Jagged Alliance

Jagged Alliance é um RPG tático/jogo de estratégia de 1995 onde você vai comandar mercenários a fim de retomar o controle de uma ilha que contém árvores das quais um remédio revolucionário pode ser extraído.

18 de setembro de 2021

Jagged Alliance é um RPG tático baseado em turnos onde o jogador controla mercenários em uma missão para reclamar o controle de uma ilha fonte de uma maravilha médica recém-descoberta que foi tomada a força por um sujeito ganancioso. Foi desenvolvido pela Madlab Software e lançado originalmente em abril de 1995.

Publicado pela Sir-Tech e com versões para MS-DOS, Nintendo DS, Nintendo DSi e Windows, o Jagged Alliance foi aclamado pela crítica e um sucesso de mercado. Além disso, no Steam e GOG, o game conta com centenas de análises muito positivas por parte dos jogadores.

O Jagged Alliance ganhou uma sequência/spin off chamada Jagged Alliance: Deadly Games, dando início a uma série com mais de uma dezena de jogos, expansões, edições especiais etc. A franquia também tem um jogo físico de tabuleiro e planos para um filme.

Vídeos

Consta que o vídeo acima é o trailer oficial do Jagged Alliance.

Já no vídeo anterior, temos mais de 45 minutos de jogatina do Jagged Alliance original de MS-DOS.

Sinopse

A terra de Metavira precisa desesperadamente da sua ajuda! Contrate mercenários enquanto explora, captura e mantém novos territórios para que os nativos possam colher as valiosas árvores das quais um remédio revolucionário pode ser extraído.

Quanto mais árvores conseguir, mais dinheiro ganhará. Quanto mais dinheiro, mais você pode fazer, como contratar guardas nativos e mais mercenários, a fim de expandir a ofensiva e limpar os inimigos do setor. Você também precisará recuperar certos objetos de trás das linhas inimigas, resgatar pessoal sequestrado, equipamento de captura e muito mais. Contrate um bom mecânico para consertar seu equipamento e armas e aprimorá-los com vários complementos.

Viaje por selvas exuberantes, rios traiçoeiros (com cobras venenosas!) E muito mais enquanto busca libertar Metavira. Eventualmente, encontrará o líder dos bandidos em seu complexo para o confronto final…

Gameplay

O Jagged Alliance é um jogo de combate tático baseado em turnos combinado com estratégia, algo que lembra X-COM. Na “visão estratégica”, é possível observar os vários setores de Metavira. O jogador inicia uma partida e todos os dias seguintes em uma sala, pode carregar e salvar, alterar configurações, contratar novos mercenários ou dormir até o dia seguinte. Ele começa com apenas um setor, com algumas árvores para sua renda, e precisa dominar mais setores para aumentar o número de árvores e, consequentemente, a renda.

Se pode contratar ou despedir mercenários, e cada um pode mover, atirar ou realizar qualquer uma das outras ações, desde que ainda tenha pontos de ação. Cada mercenários tem sua própria personalidade e alguns funcionam bem com outros, outros não. Você precisará de atiradores (armas longas e curtas), especialistas em explosivos (para definir ou desarmar bombas/armadilhas), mecânicos/armeiros (para consertar e modificar seu equipamento) e médicos/enfermeiras (para curar mercenários feridos). Cada mercenário tem um preço diferente, portanto, é preciso equilibrar o custo/benefício e gerenciar o equipamento.

Ao avançar para um setor controlado pelo inimigo, o jogo passa para o modo de combate, onde se obtém um combate tático baseado em turnos com perspectiva top-down ligeiramente isométrica baseado em “pontos de ação”, o que limita o número de ações que cada mercenário pode realizar. Você pode realizar uma ação por vez apenas. O combate continua até que o setor não seja mais contestado (ou um lado foi eliminado, recuou para outro setor, ou ambos).

Superfícies de terreno mais resistentes no solo usam um grande número de pontos de ação e interrupções são possíveis. Os mercenários também podem se agachar para diminuir seu perfil de alvo ou se esconder atrás de objetos. É possível andar para trás e mover-se furtivamente para que o mercenário possa evitar ser notado pelo inimigo, embora ambas as ações usem mais pontos de ação do que o movimento normal.

Ao atacar, há uma certa chance do mercenário acertar, o que é afetado pelo número de pontos de ação que o jogador usa para mirar. Ataques podem ser feitos de várias maneiras, usando armas de fogo, explosivos e combate corpo-a-corpo (com facas etc.). Quando o dia termina, os mercenários voltam para a base para dormir. O dia também pode terminar durante uma batalha e os mercenários podem sofrer ferimentos adicionais ao recuar do setor inimigo.

