Rayman Origins

Rayman Origins é um jogo de plataforma single player e co-op de 2011 que decorre num exuberante universo 22 para explorar, com mais de 100 personagens, 12 universos únicos e mais de 60 níveis repletos de segredos.

14 de dezembro de 2021

Rayman Origins (レイマン オリジン) é um jogo de plataforma, o quarto de sua série e um reboot da mesma, que segue Rayman e seus amigos enquanto combatem Darktoons e outras criaturas do mal que infestaram o mundo onde vivem. Foi desenvolvido pela Ubisoft e lançado em 15 de dezembro de 2011.

Publicado pela própria Ubisoft e disponibilizado para Windows, Mac, Wii, Xbox 360, PlayStation 3, PS Vita e 3DS, o Rayman Origins foi um sucesso estrondoso de crítica, embora isto não tenha se refletido no mercado. Todavia, pelo menos até o momento, o jogo conta com milhares de análises muito positivas no Steam e 4,7/5 no GOG.

Este game gerou ainda uma sequência direta, o Rayman Legends, título lançado em 2013 que mantém o gameplay do Origins, mas traz novos elementos, personagens e um engine gráfico aprimorado. Além disto, em 2012, um jogo de plataforma para dispositivos móveis, Rayman Jungle Run, saiu.

Vídeos

O vídeo acima é um trailer oficial europeu do Rayman Origins.

Temos um outro trailer do game também aqui. A capinha é igual a do outro, mas é outro vídeo. Pode confiar.

Sinopse do enredo

Quando a Clareira dos Sonhos é invadida pelos nefastos Darktoons, o Conselho das Fadas rapidamente convoca Rayman para salvar o dia. Para ajudá-lo, o herói junta-se ao seu melhor amigo Globox e aos dois feiticeiros astutos Teensies. Juntos, a equipe de heróis mais hilariante do mundo precisará restaurar a paz na clareira ou apenas testemunhar o seu amado lar desaparecer como um pesadelo…

Gameplay

O Rayman Origins é um reboot da franquia Rayman e um retorno às raízes de plataforma de rolagem lateral 2D da série. Sua jogabilidade pode ser vista como uma mistura entre Super Mario Bros. e o primeiro Rayman. Muitos dos personagens e inimigos do original aparecem, como Livingstones, Electoons, Betilla e o chapéu do Magicians. Existem também alguns de Rayman 2, como Globox, Teensies e Lums. A atmosfera, entretanto, é diferente do primeiro game e tem uma sensação muito “maluca”.

O objetivo principal de cada nível é resgatar o máximo de Electoons possível, de forma semelhante ao original, lutando contra inimigos etc. Conforme se avança, se ganha novas habilidades, como correr pelas paredes, planar no ar, nadar e diminuir de tamanho para alcançar novas áreas. Certos segmentos também veem os jogadores montando um mosquito, de onde podem atirar nos inimigos ou inalá-los e dispará-los.

Se um protagonista for atingido por um inimigo ou perigo, ele “borbulhará” ou inflará. Para sair desse estado, outro jogador pode dar um tapa ou saltar sobre eles, semelhante a New Super Mario Bros. Wii. Também se pode coletar corações que protegem de um golpe. No entanto, se todos os jogadores forem borbulhados simultaneamente, ou se um personagem for atingido durante o single player, explodirão e a jogada retornará ao último checkpoint, normalmente um Darkblocker por onde se passou antes ou o último lugar onde uma gaiola foi quebrada.

Há também Lums de Rayman 2 que atuam como moeda, mas cada área é fortemente protegida por criaturas da Terra dos Mortos Vividos, assim como muitos outros inimigos. Quando um personagem coleta um Lum King, todos os Lums ficam vermelhos por um curto período de tempo, cada um valendo dois Lums amarelos. Existem também moedas de caveira, que valem 25 Lums, em áreas escondidas ou perigosas. Se o jogador se machucar ao coletar uma moeda de caveira, a perderá, mas pode tentar recuperá-la de novo.

Para progredir por certas partes, Electoons precisam ser libertados, sendo que a forma mais comum é libertando-os das gaiolas, sendo que há uma no final de cada nível e outras encontradas em áreas guardadas por vários inimigos que coletivamente usam um campo de força para protegê-la. A equipe deve derrotar todos os inimigos que usam o campo de força, então a gaiola pode ser destruída, e ela só pode ser danificada na lateral que possui o cadeado verde. A maioria das gaiolas está escondida em passagens secretas, então, uma vez que os Electoons estejam livres, criarão um portal que leva pra fora destas áreas.

Cada nível contém de 1 a 3 gaiolas escondidas e um medalhão que mostra quantos desafios Electoon os jogadores completaram. Mais Electoons podem ser obtidos coletando uma certa quantidade de Lums dentro de um nível e eliminando Time Trials que são desbloqueados após limpar um nível uma vez. Conseguir notas altas em qualquer um desses desafios também garantir medalhas e troféus. Os jogadores também podem desbloquear níveis especiais “baú do tesouro”, nos quais devem perseguir um baú fugitivo em um curso perigoso para receber um dente do crânio. Completar todos os dentes concede acesso ao nível de bônus, The Land of the Livid Dead.

