Iron Bound

Ação run and gun acelerada inspirada em Guyver, MD Geist, Turrican e Alien Soldier pra Doom.


26 de fevereiro de 2022

Iron Bound é um mod para Doom onde um ciborgue renegado usa armas diversas e uma ágil lâmina de energia para combater mutantes que estão assassinando a humanidade. Foi desenvolvido por HorrorMovieRei e lançado originalmente em 5 de julho de 2021.

Um interessante e original trabalho, o Iron Bound traz novos HUD (inclusive um de capacete muito bonito), monstros, armas, mecânicas, opções (inclui morte tipo Contra ou com gore), fontes, introdução e gráficos. Conta também com um visual agradável, com estilo retrô e gráficos em pixel art, recursos usados de forma bastante consistente, efeitos sonoros nostálgicos e ação acelerada.

Segundo o desenvolvedor, o Iron Bound foi inspirado em OVAs anime super violentas, como The Guyver: Bio-Booster Armor (1989) e MD Geist (1986), e jogos antigos do tipo run and gun, como Turrican (1990) e Alien Soldier (1995).

Vídeos

No 109º Combinações do Alberto, joguei o Iron Bound com o Doom 3 for Doom Textures Replacer, Nash’s Gore Mod, Tilt++, Universal Weapon Sway, Doom Liquid Textures Pack, Bloom Boost, SBrightmaps e Just Another Station.

Acima, temos o trailer teaser do Iron Bound.

Enredo

No ano 20XX, cientistas descobrem uma célula alienígena em um asteroide que entrou em nosso sistema solar. Vários testes são realizados na biomassa, com a pesquisa revelando surpreendentes vastas capacidades regenerativas e capacidade de se ligar e controlar peças de tecnologia por meio de sinais elétricos. Logo, o governo se envolve com a intenção de transformar estranha anomalia biológica em arma.

O projeto POLARIS é iniciado, com o objetivo de desenvolver um biorreplicador gigante capaz de criar um número infinito de super soldados usando o DNA da célula alienígena como base. No entanto, assim que a máquina fica online, a célula alienígena rapidamente ignora todas as falhas de segurança e assume o controle da IA, fazendo com que os soldados mutantes recém-criados matem humanos indiscriminadamente.

Uma guerra sangrenta é travada por uma década, mas os mutantes continuam chegando em massa, um exército sem fim de carne e metal retorcidos. A humanidade é dizimada e os sobreviventes acabam tendo que buscar refúgio no subsolo.

Entretanto, em algum lugar em um bunker militar abandonado, um guerreiro esquecido está em êxtase. Codinome “SHURA”, uma tentativa anterior de criar um super soldado. Um homem ciborgue imbuído de poderes assustadores, foi desativado por ir contra as ordens de seus superiores. Sua força é capaz de conquistar exércitos inteiros sozinho, e assim os generais optaram por desativá-lo, com medo do que poderia acontecer se ele se rebelasse contra suas ordens antiéticas.

Os mutantes acabam desenterrando a clamara de êxtase de Shura, e ele é libertado. Sentindo imediatamente sente a maldade dentro desses monstros, o ciborgue recupera o Ionic Reaver, sua poderosa lâmina de energia, e os mata sem muito esforço. Determinado a descobrir o que está acontecendo, Shura parte em uma jornada para destruir todas as abominações que vagam pelo nosso planeta e libertar a humanidade.

Armas

A lista de armamento abaixo foi feita considerando a versão 0.8.1 do Iron Bound:

  • Ionic Reaver – Sua lâmina de energia velha de guerra. Esta ágil arma pode cortar escudos e destruir projéteis. É usada a qualquer momento pressionando sua tecla de disparo alternativo e tem um alcance relativamente grande para uma arma de combate melee. Me amarrei nela.
  • Burst-shot – Arma inicial. Um rifle pesado que dispara em rajadas de 3 tiros e tem grande precisão.
  • Spread Shot – Escopeta que dispara 9 projéteis em um padrão hexagonal não muito espalhado. Bom para combate perto a meia distância.
  • Starblazer – Escopeta de cano duplo com um mecanismo único que permite disparar chumbo grosso como bolas de fogo superaquecidas. A desvantagem é que os projéteis perdem totalmente a eficiência a longas distâncias, mas são capazes de quicar em superfícies sólidas.
  • Machine gun – Uma metranca rotativa pesada que dispara várias balas em grande escala. Ótimo para lidar com multidões de inimigos mais fracos ou atordoar os maiores. Cuidado com o consumo excessivo de munição.
  • Fire Mortar – Este canhão pode disparar bolas explosivas de napalm à curta distância. A explosão que se segue incendiará tudo o que for pego em seu raio, queimando lentamente os sobreviventes como se fossem batatas-fritas. Esta arma tem splash damage e, portanto, não deve ser usada de perto.
  • Missile Launcher – Esta arma especializada em mísseis teleguiados capacidade de retorno se o gatilho for pressionado. No entanto, ainda pode disparar mísseis não guiados se apenas tocar o botão de ataque. Esta arma não causa dano no jogador, independente da distância.
  • Laser Lance – Arma de energia que dispara um dardo poderoso que pode penetrar tanto escudos físicos quanto de energia, além de dilacerar diretamente inimigos mais fracos. Segure o botão de ataque para carregar o disparo. Quanto mais tempo carregar, mais rápido o projétil será. Na carga máxima, ele se comportará mais ou menos como um canhão elétrico.
  • Fission Cannon – Esta arma nuclear pode disparar um projétil devastador que irradia todos que se aproximam dela. Uma vez que o projétil colidir com qualquer coisa, todas as criaturas irradiadas serão aniquiladas de dentro pra fora. Mata instantaneamente todos, exceto os do mais alto escalão de mutantes…

