Sonic Mania

Sonic Mania é um jogo de plataforma com estilos gráfico, sonoro e de gameplay similares aos títulos clássicos da série do mascote da Sega no Mega. Foi lançado em 2017 e conta com 12 níveis.

24 de junho de 2021

Sonic Mania é o jogo de plataforma oficial produzido em comemoração aos 25 anos da série Sonic the Hedgehog que apresenta estilo retrô similar aos títulos clássicos da mesma no Mega Drive no tocante aos gráficos, acelerada rolagem lateral e outros aspectos. Desenvolvido por Christian Whitehead, o game foi lançado originalmente em agosto de 2017.

O Sonic Mania se passa em 12 níveis, incluindo vários dos jogos anteriores redesenhados. A história segue Sonic, Tails e Knuckles em sua aventura para derrotar o vilão Doctor Eggman e seus capangas robóticos, os Hard-Boiled Heavies.

Publicado pela Sega e disponibilizado para Windows, Switch, PlayStation 4 e Xbox One, o game foi muito bem recebido pelo mercado e crítica, a qual pareceu considerar o título uma espécie de redenção de alguns jogos anteriores do Sonic. Além disso, na loja do Steam, o Sonic Mania conta com centenas de milhares de avaliações muito positivas, pelo menos até o momento.

Aliás, pelo o que dá pra ver logo de cara, o Sonic Mania parece um belo trabalho mesmo. Pegou muita coisa boa dos jogos clássicos e aprimorou com recursos modernos, mas sem perder o estilo característico que consagrou a série na década de 90.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial de lançamento do Sonic Mania.

Já o vídeo anterior mostra o gameplay da Green Hill Zone Act 2.

Apresentação

A maior celebração do passado e do futuro. Uma aventura novinha em folha, com chefes únicos, cenários 2D com subidas e descidas e jogabilidade clássica e divertida. Sonic Mania traz as plataformas retrô de alta velocidade para o futuro usando gráficos 2D perfeitos, exibidos a 60 FPS.

Gameplay

O Sonic Mania é um game de plataforma side-scrolling semelhante aos primeiros jogos Sonic the Hedgehog lançados para o Mega Drive. Conta com 3 personagens jogáveis, cada um com suas habilidades únicas: Sonic pode rolar em um dash após um salto, Tails pode voar e nadar e Knuckles pode planar e escalar paredes. Como em Sonic 2 (1992), pode-se jogar como Sonic e Tails simultaneamente, ou um segundo jogador pode controlar Tails independentemente.

Existem opções desbloqueáveis, como as habilidades do Sonic em Sonic CD (1993) e Sonic 3 & Knuckles (1994) no lugar do drop dash e modo “& Knuckles”, que permite o controle simultâneo de qualquer personagem e Knuckles, incluindo o próprio. Outro elemento resgatado é a forma como o enredo é contado entre os níveis, algo visto em Sonic 3 e Knuckles.

As doze fases do Sonic Mania são chamadas de zones (zonas, mas não aquelas da sua mãe), sendo quatro delas originais e oito “remixes” das clássicas, como a Green Hill Zone do primeiro Sonic (1991), que apresentam novos elementos e gimmicks reciclados dos jogos antigos da série. Cada zone é dividida em 2 atos, nos quais o jogador deve guiar seu personagem por vários inimigos e obstáculos para chegar ao fim, onde participará de uma batalha de chefe contra o Doutor Eggman, também conhecido como Dr. Robotnik, ou um de seus robôs, incluindo os Hard-Boiled Heavies, capangas de elite baseados nos inimigos EggRobo do Sonic 3 & Knuckles.

O jogador coleta argolas de ouro, que servem como forma de saúde: a posse de ao menos uma argola significa que dá para sobreviver a um ataque. Se atingido, o personagem tem suas argolas se espalhando e desaparecendo após um curto período de tempo. Monitores de televisão contendo anéis, escudos elementais ou power-ups, como invencibilidade e velocidade de corrida mais rápida, estão espalhados por cada nível.

As argolas gigantes escondidas em cada ato, outra característica dos games originais, levam a estágios especiais pseudo-3D semelhantes aos do Sonic CD, onde os jogadores tentam pegar uma Esmeralda do Caos, evitando obstáculos e coletando esferas coloridas para aumentar sua velocidade, permitindo-lhes perseguir um OVNI carregando uma Esmeralda do Caos. Coletar todas as sete Esmeraldas do Caos permite que os jogadores usem a supertransformação de seus personagens e desbloqueia o verdadeiro final do Sonic Mania. Os contadores de argolas diminuem lentamente durante as fases especiais e devem ser continuamente reabastecidos: ficar sem anéis antes de pegar o OVNI significa que o estágio especial vai terminar.

Os estágios especiais “Blue Sphere” de Sonic the Hedgehog 3 também retornam, redefinidos como fases de bônus acessadas ​​ao entrar em um portal que aparece quando o jogador passa por um checkpoint carregando 25 ou mais argolas. Completar os estágios de bônus dá uma medalha de prata ou ouro, dependendo de seu desempenho, e pode desbloquear recursos como um modo de depuração e teste de som.

