram tiradas da versão de arcade do Two Crude/Crude Busters e ampliadas.

Mais Two Crude e beat ’em up

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!