Inimigos

A lista de monstros abaixo foi feita considerando a versão 0.8.1 do Iron Bound:

  • Bio-Mechanoid Soldiers – Como você, são ciborgues humanos, embora muito inferiores em durabilidade e proeza de combate. Existem três tipos: armados com tiro de rajada, equipados com espingardas, e o grande, que pode disparar continuamente. Substituem o Zombieman, Shotgun Guy e o Heavy Weapon Dude, respectivamente.
  • Salamander – Polaris tentou criar o próximo passo na evolução humana: esses humanóides musculosos têm ossos metálicos, alguns dos quais se projetam para fora do corpo em pontas afiadas. Também são ágeis e podem aquecer seus corpos o suficiente para criar e arremessar pequenas bolas de fogo. Substituem o Imp.
  • Cyber-hound – Dentes afiados e pernas cibernéticas poderosas permitem que essas feras saltem a grandes distâncias e mastiguem suas vítimas em segundos. Substituem o Demon (Pinky).
  • Parascum – Uma criatura carnuda parecida com um verme que gosta de se esconder em áreas escuras. Seu corpo desenvolveu a capacidade de ficar quase totalmente invisível ao perseguir a presa, mostrando-se apenas ao desferir o golpe mortal. Se feridos durante uma caçada, rapidamente se tornarão invisíveis novamente e fugirão, na esperança de repelir seu atacante. Substituem o Spectre.
  • Welder – Grandes trabalhadores humanóides encarregados de soldar e reparar várias estruturas para ajudar os biomecanóides. Seus maçaricos também podem lançar bolas de fogo ou pulverizar a curtas distâncias com pequenas gotículas flamejantes. Tenha cuidado ao enfrentar esses monstros de perto, pois o tanque de soldagem em suas costas é altamente volátil e propenso a explosões, especialmente quando queimados pelo Fire Mortar. Substitui o Revenant.
  • Paladin – Parte homem, parte leão, total máquina assassina. Tem um lançador de granadas preso ao braço e também carrega um escudo que pode ser usado tanto para defesa quanto para disparar tiros de energia. Use o Ionic Reaver ou o Laser Lance para romper sua defesa. Substitui o Hell Knight.
  • Terminator – Ciborgue enorme com todo um arsenal de armas à sua disposição. Sua metralhadora, suas bombas de plasma e seu blaster de energia pesada fazem deste gigante uma ameaça formidável. Substitui o Baron of Hell.
  • Neuromancer – Polaris criou esses demônios psíquicos para atuar como tropas de reconhecimento, usando seus cérebros superiores para estudar as táticas humanas. Em combate, podem produzir escudos de energia psíquica e disparar barragens de plasma continuamente para suprimir o inimigo. Seus escudos de energia, no entanto, não são indestrutíveis, podendo ser destruídos com qualquer arma, sendo particularmente vulneráveis à Ionic Reaver. Uma vez que seu escudo é quebrado, ficam atordoados por vários segundos enquanto suas mentes lutam para se recuperar do coice psíquico. Substituem a Arachnotron.
  • Engineer – Junto com o Welder, auxiliam na construção de novas estruturas, máquinas e bases para os biomecanóides. Seus braços são substituídos por ferramentas de energia que podem ser usadas como armas, disparando eletricidade em várias direções e saturando rapidamente a área. Substitui o Mancubus.
  • FleshGrowth – Um saco enorme e bulboso de carne mutante. Vários olhos, ossos, braços e outros apêndices indescritíveis e deformados pendem de seu corpo, todos pontuados por uma enorme boca aberta no centro. A criatura mal consegue controlar sua regeneração desenfreada e, portanto, recorre a expelir excesso de carne na forma de crias de carne, ou vermes (boreworms). Parece algo lovecraftiano e substitui o Pain Elemental.
  • Flesh Spawns and Boreworms – Cria do FleshGrowth, Flesh Spawn é uma bolha de carne voadora que pode vomitar projéteis fracos sobre seu alvo. Estas monstruosidades semelhantes a cobras gostam de pular e sugar o sangue dos humanos, mas felizmente são fracas. Substituem a Lost Soul.
  • Scouts – Soldados biomecânicos montados em transportes de combate voadores. O veículo está armado com dois lasers que podem ser disparados em rápida sucessão. Fique alerta, pois mesmo depois de derrubar um desses veículos, o piloto ainda pode sobreviver ao acidente e continuar te enchendo o saco. Substitui o Cacodemon.
  • Flesh Wizard – Mestre de tudo o que é carne e respiração, este mutante nojento pode ser melhor descrito como o que aconteceria se um humano se derretesse como uma vela de cera. São capazes de derreter no chão e reformar seus corpos em diferentes locais, apenas para bombardear humanos desprevenidos com uma enxurrada de crias de carne. O Flesh Spawns que ele produz pode ser abatido no meio do vôo com qualquer arma, no entanto, o Laser Lance é a melhor opção, pois pode fatiá-los diretamente. Substitui o Arch-Vile.
  • Onslaughter – A unidade mais pesada nas fileiras mutantes. Armado com um lançador de foguetes, um martelo gigante e obuses nos ombros, Onslaughter foi projetado para destruir cidades inteiras e massacrar veículos armados. Ao lidar com esses gigantes, é melhor manter distância, não apenas para manobrar melhor em torno de seus foguetes, mas para ficar fora do alcance de seu martelo pesado que pode enviar uma onda de choque altamente destrutiva ao seu redor. Se travarem as miras em você a qualquer momento durante a batalha (o que é indicado na tela), é melhor correr para se proteger, pois o monstro está prestes a disparar seus obuses gêmeos altamente destrutivos. Substitui o Cyberdemon.
  • Demolisher – Estes cérebros enormes sobre pernas são armados com metralhadoras gêmeas e seu próprio canhão de fissão. São os altos generais dos Biomecanóides, respondendo apenas ao próprio Polaris. Estão sempre cercados por pequenos drones que o protegem com uma poderosa barreira de energia que não pode ser perfurada ou contornada por nenhuma arma conhecida, nem mesmo seu Ionic Reaver! Para danificar o Demolisher, primeiro destrua seus drones protetores que flutuam ao redor de sua cabeça. Tenha cuidado, pois os próprios drones podem disparar lasers, enquanto o Demolisher despeja chumbo grosso. Uma vez desprotegido, o Demolisher começará a alternar entre suas metralhadoras e o canhão de fissão. Boa sorte contra esse bicho que substitui a Spider Mastermind.
  • Wolfenstein SS – Sim, ele não foi substituído por padrão, mas se você mexer no Options, aparecem uns macacos no lugar dele.

