Sonic the Hedgehog 2

10 de outubro de 2020

Sonic the Hedgehog 2 é um clássico jogo de plataforma com rolagem lateral desenvolvido pela Sega e lançado em 1992. Além de ser a continuação do Sonic the Hedgehog, obviamente, este título marcou a estreia do sidekick do mascote da empresa, o Tails.

O Sonic 2 foi um estrondoso sucesso da Sega, não apenas arrepiando no mercado, deixado os críticos em polvorosa e tornando-se o segundo jogo mais vendido do Mega (atrás apenas do primeiro Sonic the Hedgehog), mas também é considerado um dos maiores games de todos os tempos e fator determinante para a Sega alcançar a Nintendo na guerra dos consoles do início dos anos 90.

Como era de se esperar, o sucesso do Sonic the Hedgehog 2 justificou uma porrada de ports para outras plataformas, inclusive sendo relançado no Steam, onde conta com análises positivas por parte dos jogadores.

Vídeos

Acima, tem-se um trailerzinho curto do Sonic the Hedgehog 2.

Temos também o comercial japonês do Sonic the Hedgehog 2.

Sinopse

Dr. Eggman (também conhecido como Dr. Ivo Robotnik) voltou. Agora, o vilão está transformando animais indefesos em robôs, os badnicks, e forçando-os a construir sua arma definitiva, a estação espacial Death Egg! Mas, desta vez, Sonic tem um amigo que pode ajudá-lo: ninguém menos que Miles “Tails” Prower!

Juntos, eles podem encontrar as 7 Esmeraldas do Caos, impedir o novo o esquema maligno do Dr. Robotnik e trazer a paz de volta ao planeta.

Gameplay

O Sonic the Hedgehog 2 é um jogo de plataforma 2D de rolagem lateral estrelado por Sonic the Hedgehog e seu ajudante, Miles “Tails” Prower, quem desde criança considerava o ouriço um herói e sempre quis acompanhá-lo. No início da partida, pode-se escolher jogar como Sonic, Tails ou ambos. A diferença entre os dois é puramente cosmética: eles têm habilidades idênticas. No modo dual, os jogadores controlam Sonic enquanto Tails corre ao seu lado. Um segundo jogador pode entrar a qualquer momento e controlar Tails separadamente.

O jogo se passa em uma série de mundos chamados de Zonas (“Zones”, não é onde sua mãe trabalha não), como o seu predecessor, cada um com seu próprio tema e dividido em até três Atos (Acts) e com uma luta contra Robotnik no final do último ato. Certos níveis têm recursos exclusivos deles: por exemplo, Emerald Hill tem loops semelhantes a um saca-rolhas, enquanto a Chemical Plant tem almofadas de impulso que colocam Sonic instantaneamente em sua velocidade máxima.

Sonic e Tails podem coletar anéis que estão espalhados por todos os níveis. Como acontece com a maioria dos games de plataforma, quando o jogador coleta 100 anéis, ganha uma vida extra. No entanto, estas argolas também atuam como proteção, pois, quando Sonic se machuca ao carregá-las, elas se espalham por toda parte e ele fica invencível por um breve período. É possível recuperar algumas dessas argolas quando isso acontece.

Os protagonistas podem saltar sobre os inimigos para derrotá-los, assim como acertando-os com a nova mecânica “spin dash” ou “Super Dash Attack”, pela qual o jogador vira uma bolinha que sai rolando muito rapidamente. Entretanto, quando atacado sem anéis por um inimigo, é esmagado, cai fora da tela, se afoga ou excede o limite de dez minutos, o jogador perde uma vida e retorna ao início do ato ou ao último checkpoint alcançado. Morrer com zero vidas significa game over.

Quando o jogador coleta pelo menos 50 anéis e passa por um checkpoint, ele pode ser transportado para um “estágio especial”, onde percorrerá um percurso half-pipe pseudo-3D, coletando anéis e evitando bombas. Uma determinada quantidade de anéis deve ser coletada para passar por cada um dos três pontos de verificação e, daí, obter uma Esmeralda do Caos. Se Sonic colidir com uma bomba, ele perde dez anéis e é imobilizado momentaneamente.