Também existe uma opção multiplayer para até quatro jogadores muito semelhante aos dos Mario contemporâneos. É possível jogar como Rayman, Globox e dois Teensies, e podem largar ou entrar numa partida a qualquer momento. Existem também skins adicionais sendo disponibilizados na medida em que se progride.

Embora todas as versões do Rayman Origins sejam quase idênticas devido à alta versatilidade do seu engine, existem algumas pequenas diferenças entre as plataformas. A versão de Wii tira vantagem da versatilidade (embora não dos controles de movimento) do Wii Remote para fornecer três esquemas de controle diferentes, enquanto a versão de Nintendo 3DS exibe o progresso atual do jogador durante um determinado nível na tela sensível ao toque. A versão de Vita tem algum conteúdo adicional desbloqueável e os ports de PlayStation 3 e Xbox 360 suportam conquistas online.

Apresentação

Michel Ancel, célebre criador de Rayman, Beyond Good & Evil e Raving Rabbids volta às raízes com Rayman Origins: uma aventura de cooperação para 4 jogadores que decorre num exuberante universo 2D, repleto de segredos inesperados e inimigos excêntricos.

Um universo imenso para explorar: mais de 100 personagens, 12 universos únicos e mais de 60 níveis repletos de segredos. Movimentos e jogabilidade incríveis: descubra movimentos excêntricos ao saltar, esmurrar e voar numa aventura repleta de ação, jogabilidade de plataforma com beat ’em up e humor slapstick. Boss Fights épicas: enfrente um monstro cor-de-rosa gigante com cem olhos… Um golem possuído… Uma planta carnívora… E mais!

Destaques

  • 15 anos depois do lançamento inicial de Rayman, Rayman Origins traz de volta muitos dos personagens clássicos, revividos em sua forma 2D original, em um mundo totalmente novo.
  • Ajude Rayman na campanha solo ou seja acompanhado por até três amigos a qualquer momento para assumir o papel de Globox ou de um dos dois Teensies. Os jogadores podem sair a qualquer momento sem afetar a progressão dos outros.
  • Um mundo rico com mais de 100 personagens e 12 ambientes exclusivos criados por alguns dos mais renomados artistas e animadores de videogames. Esta abordagem criativa ao design 2D irá recapturar os corações dos fãs de plataforma e apresentar uma nova geração a um dos personagens mais amados da indústria em sua forma 2D original.
  • O Rayman Origins traz mais de 60 níveis de plataforma 2D projetados para todas as idades e estilos de jogo. Desbloqueie novas habilidades progressivamente e volte aos níveis anteriores para descobrir novos caminhos e segredos.
  • Rayman Origins é um jogo de plataforma em sua essência, mas possui elementos de outros gêneros. Rayman, Globox e os Teensies ganham habilidades únicas à medida que progridem numa partida, incluindo natação, mergulho e o sensacional “HairlyCopter”. Também apresenta muitos elementos de ação, adventure e beat ’em up.
  • Um monstro rosa gigante com centenas de olhos… Um golem montanhoso possesso… Uma planta carnívora e margarida malvada… Rayman Origins colocará os jogadores em teste com essas e muitas outras batalhas contra chefes desafiadores.
  • O Rayman Origins foi criado pela equipe UBIart em Montpellier sobre um engine que permite equipes menores de artistas e desenvolvedores produzam gráficos e jogabilidade de alta qualidade com rapidez e eficiência. Essa abordagem independente levou a grandes avanços em criatividade e inovação.

Enredo (com spoilers)

No início do jogo, Bubble Dreamer, Rayman, seu melhor amigo Globox e alguns Teensies estão relaxando no campo de descanso do Bubble Dreamer, a Snoring Tree. No entanto, seu ronco, com a ajuda de um estranho microfone disfarçado para parecer uma flor, perturba uma velha vovó da Terra dos Mortos Vividos, que retalia enviando um exército do mal de criaturas horrendas e os Darktoons a todo o mundo. Os heróis, sendo acordados, tentam lutar, mas são derrotados e capturados.

Rayman escapa e descobre que os Darktoons capturaram os Electoons que habitam o mundo, aprisionaram Betilla a Ninfa e suas irmãs e mergulharam a Clareira dos Sonhos no caos. Isso faz com que o Bubble Dreamer enlouqueça e, como resultado, tenha pesadelos. Rayman e seus amigos são então encarregados pelo Mágo de reunir Electoons suficientes para curar o Bubble Dreamer e restaurar a Clareira. Seus esforços para localizar os Electoons permitem que ganhem acesso aos vários territórios e resgatem as Nymphs ao longo do caminho.