Itens

A lista de pick-ups abaixo foi feita considerando a versão 0.8.1 do Iron Bound:

  • Cristais de Health e Armor – Cada um dá 1 ponto do seu respectivo stats.
  • Hearts – Corações pequenos curam 10 pontos de health (saúde) e corações grandes curam 25.
  • Life Bubble – Vidinha extra. Depois de sofrer dano mortal em batalha, sua saúde será restaurada para 100. Se pode acumular até três desta bolha a qualquer momento.
  • Health Tank
  • Buckler Shield – Estende/restaura sua saúde em 50 pontos e regenera armor (armadura) totalmente. A saúde pode ser estendida até um máximo de 300 pontos.
  • Heater Shield – 50 pontos de escudo. Bloqueia totalmente o dano enquanto empunhada.
  • Reinforced Boots – Protegerá seus pés enquanto o usar. Ficar em pisos que causam dano reduzira sua integridade até que a bota se quebre completamente.
  • Ammo boxes – Você pode encontrar esses cubos mecânicos flutuantes às vezes. Acerte-os com sua espada ou qualquer outra arma para dropar munição e outras coisas interessantes. Esta é a única maneira de adquirir cargas adicionais de Fission Cannon.
  • Defensive Drone – Circulará ao seu redor, oferecendo proteção. Também irá disparar blasters muito fracos quando o jogador atacar. Ainda não implementado.
  • Reaver Overcharger – Irá imbuir sua espada com poder extra, ondas de corte voadoras, até o fim do estágio. Ainda não implementado.
  • Armor Overcharger – Também chamado de “Avenging Angel mode”, mete um overdrive no seu corpo cibernético. Enquanto estiver sobrecarregado, você receberá velocidade e potência aprimoradas e ficará completamente imune a todos os danos. Quando o power-up acabar, o excesso de energia restante será expulso na forma de uma onda de choque que atordoa os inimigos. Ainda não implementado.

Curiosidades

  • Tenho quase certeza absoluta que o Iron Bound usa alguns recursos do Tyrian, como efeitos sonoros e alguns sprites.
  • Como era de se esperar, o mod usa assets de outros jogos também, inclusive do Freedoom.
  • O autor afirma que o Iron Bound é o resultado de sucesso de um desejo antigo de criar um mod aos moldes de run and guns dos anos 90, sendo que uma das primeiras tentativas acabou se tornando o Dude the 4th.

Screenshots

Compatibilidade

Rodei o Iron Bound v0.8.1 aqui no GZDoom 4.7.1 com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, The Ultimate Doom, Final Doom e Freedoom, e parece que roda de boa com tudo isso.

Lembrando que, a não ser que expressamente mencionado, as informações da seção “Compatibilidade” em nosso site não são os limites de cada mod, e sim o que garantimos que funciona. O PWAD roda com outras coisas, como alguns pacotes de monstros (tem um exemplo nos vídeos). Enfim, testa aí e me fala.

Mais informações e mods para Doom

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