Ghostrunner

Combate violento, ritmo acelerado, ficção científica, temas pós-apocalípticos e arcologias.


11 de abril de 2024

Ghostrunner é um jogo de ação e plataforma cyberpunk em primeira pessoa onde um personagem com uma espada e grandes habilidades de movimentação percorre áreas futuristas povoada por perigosos inimigos. Foi desenvolvido por One More Level e Slipgate Ironworks e lançado em 27 de outubro de 2020.

Publicado por 505 Games e All in! Games e disponibilizado para Windows, PlayStation 4, Xbox One, Switch, Luna, PlayStation Now e PlayStation 5, Ghostrunner foi muito bem recebido pela crítica e mercado. Além disto, conta com dezenas de milhares de análises positivas no Steam, é avaliado com 4.6/6 na Epic Store e classificado com 4/5 no GOG.

Uma sequência, Ghostrunner 2, foi lançada em 26 de outubro de 2023.

Vídeos

Acima, encontra-se o trailer oficial de lançamento do Ghostrunner.

Temos também uma análise do GmanLives do game. Em inglês.

Apresentação

Boas-vindas ao futuro. Ele irá matar você.

Ghostrunner proporciona uma experiência de single-player: combate violento em ritmo acelerado e um cenário totalmente original, que combina temas de ficção científica com pós-apocalípticos. O jogo conta a história de um mundo que já chegou ao fim e de seus habitantes, que lutam para sobreviver.

Trata-se de um jogo hardcore do estilo “hack and slash” em primeira pessoa, com ação frenética, ambientado em uma megaestrutura cyberpunk sombria. Escale a Torre Dharma, o último abrigo da humanidade, após uma catástrofe que acabou com o mundo. Trilhe seu caminho da base até o topo, confronte o Mestre das Chaves tirano e vingue-se.

As ruas desta cidade de arranha-céus são cheias de violência. Mara, o Mestre das Chaves, governa com um pulso firme e pouca consideração pela vida humana.

Conforme os recursos diminuem, os fortes se aproveitam dos fracos e o caos ameaça consumir o pouco da ordem que resta. A última batalha decisiva está chegando. Uma última tentativa de acertar as coisas antes que a humanidade chegue à beira da extinção.

Como o espadachim mais avançado que já foi criado, você está sempre em desvantagem numérica, mas nunca é superado. Dilacere seus inimigos com uma katana monomolecular, desvie de balas com seus reflexos sobre-humanos e recorra a diversas técnicas especializadas para triunfar.

A mecânica de matar com um único golpe torna o combate rápido e intenso. Use sua mobilidade superior (e pontos de verificação frequentes!) para, destemidamente, entrar em uma dança sem fim com a morte.

Ghostrunner proporciona uma experiência de jogador solo única: combate violento em ritmo acelerado e um cenário original, que combina temas de ficção científica com pós-apocalípticos. Ele conta a história de um mundo que já chegou ao fim e de seus habitantes, que lutam para sobreviver.

Gameplay

Como Jack the Ghostrunner, o jogador deve atravessar ambientes perigosos correndo, saltando, correndo pelas paredes, agarrando-se e deslizando. O protagonista também encontrará inimigos, que devem ser encarados com cuidado, pois tanto eles quanto o jogador podem ser mortos com um só golpe. Jack pode usar uma mecânica chamada Sensory Boost, que lhe permite desacelerar o tempo e desviar e desviar de balas no ar. À medida em que se avança na história, Jack desbloqueará novas habilidades e atualizações, que podem ser aplicadas usando peças semelhantes a tetrominós em um sistema de grade.

Enredo (com spoilers)

Depois de um cataclismo global não especificado conhecido como Burst (“Explosão), a humanidade está alojada na Dharma Tower (“Torre Dharma”), uma vasta arcologia semelhante a um arranha-céu (tipo aquelas do SimCity 2000).

O Ghostrunner acorda sem nenhuma lembrança, mas recebe a ordem de libertar o Arquiteto (“Architect”), a consciência preservada de Adam que estabeleceu e governou a Torre Dharma e projetou os Ghostrunners, super-humanos tecnologicamente aprimorados que serviram como força de manutenção da paz e policiamento. Mara, a confidente do Arquiteto, o traiu em um golpe que destruiu a maioria das unidades Ghostrunner, e agora ela é conhecida como Keymaster. O Ghostrunner foi descoberto para reparos por um grupo de rebeldes conhecidos como Climbers, embora a revolta tenha sido reprimida pouco antes de o Ghostrunner ser reativado. O Arquiteto atribui a missão de derrotar o Keymaster ao Ghostrunner.

Os sistemas Cybervoid restantes, a rede digital que conecta a Torre Dharma e a base sobre a qual se baseia a inteligência do Arquiteto são todos acessíveis ao Ghostrunner. Como resultado, o Arquiteto é capaz de reparar danos à codificação do Ghostrunner. Zoe, uma Climber sobrevivente, é contatada pelo Ghostrunner ao tentar pedir ajuda. Ela lhe oferece ajuda em sua busca para derrotar o Keymaster. Zoe também dá a ele o apelido de ‘Jack’, que era um pseudônimo que os Climbers usaram ao tentar consertá-lo. Mara desativa os sistemas de filtragem de ar no distrito onde ocorreu o levante, potencialmente causando a morte de todos os residentes do distrito devido à poeira radioativa na atmosfera externa. Para consternação do Arquiteto, Ghostrunner concorda em reinicializar as turbinas a pedido de Zoe.

