Shadow Tactics: Blades of the Shogun

Shadow Tactics: Blades of the Shogun é um jogo de 2016 onde se controla sabotadores, espiões e assassinos no Japão do Séc. XVII. Tem gameplay de tática em tempo real similar ao das séries Commandos e Desperados.

13 de dezembro de 2021

Shadow Tactics: Blades of the Shogun é um jogo de tática em tempo real que envolve sabotagem e furtividade, apresenta visão isométrica e se passa num Japão feudal da era Edo. Foi desenvolvido pela Mimimi Productions (mas não é coisa de gente fresca) e lançado originalmente em 6 de dezembro de 2016.

Publicado pela Daedalic Entertainment e disponibilizado para Windows, Mac, Linux, PlayStation 4 e Xbox One, o Shadow Tactics: Blades of the Shogun geralmente muito bem recebido pela crítica. Além disto, conta dezenas de milhares de análises extremamente positivas no Steam e 4,8 de 5 estrelas no GOG, pelo menos até o momento.

O sucesso do game motivou os responsáveis a lançarem uma versão de tabuleiro em 2019 e uma expansão standalone, Shadow Tactics: Blades of the Shogun – Aiko’s Choice, em dezembro de 2021.

Vídeos

Acima, temos o trailer de lançamento do Shadow Tactics: Blades of the Shogun.

Temos também um trailer de gameplay do título.

Sinopse

Japão – Período Edo, 1615. Um novo xogum toma o poder e impõe a paz por toda a nação. Nesta batalha contra a conspiração e a rebelião, ele recruta cinco especialistas com habilidades extraordinárias de assassinato, sabotagem e espionagem. Mas o quanto eles estão realmente dispostos a se infiltrar pelas trevas entre inúmeros inimigos vai depender da força do seu comandante.

Gameplay

O Shadow Tactics: Blades of the Shogun é um jogo de tática em tempo real orientado ao stealth similar às séries Commandos e Desperados. O jogador comanda uma pequena equipe e realiza vários atos de espionagem, sabotagem e assassinato, como infiltrar-se em fortalezas fortemente protegidas e eliminar inimigos ou capturar alvos especiais, roubar documentos importantes, ouvir conversas para coletar informações ou resgatar outros personagens.

Os guardas inimigos têm um cone de visão do qual os heróis devem escapar para não serem detectados. As missões geralmente requerem eliminar metodicamente ou completar outro objetivo sem soar o alarme, sendo que o jogador pode atrair os guardas para emboscadas, matá-los com armadilhas ou simplesmente nocauteá-los por um curto período de tempo. Os heróis podem mover os corpos dos guardas mortos ou inconscientes para escondê-los em arbustos, salas vazias, barris e poços para que não sejam encontrados. Se um herói for avistado ou um cadáver for descoberto pelo inimigo, o alarme será acionado e patrulhas adicionais serão implantadas para proteger a área.

Além dos guardas, os heróis também devem ficar esperto com os civis hostis, que não podem atacar, mas alertarão os guardas próximos de sua presença. Pássaros e água parada também fazem barulho que os guardas podem ouvir. Algumas missões incorporam elementos ambientais, como neve e escuridão, que alteram o comportamento normal do inimigo.

Heróis

Cada herói da equipe controlada pelo jogador tem um conjunto de habilidades para utilizar: uma habilidade de “cura” que restaura a saúde que só pode ser usada uma vez, uma pistola matchlock com munição limitada (o Mugen tem um canhão de mão mais poderoso que pode matar samurais) e duas habilidades únicas.

