Golden Axe Returns

Golden Axe Returns é um fangame estilo beat 'em up cujos eventos situam-se depois do Golden Axe 3 e antes do Golden Axe: Revenge of Death Adder. Mantém o DNA da série, mas traz novidades.

20 de janeiro de 2023

Golden Axe Returns é um jogo de luta não oficial para Windows e Android da clássica franquia de fantasia medieval da Sega que estreou em 1989. Foi desenvolvido pelo ZVitor e lançado inicialmente em 17 de janeiro de 2023.

Este beat ’em up inequivocamente mantém o DNA do Golden Axe – o que se vê numa agradabilíssima pixel art (não apenas a Tyris Flare), mecânicas, músicas e fases – mas adiciona algumas novidades na jogabilidade, como a capacidade de trocar de armas. Além disso, reúne protagonistas de vários jogos da série.

O Golden Axe Returns é mais um consistente fangame produzido gratuitamente pelo ZVitor que dá pra notar a qualidade logo de cara. É especialmente recomendado para quem gosta da franquia original e de beat ’em ups medievais, mas qualquer um que aprecie um bom trabalho independente e retrô deveria experimentar.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial do Golden Axe Returns. Foi lançado junto com o download do game.

Já o vídeo anterior é dedicado à Tyris Flare e mostra parte da gameplay com ela.

Gameplay

O Golden Axe Returns é um jogo desenvolvido por fã de luta estilo beat ’em up cujos eventos situam-se depois do Golden Axe 3 e antes do Golden Axe: Revenge of Death Adder. Como supracitado, a jogabilidade básica não foge do estabelecido pelos jogos oficiais da Sega, com personagens que enfrentam uma grande quantidade e variedade de inimigos e possuem armas de combate melee, magias próprias fortalecidas com poções azuis, a capacidade de combinar golpes e usar montarias etc. Tem também os ladrãozinhos que dropam energia e magia em certas áreas da partida e tal. É bem familiar até pra quem só conhece a fundo o primeiro jogo da franquia, embora um pouco mais acelerado.

As novidades mais marcantes que notei até agora são a capacidade de trocar a arma inicial por outras encontradas através das fases, a possibilidade de escolher o caminho da partida e o golpe especial que não gasta energia executado ao pressionar salto e ataque simultaneamente ou baixo e frente + ataque. Este especial varia pra cada arma empulhada pelo jogador, e pode ser diferente também dependendo de qual personagem a está usando. Dá para usar este golpe sem armas também.

As fases também seguem o arroz com feijão do Golden Axe, inclusive com pelo menos uma sendo remake do primeiro estágio do game original, apresentando alguns toques inéditos para dar uma renovada no esquema. Há também a possibilidade de jogo cooperativo no mesmo PC para até quatro pessoas, suporte a controles, níveis de dificuldade, combinar golpes (inclusive limitadamente no ar) e um esquema arcade, com créditos e vidas limitadas. A partir da versão 1.08, por demanda popular, tem também a cravada (do Felipe Dayrell): salto + baixo + ataque. Isso é bom.

Também dito anteriormente, novos personagens jogáveis estão presentes em Golden Axe Returns. Além de Ax Battler, Gilius Thunderhead e Tyris Flare – os três originais – temos Kain, Chronos, Sara, Trix, Proud, Droa e King Eve. São 10 no total, pelo menos na versão mais recente até o momento (1.07).

História

Em tempos antigos, os deus baniram os gigantes da Terra. Eles afiaram uma arma, o Golden Axe, um lendário e poderoso artefato para que os humanos pudessem se defender caso os gigantes retornassem. Entretanto, um descendente dos gigantes sobreviventes, Death Adder, enganou os humanos e roubou o machado, dando início a uma era das trevas.

Três heróis que tiveram seus parentes assassinados por Death Adder se reuniram e conseguiram derrotá-lo. O Machado Dourado agora estava seguro com o Rei.

A paz não durou muito quando um novo descendente emergiu. Dark Guld desejava tomar posse do Machado para que pudesse governar todo o reino com seu poder, mas os bravos heróis conseguiram derrotá-lo também e levar o artefato novamente para a segurança.

O Rei percebeu que não seria capaz de manter o Machado a salvo em seu castelo, então enviou Gillius, um dos heróis, em uma jornada para devolver a arma aos deuses. Damned Hellstrike sentiu o poder do artefato e viu exatamente onde os outros portadores falharam. Primeiro, aprisionou os outros campeões que derrotaram os descendentes dos gigantes. Depois, emboscou Gillius em seu caminho e drenou sua vitalidade para não ter como o anão reagir. Hellstrike tornou-se assim o terceiro lorde do caos em posse do Machado Dourado, sendo assim capaz de expandir seu domínio através do mundo dos mortos e amaldiçoar as terras.

Em suas últimas forças, Gillius libertou novos heróis que poderiam salvar o Reino da morte e destruição. O plano foi bem sucedido, e Hellstrick foi banido. O Reino agora tinha novos heróis para salvaguardar a paz, e os antigos campeões foram também soltos do cativeiro. O Rei tomou para si a responsabilidade de manter a segurança do Golden Axe. Os deuses recompensaram Gillius por seu sacrifício e restauraram sua vitalidade e força.

Estes eventos foram sucedidos por um período de paz, até agora…

Curiosidades

  • O Golden Axe Returns foi desenvolvido com o engine OpenBOR.
  • Como não poderia faltar num bom beat ’em up desenvolvido por fãs, vários recursos (sprites de inimigos e pick-ups, efeitos sonoros, músicas, planos de fundo etc.) foram ripados de outros jogos. Notei vários da Capcom, como Cadillacs and Dinosaurs e Knights of the Round. E você? Deixe aí nos comentários quais conseguiu identificar!
  • O Golden Axe Returns conta com uma canção chamada “Final Boss”, que é de autoria de Ecidemon.

Screenshots

Sobre o download

O Golden Axe Returns é um fangame gratuito (freeware) que pode ser baixado para Windows, em inglês, em nosso link de download. Para Android, versão em português e links alternativos, consulte a página oficial.

Idiomas: o jogo conta com versões em inglês e português.

Mais informações e Golden Axe

autor, site, canal ou publisher ZVitor tamanho 134 MB licençaFreeware sistemas operacionais compativeisWindows download link DOWNLOAD

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!