As fases aumentam em dificuldade e o progresso nelas é linear (não dá para entrar em uma nova sem vencer a anterior). Depois de terminar, o jogador é transportado de volta para o posto de estrela que usou para entrar no estágio especial, com sua contagem de toques zerada. Quando todas as esmeraldas forem coletadas, se o Sonic pegar 50 argolas e saltar, pode se transformar em Super Sonic, que é invencível a ataques, corre mais rápido e salta mais longe. No entanto, o Super Sonic perde um anel por segundo e volta ao normal quando seus anéis se esgotam.

Sonic the Hedgehog 2 também possui um modo competitivo, onde dois jogadores competem entre si até a linha de chegada, como Sonic ou Tails, em uma corrida em split-screen por três dos níveis regulares e uma fase especial. Quando um termina um dos níveis regulares, o outro deve terminar a zona em 60 segundos, ou o nível termina instantaneamente. Nos níveis regulares, os jogadores são classificados em cinco áreas (pontuação, tempo, anéis mantidos no final do nível, total de anéis coletados e o número de caixas de itens quebradas), e quem tiver o maior número de vitórias em categorias vence o nível. Na Etapa Especial, se compete para obter o maior número de anéis. O modo termina quando todas as etapas forem concluídas, ou se um jogador perder todas as suas vidas, o que fará com que o oponente vença automaticamente.

Curiosidades

  • O Sonic the Hedgehog 2 8-bit – de Master System e Game Gear – apresenta design de fases e enredos diferentes da versão 16-bit. Este game foi lançado antes do Sonic 2 do Mega, com seus eventos também precedendo o que viria a acontecer no cartucho 16-bit.
  • A versão do Mega é listada no livro 1001 Video Games You Must Play Before You Die (algo como “1001 Games que Você Tem que Jogar Antes de Morrer”), do General Editor Tony Mott. Outros jogos listados neste livro são o MDK e o Serious Sam: The First Encounter.
  • O Death Egg (o “Ovo da Morte”) é baseado na Estrela da Morte do Star Wars.
  • O Sonic 2 teve uma data de lançamento mundial, o que era incomum à época. 24 de novembro de 1992 foi apelidado de Sonic 2sday (um trocadilho com o fato de ser uma terça-feira, ou tuesday), e o game foi lançado em todos os mercados. Isso é referenciado no jogo pela ordem em que você precisa reproduzir os efeitos sonoros para ativar o modo de depuração.
  • O sucesso do Sonic 2 levou a participação de mercado da Sega para 40% em meses depois de seu lançamento. Tails, que Sonic the Hedgehog 2 apresentou, passou a se tornar um dos personagens mais proeminentes da série, aparecendo como ajudante de Sonic na maioria dos jogos posteriores, como Sonic Colors, Sonic Generations e Sonic Lost World.
  • A popularidade de Sonic the Hedgehog 2 se estendeu também a vários produtos de outros gêneros, como histórias em quadrinhos como Sonic the Comic, uma série de televisão, e a sua sequência direta, Sonic the Hedgehog 3, que recebeu aclamação semelhante.
  • Assim como Sonic, o nome verdadeiro de Tails, Miles Prower, é uma referência à velocidade (milhas por hora).
  • O cartucho do Mega Drive foi lançado originalmente no Japão, no dia 21 de novembro de 1992, ao preço de 6800 ienes no varejo.
  • Devido ao fato de que o desenvolvimento do Sonic CD estava começando na mesma época que Sonic 2 estava terminando, o burburinho inicial sobre os dois jogos frequentemente se confundia, levando a previsões de que Sonic 2 envolveria viagem no tempo.
  • O Hidden Palace Zone, que está na versão beta, mas foi cortado no lançamento final, foi usado extensivamente nas prévias do Sonic 2. Um tópico controverso entre é uma misteriosa captura de tela do que parecia ser um deserto que apareceu em várias revistas especializadas antes do lançamento do game. Embora muitos acreditem que seja um mock-up ou uma farsa inteligente, há outros que observam que os elementos da captura de tela aparecem de fato no beta, e alguns desenhos conceituais indicam que de fato um nível de deserto existiu em um ponto.
  • O bacana é que a versão para iOS e Android do game contém dez novos níveis em um novo ambiente chamado Hidden Palace Zone. Será o mesmo que foi cortado da versão final original? Enfim, além disso, este port apresenta um modo de ataque de chefe, gráficos atualizados, taxa de quadros mais rápida, trilha sonora remasterizada e Knuckles como um terceiro personagem jogável.
  • A música de encerramento do Sonic the Hedgehog 2 é baseada na canção “Sweet Dream” de Dreams Come True. Além disso, uma versão remixada da música final é tocada por Dreams Come True e pelo rapper Akon na versão de 2006 do Sonic the Hedgehog;
  • Sonic coleta todas as sete Esmeraldas do Caos e se transforma de um roedor azul em um powerhouse amarelo com velocidade insana. Possivelmente, isso tem inspiração em Dragon Ball Z, a obra insanamente popular de Akira Toriyama. Em Dragon Ball, o herói Son Goku (o Rei Macaco) procura as sete lendárias Esferas do Dragão. Eventualmente, ele é capaz de se transformar em um Super Saiyajin, uma forma na qual ele ganha imenso poder junto com o cabelo dourado e espetado. Mas isso você já sabia.

