Happyland Adventures XMAS Edition

Happyland Adventures XMAS Edition é um joguinho totalmente freeware de Natal muito legal desenvolvido em 2000. Ele é tipo um Super Mario Bros., ou seja, um game de plataforma, mas sem dar cabeçada ou pisada.

19 de novembro de 2008

Happyland Adventures XMAS Edition

Happyland Adventures XMAS Edition é um joguinho totalmente freeware de Natal muito legal desenvolvido em 2000 pela independente Free Lunch Design. Ele é tipo um Super Mario Bros., ou seja, um game de plataforma, mas sem dar cabeçada ou pisada.

Em Happyland Adventures XMAS Edition, o jogador controla uma espécie de cachorrinho e tem que resgatar uns bichinhos pra poder passar de fase e ir pegando umas frutinhas pra ganhar vidas e bônus. O estilo em geral é bem retrô. Os gráficos parecem com vários usados em projetos do Game Maker (creio ser da SpriteLib) e os sons são muito bons também para o tipo de jogo, parecendo um pouco com os de Skunny Kart.

Apesar de ser “amador”, o Happyland Adventure XMAS Edition conta com um editor de mapas que não é difícil de mexer. Pra época em que foi lançado, considerando que é um trabalho independente, isto era bem impressionante, quase profissional.

Pelo o que vi, o Happyland Adventures XMAS Edition foi criado usando a Allegro, uma livraria open source de criação de games. Segundo seu autor, Johan Peitz (design, gráficos e programação), ele também ganhou prêmios no Gamedev e foi agraciado como o jogo com melhor uso da SpriteLib!

O Happyland Adventures XMAS Edition foi introduzido ao nosso Hall da Fama no dia 24 de novembro de 2015!

Vídeos

No 24º episódio da nossa série Velharia, o Facínora jogou e comentou este divertido e agradável jogo, e, devido à sua temática, acabou sendo também o nosso especial de natal de 2018.

Acima, temos um vídeo do canal oficial da Free Lunch Design.

Enredo

É Véspera de Natal e todos os habitantes de Happyland estavam dormindo, antecipando o grande dia. Todo mundo, exceto o Papai Noel, pois os Happylanders que ajudavam-no a fazer os presentes desapareceram pela noite escura. Como eles sobreviveriam? E como as tarefas para o Natal seriam completadas sem ajuda? Percebendo que precisaria de auxílio, Papai Noel convocou então quem salvou a Happyland várias vezes antes… Agora, cabe a este herói ajudar o Papai Noel com o Natal, resgatando os Happylanders enquanto ele faz os presentes, senão este dia santo ficará perdido para sempre!

Gameplay

Como dito acima, o Happyland Adventures XMAS Edition é um jogo de plataforma com um gameplay clássico jump ‘n run combinado com elementos quebra-cabeça. O jogador deve explore as grandes fases do game e coletar várias frutas como bônus, enquanto salva os Happylanders, os bichinhos, e procura por segredos.

Em cada fase, o cachorrinho deve resgatar um certo número de Happylanders mostrado no canto direito da tela, embaixo do timer, para abrir a saída. Se todos os ajudantes forem salvos, os inimigos se transformam em moedas, o que implica em não entrar nas saídas das fases imediatamente, mas procurar mais coisa para fazer e até outras saídas. Cada nível deve ser completado em um tempo máximo, o que é especificado na tela, no timer.

Existem uns velhos sábios que também vivem na Happyland. Converse com eles, pois podem dar dicas importantes. Outra coisa que pode ajudar ao jogador é recolher os itens de bônus: cada 250 garante uma vidinha extra e você pode ver o número de bônus recolhidos no centro do topo da tela. Algumas fases também contem umas esferas mágicas que, quando o jogador pega 5 delas, é revelada a password para acessar a fase atual se ela for completada.

Controles

  • Setinhas: Movimentar
  • X: Saltar
  • Z: Falar
  • F12: Tira screenshots (fica algo como HAPPY???.PCX na pasta do jogo)
  • ESC/Pause: Pausa
  • Os controles podem ser alterados no jogo.

Screenshots

Curiosidades

  • Quando se joga a primeira fase, se escuta a Johann Pachelbel’s Canon como parte da BGM do Happyland Adventures XMAS Edition. A Canon de Pachelbel é uma música clássica que frequentemente aparece em filmes, programas televisivos e compilações musicais de Natal. Ela também é a música título do jogo Might and Magic: Secret Of The Inner Sanctum.

Rodando Happyland XMAS Edition no Windows 7

Não consegui fazer o game rodar direito no Windows 7 64-bit. Dá um problema com as cores e as resoluções, a tela fica piscando e deu uma confusão danada. Restou rodar ele numa maquina virtual, com o VirtualBox. Aí, deu pra jogar de boa, mas garanta que a máquina tenha os seguintes requerimentos mínimos:

  • 8 MB RAM;
  • Placa de vídeo VGA;
  • Joystick (opcional);
  • Placa de som compatível com Sound Blaster (opcional).

Já no Windows 10, por sorte, pelo menos a versão 1.3.1 funcionou de boa, embora na máquina virtual tenha dado uns bugs no som.

Happyland Adventures 1.2

Originalmente, nós disponibilizávamos a versão 1.2 do Happyland Adventures XMAS Edition pois a mais atualizada, a 1.3.1 que, embora já tivesse suporte para tela cheia e resolução 640×480, poderia instalar o Baidu e uma porcaria de toolbar lá no seu sistema. Entretanto, fiz um pacote sem instalador que basta descompactar para jogar no Windows (funcionou suave no 10) e que pode ser baixado aqui ou no link principal do post abaixo.

Entretanto, se você preferir puxar o Happyland Adventures XMAS Edition 1.2, que não funciona em tela cheia e só conta com resolução 320×240, use este link. Ele vem com um instalador que foi feito pela nossa equipe e que também não tem toolbar, adware e nem porcaria nenhuma, e pode ser mais adequado para jogar em Windows antigos, mas talvez precise de alguma gambiarra em sistemas operacionais mais modernos, algo tipo o que foi descrito acima.

Mas se preferir baixar o pacote original do Happyland Adventures XMAS Edition v1.3.1, a que vem com o instalador cheio de bicheira, pode fazê-lo no 4Shared. Mas, tome cuidado a hora de instalar o jogo para não vir também o Baidu e a toolbar inútil. Também, ela não resolve o problema da tela no Windows 7.

O jogo tinha uma versão para iOS, mas não está mais disponível na Apple Store e não consegui mais achar por aí.

Veja também

site ou autor do arquivo Free Lunch Design tamanho do arquivo 957 KB licencaFreeware sistemas operacionais compativeisWindows 9x/NT/2000/ME/Vista/10 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!