  • Hayato – Um ninja que usa shurikens que podem matar inimigos (mas não samurais) à distância com pouco ruído. Também tem um gancho que pode usar para alcançar os telhados que tem uma beirada pra fincar o gancho, e pode atirar pedras para distrair temporariamente os guardas.
  • Mugen – Um samurai que tem duas espadas que podem realizar o “Storm Wind”, um ataque que pode matar vários inimigos ao mesmo tempo. Também pode atrair os guardas de seus postos com uma garrafa de saquê, mas apenas um de cada vez. A força de Mugen permite que ele carregue objetos pesados e derrote o samurai inimigo, mas ele não pode nadar ou escalar paredes. Tem também o canhão de mão mais poderoso (será que é tipo o do Guts Ripper?).
  • Yuki – Uma ladina que pode preparar armadilhas que matam qualquer um, exceto samurais, que cair nelas. Ela também tem uma flauta com a qual pode atrair vários guardas.
  • Aiko – Uma ninja que pode roubar roupas e usá-las para se disfarçar de sacerdotisa ou gueixa, permitindo que ande livremente pelo mapa (embora o samurai possa ver através de seus disfarces). Ela pode distrair os guardas inimigos com brincadeiras casuais enquanto está disfarçada, e também jogar pó para espirros que limita temporariamente a linha de visão dos guardas.
  • Takuma – Um atirador de elite que possui um rifle que pode atingir inimigos a grandes distâncias e sem ruído, mas sua munição é muito limitada. Também tem um tanuki (um tipo de cão que parece um guaxinim) de estimação que pode enviar para distrair os guardas inimigos rosnando, e carrega granadas especiais que podem atordoar ou matar os inimigos. Como Mugen, não pode nadar ou escalar paredes, e sua bengala faz barulho a menos que se agache. Imagina se o nome completo dele for Takuma Sato? 🤔

Apresentação

Shadow Tactics é um jogo de furtividade intenso ambientado no Japão do período Edo.

Assuma o controle de uma equipe de especialistas mortais e esgueire-se nas sombras entre dezenas de inimigos. Escolha a sua abordagem para se infiltrar em castelos imponentes, mosteiros em montanhas nevadas ou acampamentos escondidos nna floresta. Monte armadilhas, envenene seus adversários ou evite completamente fazer contato com o inimigo.

O grupo é composto por personalidades muito diferentes. Trabalhar em equipe parece impossível no início. No entanto, ao longo de muitas missões, a confiança é ganha e amizades são feitas. Os personagens desenvolvem a sua própria dinâmica, e cada membro terá de enfrentar seus próprios demônios pessoais.

Um dos líderes desta equipe é Hayato, um ninja ágil, que abre caminho através de seus inimigos silenciosamente com a sua espada e shurikens. O samurai Mugen prefere uma abordagem mais poderosa e pode derrotar mais demônios de uma só vez, mas perdendo, assim, a flexibilidade. Aiko é um mestre da camuflagem quando distrai inimigos disfarçados como uma gueixa. E o menino de rua Yuki monta armadilhas e atrai inimigos para o seu destino mortal. O misterioso atirador Takuma, no entanto, depende de seu rifle sniper para cuidar dos inimigos à distância.

O jogador precisa avaliar cuidadosamente suas opções para dominar as missões desafiadoras: como os personagens se comportarão como equipe? Qual é o melhor equipamento para cada tarefa? Como eles podem dominar melhor as missões dadas? Crie as suas próprias táticas engenhosas para derrotar inimigos e completar missões.

Enredo (com spoilers)

O jogo se passa no início do período Edo do Japão, quando um shogun sem nome unificou a ilha após anos de guerra. No entanto, um misterioso senhor da guerra conhecido apenas como “Kage-sama” emergiu, colocando em risco a estabilidade do país. O Shogun então se volta para Oshiro Mugen, um samurai a seu serviço, e o designa para descobrir a verdadeira identidade de Kage-sama e levá-lo à justiça. Mugen posteriormente recruta quatro outros aliados para ajudá-lo: Hayato, um ninja cínico; Yuki, uma jovem ladra proscrita, inteligente e curiosa; Aiko, uma ninja e amante de Mugen; e Takuma, um atirador de elite e especialista em explosivos.

O grupo investiga o corrupto daimyo Lord Yabu, suspeitando que ele seja Kage-sama devido ao seu envolvimento na produção e contrabando de armas ilegais, mas, quando Mugen decide assassiná-lo sem a permissão do Shogun, isso desencadeia uma rebelião de soldados leais ao ex-aliado do Shogun, General Okkoto. O Shogun repreende Mugen por agir precipitadamente, mas permite que ele lide com Okkoto. Derrotado, o general comete seppuku com a ajuda de Mugen depois de fornecer ao grupo um mapa que leva a um acampamento secreto nos pântanos onde Kage-sama está escondido.