Depois que um setor estiver limpo, você pode chamar guardas nativos para segurar o setor (estes também são pagos), bem como contratar mais nativos para processar as árvores deste setor. Será também necessário levar os mercenários à base doméstica, se houver algum ferido, e deixar o médico/enfermeira tratá-los. Mercenários ociosos na base podem treinar para melhorar seus stats. Alguns eventos programados e eventos aleatórios irão mantê-lo ocupado, como água envenenada, um vírus que ataca as árvores, a filha sequestrada de um chefe e outros.

Para resumir: você precisa gerenciar os mercenários (e seu salário), seus equipamentos (quem fica com o quê), providenciar defesas (mercenários na base) e tratamento médico (médico/enfermeiro), levando em consideração suas personalidades e pontos fortes. É também necessário gerenciar aspectos estratégicos, pois você precisa “conquistar” cada setor e, em seguida, enviar guardas suficientes para segurar a áreas. O dinheiro é administrado conforme necessário para equilibrar as despesas (mercenários, equipamentos, guardas, nativos etc.) com a receita (as árvores). Você também pode gerenciar os aspectos táticos da batalha conforme decide cada movimento e tiro. Um complemento completo de suprimentos de mercenários (de revólveres a M-16s, além de bombas, granadas, minas, coletes à prova de balas, capacetes e muito mais) estão disponíveis.

Tela de mapa

Quando o jogador começa um novo dia, aparece uma tela exibindo Metavira em um grid. O mapa inclui informações como o número Fallow Trees em cada setor, se o setor é inimigo ou controlado pelo jogador, quantos guardas e seringueiros (kkkk vivem tirando leite de pau) estão em um setor e as informações do terreno. Nesta tela, pode-se decidir quais mercenários e equipamentos pegar e em qual setor começar.

Mercenários, guardas e seringueiros precisam ser pagos, se necessário, e o jogador pode aumentar seus para torná-los mais felizes. Mercenários podem ser deixados na base para se curar, treinar habilidades ou reparar itens. Ocasionalmente, Jack ou Brenda Richards contatam o jogador com um objetivo importante, como garantir uma fonte de água limpa. Essas solicitações podem ser ignoradas, mas geralmente causam algum tipo de contratempo eventualmente.

Personagens

Os personagens principais de Jagged Alliance são os mercenários e NPCs como os empregadores do jogador, Jack e Brenda Richards, e o antagonista principal, Lucas Santino. Existem também quatro nativos que podem ser oferecidos como guias. O jogador só pode controlar os mercenários. Guardas, seringueiros e inimigos são controlados pela inteligência artificial (IA).

Mercenários

Existem 60 mercenários contratáveis ​​e o jogador pode recrutar até oito por vez. Alguns se recusarão, pois querem ver se o jogador pode ser confiável para liderá-los, seja por um desempenho aceitável ou por dias suficientes na ilha.

Cada mercenário tem quatro atributos – saúde, agilidade, destreza e sabedoria – e quatro habilidades: médica, explosiva, mecânica e pontaria. A saúde (health) determina a quantidade de dano que um mercenário pode receber, a agilidade (agility) determina quantos pontos de ação ele tem, a destreza (dexterity) ajuda no uso de armas e outros itens em suas várias condições, a sabedoria (wisdom) permite que os mercenários obtenham experiência mais rápido, médica (medical) ajuda a curar personagens feridos, explosivos (explosives) ajuda para desarmar bombas e ativar os próprios explosivos do mercenário, a mecânica (mechanical) ajuda a abrir fechaduras e combinar itens, e a pontaria (marksmanship) ajuda a obter uma melhor acurácia e maior chance acertar os inimigos.

Os mercenários empregados pelo jogador ganham experiência com as ações que realizam. Por exemplo, um mercenário que faz curativos em um ferimento pode melhorar sua habilidade médica. Eles também podem perder pontos de atributo permanentemente por causa de uma lesão. Por exemplo, um golpe na cabeça pode reduzir a sabedoria do mercenário ou uma lesão na perna pode reduzir sua agilidade.

Além disso, cada mercenário tem um nível de experiência que determina seu ordenado. Quando um novo nível é obtido, eles exigem um aumento com o qual o jogador deve concordar, se não quiserem perder o mercenário.