Existe também um modo time attack, onde os jogadores devem completar os níveis o mais rápido possível, com os melhores tempos incluídos em um rank online e podendo reiniciar a qualquer momento um nível para tentar novamente. Além disso, o Sonic Mania conta com um modo multiplayer competitivo offline (split-screen) que permite que dois jogadores corram até o final de um nível, semelhante ao Sonic 2. Pode-se ainda desbloquear “Mean Bean”, um minigame para 2 jogadores baseado no Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine (um jogo tipo Columns de 1993).

Enredo (com spoilers)

Após os eventos de Sonic 3 e Knuckles, Sonic e Tails detectam uma leitura de energia poderosa na Angel Island e embarcam em seu biplano, o Tornado, para investigar. No entanto, Dr. Eggman envia um grupo de elite de EggRobos para alcançar o sinal antes dos heróis.

Os EggRobos escavam a fonte do sinal, uma gema mágica chamada Phantom Ruby, assim que Sonic e Tails chegam. Os EggRobos ganham novos poderes do rubi, tornando-se os Hard-Boiled Heavies, e enviam Sonic, Tails e o guardião da ilha, Knuckles, através de zonas que já visitaram, onde perseguem Eggman para impedi-lo de usar o poder do rubi para o mal, confrontando-o e seus capangas ao longo do caminho.

Sonic e seus aliados descobrem que Eggman usou o poder do Phantom Ruby para retomar o controle de Little Planet, do Sonic CD. Eles embarcam na fortaleza robótica do vilão, derrotam ele e seus Heavies e escapam no momento em que ela explode.

Se todas as 7 Esmeraldas do Caos forem coletadas durante uma partida como Sonic, o Phantom Ruby o transportará com Eggman para outra dimensão. Lá, o Rei dos Heavies trai Eggman e pega o rubi, imbuindo-se de poder. Assim Eggman ataca Heavy para tentar recuperá-lo.

Sonic usa as Esmeraldas do Caos para se tornar Super Sonic e luta com Eggman e o Heavy King separadamente para manter o rubi fora do alcance dos bandidos Após a batalha, o Phantom Ruby reage com as Esmeraldas, retirando o super estado de Sonic e criando um buraco de minhoca que colapsa em si enquanto Sonic as Little Planet desaparecem.

Curiosidades

  • O Sonic Mania foi lançado originalmente para Switch, PS4 e Xbox One em 15 de agosto de 2017 mundialmente, enquanto saiu no dia seguinte no Japão. O game foi disponibilizado para Windows em 29 de agosto de 2017 internacionalmente e, também, um dia depois pro mercado nissei.
  • Sonic Mania Plus, uma versão aprimorada com conteúdo adicional, foi lançada em julho de 2018.
  • Após seu lançamento, Sonic Mania se tornou o jogo do Sonic com maior audiência em quinze anos. Em um ano, vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo.
  • A equipe que criou do jogo era composta por membros conhecidos por seu trabalho na comunidade de fangames do Sonic e ROM hacking. O desenvolvimento começou depois que Christian “Taxman” Whitehead, anteriormente contratado pela Sega para desenvolver ports aprimorados dos Sonic do Mega Drive/Genesis para dispositivos móveis, apresentou um protótipo jogável ao produtor da Sonic Team, Takashi Iizuka.
  • Arte, design de níveis, áudio e programação adicional foram fornecidos pelos estúdios independentes PagodaWest Games e Headcannon.
  • A equipe usou o Retro Engine da Whitehead e buscou conferir ao trabalho a qualidade gráfica de jogos do Mega e Saturn.
  • Sonic Mania foi nomeado para o “Melhor Jogo para Família”, no The Game Awards 2017;  para o”Melhor Jogo para Crianças”, no New York Game Awards 2018; e no The ‘Even Better Than I Expected’ Award, no Steam em 2017.
  • A música tema do jogo “Friends” foi reutilizada para o prólogo do filme Sonic the Hedgehog (2020).
  • Um set de Lego Ideas baseado na versão do Sonic Mania da Green Hill Zone foi anunciado em 2021.

Screenshots

Sobre o download

O Sonic Mania é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para Windows nas lojas da Epic e Steam. Esta é a versão do game que temos disponível para download aqui.

Idiomas

  • Áudio: inglês.
  • Interface: inglês, francês, alemão, italiano, espanhol (Espanha), japonês, coreano, chinês simplificado e chinês tradicional.

Requerimentos mínimos em sistema

  • Sistema operacional: Windows 8 e 10;
  • Processador: Core 2 Duo;
  • Memória: 2 GB de RAM;
  • DirectX: versão 9.0c;
  • Armazenamento: 400 MB de espaço disponível.

Veja também

autor, site, canal ou publisher Sega tamanho do arquivo 400 MB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows 7/8/10 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!