O grupo pare no encalço de Kage-sama, mas rapidamente descobre que seu alvo é uma isca e que o “acampamento” é uma armadilha: o verdadeiro Kage-sama não é outro senão Lord Noboru, o irmão mais novo e braço direito do Shogun. Noboru revela que se opõe ao governo pacífico de seu irmão, temendo que isso torne guerreiros como ele obsoletos. Ele pretende tomar o poder e mergulhar o Japão de volta em uma guerra sem fim. Mantendo os companheiros de Mugen como reféns, Noboru força o samurai a levá-lo ao refúgio secreto de Ryunosuke, o herdeiro do Shogun, e o filho de Noboru, Masaru, esfaqueia Ryunosuke até a morte. Os companheiros de Mugen escapam do cativeiro, mas um Mugen cheio de culpa e desonrado comete suicídio, embora não antes de Aiko contar-lhe que está grávida de seu filho.

Depois de saber que os companheiros de Mugen sobreviveram, Noboru convence o Shogun de que eles mataram seu filho. Para limpar seus nomes, o grupo sequestra Masaru de uma casa de banhos em Quioto e se esgueira pelos homens do Shogun para entregá-lo pessoalmente a seu superior. Masaru tenta mentir, mas o Shogun, observando que apenas ele e Mugen sabiam do esconderijo de seu filho, o força a contar a verdade. Deixando Masaru para ser executado por seus crimes, o grupo se infiltra no castelo de Noboru. Percebendo que sua traição foi exposta, Noboru se tranca na fortaleza de seu castelo e tenta cometer seppuku. Nesta parte, o jogador o deixa terminar ou o mata.

Tendo vingado Mugen, os quatro camaradas são dispensados de seus serviços ao Shogun e seguem caminhos separados. Aiko mais tarde dá à luz o filho de Mugen, a quem o Shogun adota como seu herdeiro, permitindo que seu legado perdure.

Destaques

  • Jogue como cinco personagens completamente diferentes, cada um com um conjunto de habilidades únicas.
  • Conquiste desafios aparentemente impossíveis em situações de desvantagem de dez contra um.
  • Encontre dezenas de formas de eliminar seus inimigos.
  • Salte de telhado em telhado e escale grandes construções para atacar o inimigo de cima.
  • Explore cenários lindos do Japão da era Edo.
  • Escolha um entre três níveis de dificuldade compatíveis com a sua habilidade.
  • Calcule todos os seus movimentos friamente e os execute com precisão.
  • Shadow Tactics: Blades of the Shogun é um jogo tático onde uma equipe de especialistas tem a tarefa de eliminar seus oponentes, matando-os ou sabotando-os. Dependendo do seu estilo de jogo, a violência está presente: para a maioria das missões, existem maneiras não letais de neutralizar seus oponentes, mas se você decidir matá-los para atingir seu objetivo, haverá sangue.

Curiosidades

  • O Shadow Tactics: Blades of the Shogun foi construído sobre o engine Unity.
  • A jogabilidade deste título é comparada à das séries Commandos e Desperados. Ao que parece, foi inspirada nelas.

Screenshots

Sobre o download

O Shadow Tactics: Blades of the Shogun é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para Windows, Mac e Linux no Steam e GOG. O nosso link para download leva à versão do GOG, a qual vem com papéis de parede em HD, garantia de satisfação em 30 dias ou seu dinheiro de volta e sem DRM, o que significa que você não precisa de estar online pra jogar etc. Para outras plataformas, consulte o site oficial.

Idiomas

  • Áudio: inglês e japonês.
  • Interface e legendas: português (Brasil), inglês, francês, alemão, espanhol (Espanha), japonês, polonês, russo, coreano, chinês simplificado, italiano, chinês tradicional e turco.

Requerimentos em sistema

Veja também

autor, site, canal ou publisher Mimimi Productions tamanho do arquivo 3,9 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!