Música

Assim como a do primeiro Sonic, a música foi composta por Masato Nakamura, baixista e compositor da banda de J-pop Dreams Come True. Nakamura começou a compor no início do desenvolvimento do jogo com apenas imagens conceituais como referência, adotando uma abordagem semelhante ao que fez no Sonic original. Nakamura tratou Sonic the Hedgehog 2 como um filme e desenhou a música em torno da atmosfera que ele sentiu através das imagens das fases.

Exceto pelos gráficos e algumas discussões com a equipe do Sonic, Nakamura teve bastante liberdade criativa, o ele acredita ter sido a razão de ter sido capaz de criar “tais melodias melódicas e padrões de ritmo incomuns”. Nakamura criou a música enquanto gravava com Dreams Come True em Londres, trabalhando em seu quinto álbum, The Swinging Star.

Em 2011, a música de palco do Chemical Plant e Casino Night Zone foi remixada pela Sega para uso no Sonic Generations. Ainda em outubro daquele ano, uma compilação em três discos da música de Sonic the Hedgehog e Sonic the Hedgehog 2 foi lançada no Japão, incluindo comentários de Naka e uma entrevista com Nakamura. O primeiro disco contém faixas originais de ambos os jogos, e o segundo contém as gravações demo de Nakamura produzidas durante o desenvolvimento dos games.  O terceiro disco contém “Sweet Sweet Sweet” de Dreams Come True, sua versão em inglês “Sweet Dream”, e remixes de 2006 de ambas as canções do cantor Akon, usadas no Sonic the Hedgehog de 2006.

Ports

Como dito acima, o Sonic the Hedgehog 2 saiu para uma boa quantidade de outras plataformas. Em alguns dos outros sistemas, o Sonic 2 foi lançado como parte de coletâneas.

Lembre as versões de Master e Game Gear contam com diferentes enredos e designs de fase:

  • Master System (1992);
  • Game Gear (1992);
  • Mega Drive/Genesis (21 de novembro de 1992);
  • Fliperama (1993);
  • Saturn (20 de junho de 1997) – Sonic Jam;
  • GameCube (19 de dezembro de 2002) – Sonic Mega Collection;
  • Xbox (9 de dezembro de 2004) –  Sonic Mega Collection Plus;
  • PlayStation 2 (9 de dezembro de 2004) – Sonic Mega Collection Plus;
  • Wii (19 de junho de 2007);
  • DoJa (1 de novembro de 2006);
  • Xbox 360 (12 de setembro de 2007);
  • BlackBerry (20 de novembro de 2009);
  • iOS (2010);
  • Windows (26 de janeiro de 2011);
  • PlayStation 3 (19 de abril de 2011);
  • Windows Phone (2013);
  • Android (2013);
  • 3DS (8 de outubro de 2015);
  • tvOS (27 de março de 2016);
  • Xbox One (2016);
  • Linux (29 de maio de 2018);
  • Mac (29 de maio de 2018);
  • Switch (20 de fevereiro de 2020).

Screenshots

Sobre o download

O download que temos do Sonic the Hedgehog 2 é o que está na loja do Steam, sendo disponível para Windows, Mac e Linux e é normalmente pago. Se não muito me engano, trata-se de um port da versão original de Mega Drive do game.

Requerimentos em sistema

Veja também

site ou autor do arquivo Sega tamanho do arquivo 50 MB licencaComercial sistemas operacionais compativeisWindows, Mac e Linux download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!