MetaDoom: todos os Dooms em um só

MetaDoom é um mishmash de todas as versões do Doom desenvolvido pelo Kinsie como um mod para o clássico FPS da id Software. Conta com uma variedade de armas e itens tirados de várias edições do Doom ou inspirados nelas.


22 de setembro de 2016

MetaDoom é um “mishmash” de todas as versões do Doom desenvolvido pelo Kinsie como um mod para o clássico FPS da id Software que conta conta com uma variedade de armas e itens tirados de várias edições do Doom ou inspirados nelas.

Além do Doom, Doom II, Doom 64, Doom 3 e Doom 2016, o MetaDoom conta com elementos dos RPGs e até do Doom Press Release Beta, apresentando seu sistema de pontuação e o tiro de sua BFG como o secundário da arma deste mod. Estes foram os que eu reconheci logo de cara, mas tem mais.

Alguns monstros sofreram algumas modificações, embora nada muito radical. Tem uma versão demoníaca daquele cachorrinho do Wolfenstein 3D que pode ser laçada com um item e usado contra os inimigos, seja usando ele para mordê-los ou arremessando-o, a fim de explodir os demônios.

Conta também com 6 níveis de dificuldade, um a mais do que o padrão, sendo o mais difícil o Ultra-Nightmare. Este, além de tudo, só permite você a morrer uma vez por jogo, sendo uma espécie de modo hardcore do mod.

Vídeos

Acima, temos o showcase da primeira versão do MetaDoom que jogamos e que apresenta o mod de modo geral.

Equipamento

Esta lista de equipamentos foi feita quando o mod estava em sua versão v1.1 “Slayer”. Ela deve ser alterada e expandida, de acordo com o criador do projeto.

Arsenal Básico

  • EMG Sidearm – É a pistola do Doom 4, com munição ilimitada, mas com a lanterna do Doom 3, que é ativada se usar o tiro secundário.
  • Chainsaw – A boa e velha serra elétrica. Enviada para Marte por engano, ela oferece dois modos de ataque. O primário ataca de frente, como se fosse uma lança. O secundário já ataca tentando fatiar, o que pode, potencialmente, destruir vários inimigos mais fracos de uma vez, embora deixando o Doomguy meio vulnerável.
  • Combat Shotgun – A escopeta do Doom 64 com um tiro secundário explosivo que pode infligir dano ao jogador se ele não ficar esperto.
  • Super Shotgun – A doce e querida escopeta de dois canos. Funciona praticamente do mesmo jeito que no Doom 2.
  • Assault Rifle – Rifle de assalto padrão das forças de segurança da UAC que é eficiente em qualquer distância e tem um tiro secundário que manda micro foguetes.
  • Rocket Launcher – O lança-foguetes do Doom clássico que recebeu um interessante upgrade: se você lançar o projétil, pressione o botão de tiro secundário que ele falar o foguete explodir em pleno ar.
  • Plasma Rifle – Funciona quase como o rifle de plasma original, só que quando ele fica suficientemente aquecido (umas barras que aparecem na arma) se você aperta o botão de tiro secundário, ele lança as bolhas de plasma em 360 graus. Isso é útil para limpar salas dos monstros.
  • BFG 9000 – Usando o visual do Doom 4, a BFG tem dois modos de tiro. O primeiro parece com o padrão, mas da bola de plasma sai aqueles raiozinhos que matam/atacam os monstros quando passa por eles. O secundário é similar à BFG do Doom Press Release Beta, como já falamos acima.

Armamento Alternativo

  • Holy Water Pistol – As pesquisas da UAC descobriram que se você pegar uma pistola d’água de brinquedo e encher de água benta, e atirar com ela nos demônios e zumbis possuídos, você vai infligir dano a eles. Nada mais justo. Ela é recarregável se você passar em cima de água ou de líquido radioativo e, se usada com o botão de tiro secundário, recarrega sua energia.
  • Fire Axe – Um machado de bombeiro que mata os zumbis de primeira e faz eles droparem health. Ele também destrói os barris de nukage sem explodi-los, o que pode ser útil.
  • Chaingun – Usa o visual da chaingun do Doom 64 e demora um pouco pra começar a atirar, mas funcionando normalmente depois disso. Se usada com o botão secundário, ela se transforma num torreão similar ao do Doom 4 (ou a chaingun com os upgrades do Doom 4 Doom) e fica com três metrancas giratórias atirando ao mesmo tempo. Isso gasta bastante munição rapidamente.
  • Gauss Cannon – A arma de raios do Doom 4, que atira um poderoso tiro de plasma em alta velocidade com alta precisão. O tiro secundário ativa o scope, para você snipar os inimigos.
  • Fire Extinguisher – É um extintor de incêndio padrão que serve para apagar inimigos em chamas (como as Lost Souls), bolas de fogo, barris flamejantes etc. Se usado com o botão secundário, você joga a espuma em si mesmo, o que é útil se você estiver em chamas.
  • Grenade Launcher – O lança-granadas é uma variação mais leve do Rocket Launcher. Embora ainda sujeitas a ação, as granadas arremessadas por ele podem ir mais longe do que quando lançadas com as mãos, podendo infligir grande dano à longa distância.
  • The Unmaker – Uma misteriosa arma de origem demoníaca que transforma cells em rajadas de energia profana.
  • Lightning Gun – Esta arma que parece com aquela do Quake seria um protótipo do Rifle de Plasma que deu errado de um modo interessante. Ela transforma o plasma em um fluxo de energia similar a um raio que serve para atacar os inimigos a uma média distância. Conta com tiro alternativo que lança uma bola de energia instável que deixa os inimigos atordoados, se atingidos com ela.
  • Soul Cube – Trata-se de um estranho dispositivo desenvolvido por uma espécie alienígena já extinta. Uma vez que o jogador tenha ela em sua posse, os inimigos podem dropar orbes de energia espiritual. Se cinco destas orbes forem recolhidas e você atacar um inimigo com a Soul Cube, ele vai dropar uma enorme quantidade de energia e munição.

Itens

  • Hand Grenade – A granada comum que explode depois de quicar um pouco nas superfícies.
  • Tesla Rocket – Ao invés de arremessado como uma granada, este foguete é ativado com as mãos, voando lentamente para frente e atacando os inimigos com eletricidade.
  • Shield Wall – Este item cria uma barreira de energia no lugar que ele cai, quando arremessado. Esta barreira dura por alguns segundos e bloqueia tanto os ataques dos inimigos quanto os seus.
  • Dog Collar – Se este item atinge um inimigo da classe Hellhound, você poderá usar este monstro como arma de combate corpo a corpo. O ataque primário, então, vira uma mordida que faz o inimigo dropar armor e o secundário o arremessa contra os inimigos, fazendo-o explodir com o impacto.
  • Hologram – Cria um holograma do usuário que provoca e engana os inimigos. É ativado no lugar em que impacta o chão.

Screenshots

Compatibilidade

A partir da versão 3.0, o MetaDoom só funciona com o GZDoom 2.4 ou as versões estáveis mais novas deste port. Testamos o mod com os IWADs do Doom II, Ultimate Doom, Final Doom e as duas phases do Freedoom e parece que funfa de boa com elas.

Mais MetaDoom

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