Para ir à Dharma City, setor de elite da Torre, o Ghostrunner pega o elevador Amida. O Ghostrunner segue para o Repository, um servidor Cybervoid protegido que possui dados pré-Burst, bem como certo conhecimento do Projeto Ghostrunner. Zoe vê uma distorção nos sistemas de monitoramento, que acabam sendo uma réplica dos Ghostrunners construídos por Mara, com quem trabalhou no projeto.

A unidade pega os dados, forçando Ghostrunner a derrotá-los para obter acesso às melhorias. A Keymaster diz ao Arquiteto e sua “fantoche” que assim que o Ghostrunner for derrotado, ela destruirá todos os sistemas Cybervoid sobreviventes, destruindo a inteligência do Arquiteto. O Ghostrunner então segue para o centro de poder do Keymaster, o Core. O Arquiteto sempre despreza a amizade do Ghostrunner com Zoe e vê a obstinação do Ghostrunner como uma falha na arma perfeita do Arquiteto.

Zoe recebe um sinal de socorro enquanto o Ghostrunner atravessa o Core, levando-a a deixar seu local seguro na esperança de resgatar um colega Climber, apesar do aviso do Ghostrunner de que poderia ser uma armadilha. Independentemente disso, ela se despede dele. Keymaster fala diretamente aos cidadãos da Torre, delineando seu objetivo final: mudar invasivamente o corpo humano para permitir sobreviver às condições do Exterior. Os produtos de sua pesquisa são capazes de fazer isso, mas a natureza dos aumentos prejudicaria suas mentes, deixando-os com pouco que pudesse ser chamado de humano.

O Ghostrunner descobre um último servidor Cybervoid e adquire a capacidade de hackear os onipresentes implantes neurais ‘Atma’ de seus oponentes. O Ghostrunner percebe que o Arquiteto tem a habilidade de manipular indivíduos como resultado dessa habilidade, e comenta que o Arquiteto é pior que Mara. Mara reconhece que a única razão pela qual o Ghostrunner teria preservado o setor anterior, em vez de continuar sua jornada para confrontá-la, é porque ele não foi totalmente obediente, e ela tenta convencê-lo de que o Arquiteto nada mais é do que uma máquina louca. Ghostrunner percebe que o Arquiteto está mentindo sobre suas capacidades dentro da Torre quando ele a silencia.

Depois de derrotar Mara, o Arquiteto leva o Ghostrunner para o Cybervoid, já que a força do Arquiteto aumentou quando o Ghostrunner se conectou aos servidores do Cybervoid, com o Arquiteto visando absorver totalmente o Ghostrunner em si mesmo, porque o Ghostrunner agora é independente e senciente. À medida que o objetivo do Adam original e do Arquiteto é revelado como a subjugação completa da humanidade, o Ghostrunner resiste e atravessa a paisagem. O Arquiteto vê isso como uma situação em que todos ganham, enquanto o Ghostrunner acredita que o primeiro golpe de Mara foi correto.

Ghostrunner chega à manifestação do Arquiteto, que o informa que sem ele, o Cybervoid deixaria de existir, matando efetivamente o Ghostrunner. Independentemente disso, o Ghostrunner destrói o Arquiteto e se reintroduz como Jack. O epílogo é narrado por Zoe, que afirma que a humanidade agora está livre para escolher seu próprio destino, livre do delirante Arquiteto e da tirania de Mara. Ela transmite sua gratidão a Jack, que parece ter sido reativado.

Curiosidades

  • O Ghostrunner foi desenvolvido sobre o motor 3D Unreal Engine 4 e e suporta a tecnologia RTX da Nvidia.
  • O jogo foi lançado originalmente para Windows, Xbox One e PlayStation 4. Pra Swtich, saiu em 9 de dezembro de 2020; pra Luna, em 1º de abril de 2021; PlayStation 5, em 28 de setembro de 2021; pra PlayStation Now, em 3 de agosto de 2021.
  • Ghostrunner vendeu mais de 600.000 unidades até maio de 2021. Em setembro de 2023, já havia vendido mais de 2,5 milhões de unidades.
  • O desenvolvedor polonês One More Level trabalhou com a 3D Realms para criar o jogo.
  • Ghostrunner foi anunciado durante a Gamescom 2019. Uma demonstração esteve disponível de 6 a 13 de maio de 2020 no Steam. O jogo recebeu comentários positivos antes de seu lançamento.
  • A Forbes chamou o jogo de uma mistura de Titanfall, Dishonored e Superhot.
  • Já Andy Chalk, da PC Gamer, chamou o jogo de uma mistura entre Mirror’s Edge e Dishonored.
  • ゴーストランナー – Grafia japonesa do título.
  • 고스트러너 – Grafia coreana.

Screenshots

Sobre o download

O Ghostrunner é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC (Windows) nas lojas da Epic, Steam e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última. Para outras plataformas, consulte o site oficial. Existe também uma versão demo gratuita disponível no Steam.

Idiomas

  • Áudio: inglês.
  • Texto: português (Brasil), inglês, francês, italiano, alemão, japonês, polonês, russo, chinês simplificado, espanhol (América Latina), coreano, chinês tradicional, espanhol (Espanha) e ucraniano.

Requerimentos em sistema

Mais

autor, site, canal ou publisher One More Level tamanho 19,5 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows 7/8.1/10 (64-bit) download link DOWNLOAD

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!