Eventualmente, eles seguem para um portão misterioso que só pode ser aberto resgatando os Glade Kings, transformados em monstros como resultado dos pesadelos do Bubble Dreamer. Ao libertá-los, as Nymphs são capazes de abrir o stargate, concedendo a Rayman acesso a um esconderijo na terra das Nuvens Moody. Lá, descobrem que seu suposto amigo, o Mago, é o responsável por todo o caos. Ele secretamente admira o Sr. Dark, o vilão do Rayman original, e estava por trás dos eventos que causaram o ataque das sobrecargas e pesadelos da Terra dos Mortos Vividos, preocupando os heróis e usando os Lums que lhe deram para alimentar suas máquinas diabólicas.

O Mago então envia Rayman e seus amigos para uma cova com seus monstros mecânicos, mas eles escapam e voltam para seu escritório. O vilão então começa a dançar e os envia para um baile funk, usando isso como um bom momento para escapar. Os heróis perseguem e lutam contra o Mago em sua aeronave de fuga, enviando-o contra a fonte de energia de seu esconderijo. A cadeia de eventos resultante faz com que o esconderijo exploda, enquanto Rayman e seus amigos caem em queda livre para a Snoring Tree, onde retomam seu descanso.

Se os jogadores conseguirem coletar os dez dentes de rubi ao longo da partida, podem ganhar acesso à Terra dos Mortos Vividos, onde outro monstro, Big Mama, os aguarda. Uma vez derrotado, é revelado ser a Nyphm da Terra dos Mortos Vividos, transformada em um Pesadelo por causa dos Darktoons. Então, ela agradece a seus salvadores por libertá-la.

Curiosidades

  • O Rayman Origins foi desenvolvido sobre o engine UbiArt Framework, um engine open source projetado por Michel Ancel. Aliás, foi o primeiro game a usar este motor.
  • A Ubisoft obteve um subsídio do governo francês para o desenvolvimento de ferramentas UbiArt. O mecanismo é otimizado para resoluções HD, permitindo que os jogos sejam executados em full HD 1080p a 60 quadros por segundo. O engine foi desenvolvido para Rayman Legends a fim de incluir iluminação dinâmica e integração de modelos 3D.
  • Ainda sobre o UbiArt Framework, este permite criar conteúdo facilmente e usá-lo em um ambiente interativo. O artista só tem que posar a modelo e editar a silhueta, já que o software cuida da distorção da imagem automaticamente. O principal objetivo é permitir que artistas e designers se concentrem na arte em si, sem ter que se preocupar com os aspectos técnicos do desenvolvimento do jogo. Consta que apenas cinco pessoas estavam trabalhando no Rayman Origins quando foi anunciado pela primeira vez.
  • O jogo foi anunciado oficialmente no final da Ubisoft E3 2010 como um título episódico para download que deveria ser lançado originalmente no final de 2010, mas foi adiado até 2011. Em maio de 2011, foi anunciado que o título foi expandido para um jogo completo.
  • Apesar das críticas positivas, o jogo não correspondeu às expectativas de vendas. Vendeu 50.000 cópias em seu primeiro mês nos Estados Unidos. No entanto, a Ubisoft revelou que o jogo tem sido lucrativo. Talvez por ter um bom desempenho nas lojas digitais, como apontamos acima.
  • O Origins foi criado por um conjunto de subsidiárias da Ubisoft: Ubisoft Montpellier SAS, Ubisoft Paris Studios SARL e Ubisoft SARL. Para Mac, o jogo foi portado e publicado pela Feral Interactive.
  • A GameSpot considerou o Rayman Origins o “Best Platformer of 2011”, a IGN o nomeou para “Game Of The Year” em 2021 e, neste mesmo ano, o Giant Bomb classificou o Rayman Origins como o décimo melhor jogo.
  • Datas de lançamento por plataforma: PlayStation 3, Wii & Xbox 360 (AN: 15 de novembro de 2011, AU: 24 de novembro de 2011, EU: 25 de novembro de 2011), PS Vita (AN: 15 fevereiro 2012, EU: 22 fevereiro 2012, AU: 23 de fevereiro de 2012), Windows (AN: 29 de março de 2012, AU: 29 de março de 2012, EU: 30 de março de 2012), 3DS (EU: 8 de junho de 2012, AU: 14 de junho de 2012, AN: 6 de novembro de 2012), Mac OS X (12 de dezembro de 2013).

Screenshots

Sobre o download

O Rayman Origins é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para Windows nas lojas do GOG, Steam, Epic e Ubisoft. O nosso link para download leva à versão do GOG, a qual vem com manual, avatares, trilha sonora, papéis de parede, artworks, garantia de satisfação em 30 dias ou seu dinheiro de volta e sem DRM, o que significa que você não precisa de estar online pra jogar etc.

Idiomas: inglês, francês, italiano, alemão, espanhol, checo, holandês, húngaro, japonês, polonês, português/brasileiro e russo.

Requerimentos em sistema

Veja também

Todos os posts relacionados a Super Mario:
autor, site, canal ou publisher Ubisoft tamanho do arquivo 2 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8/10 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!