Cada personagem tem vários pontos de saúde. Quando um mercenário é ferido, sangra lentamente, perdendo pontos de saúde, sendo necessário enfaixar a ferida para estancá-la. Isso dá ao mercenário “pontos de bandagem” temporários que mudam de volta para pontos de saúde com o tempo, mas podem ser perdidos rapidamente se for ferido novamente. Os mercenários que morrem estão permanentemente mortos e não podem ser revividos ou substituídos (não tem necromancia, macumba etc.).

Cada mercenário tem uma personalidade única. Existem vários personagens que não gostam de certos outros mercenários, e podem recusar-se a se juntar ao time do jogador por este motivo. Alguns podem ser até contratados, mas depois reclamarão do outro. Qualquer mercenário pode deixar o grupo do jogador durante a noite, aparecendo como desaparecido no A.I.M. local. Existem também personagens teimosos que podem se recusar a se mover até que um inimigo que eles têm como alvo seja morto ou saia da linha de visão do mercenário.

Equipamento

Há uma grande variedade de itens em Jagged Alliance – alguns deles desempenham um papel significativo na trama, enquanto outros estão lá para uso.

Quando o jogador contrata um mercenário, ele chega com armas e equipamentos, e pode ser equipado com várias armaduras, capacetes, óculos e rádios. Existem coletes padrão, que têm bolsos, junto com coletes sem bolsos, que funcionam como armadura. Os coletes com bolsos podem ter de dois a cinco bolsos e cada um pode conter um item específico ou uma série de itens idênticos, como revistas ou granadas de mão. Os mercenários também podem carregar coisas nas mãos.

O jogador pode armazenar um número ilimitado de itens na base, mas tem que transportá-los com os mercenários dos setores para a base.

Enredo

Jagged Alliance se passa na ilha fictícia de Metavira, no Atlântico Sul, um antigo local de testes nucleares. Os testes nucleares alteraram algumas árvores da ilha e vários anos depois foi descoberto por uma cientista, Brenda Richards, que essas árvores, conhecidas como Fallow Trees, produzem uma seiva única que prova ser uma maravilha médica. No entanto, Brenda também descobriu que as árvores não podiam se reproduzir.

Seu assistente, Lucas Santino, percebeu como essa seiva seria lucrativa e conseguiu convencer Jack Richards, o líder da missão científica, de que seria benéfico ter duas equipes científicas independentes. Consequentemente, ele estabeleceu uma nova base do outro lado da ilha. Imediatamente, Santino começou a recrutar novas pessoas e gradualmente conquistou a ilha à força.

Quando uma partida começa, o jogador é contatado por Jack Richards e convidado para a ilha. Lá, Brenda e seu pai pedem que  contrate mercenários por meio da Association of International Mercenaries (A.I.M.) para recuperar a ilha das forças de Santino, setor por setor.

Apresentação

Desesperadamente, você é chamado para a ilha de Metavira pelo cientista Jack Richards e sua adorável filha Brenda. A sua situação: as árvores Fallow, e sua seiva preciosa e medicinal da qual inúmeras vidas dependem, estão sob o controle do maligno e traidor Santino. Com a maior parte da ilha já em suas mãos, você deve escolher a dedo uma força de comando de mercenários, retomar a ilha à força e frustrar os planos insanos de Santino. Isto é, se puder…

Seus mercenários e você precisam recuperar a ilha, setor a setor, turno a turno. Cultive as Fallow Trees e processe sua seiva, pois isto será a base para o seu financiamento. Contrate melhores mercenários, treine milícias locais e gerencie seu equipamento com sabedoria. Posicione suas tropas e e ajude o povo de Metavira!

Jagged Alliance apresenta: 60 mercenários… 60 atitudes… 60 vozes. O combate intenso por turnos permite planejar cada ação, gameplay não linear e três níveis emocionantes de jogo que determinarão se você é tão bom quanto acredita ser. Tem também um recurso de replay para procurar o calcanhar de Aquiles de Santino – você precisará de toda a ajuda que puder conseguir!

Uma abordagem de design de jogo empolgante – RPG combinado com estratégia – coloca você no meio da ação!

Destaques

  • Um verdadeiro ícone da jogabilidade tática baseada em turnos.
  • Muitas armas e equipamentos autênticos.
  • Personagens memoráveis, incluindo o “Go away, I’m busy!” Fidel Dahan.
  • Combate baseado em turno intenso.
  • Gameplay nã0-linear.
  • Alto valor de replay.

Jagged Alliance 1: Gold Edition

Jagged Alliance 1: Gold Edition é uma edição especial do game que inclui o jogo base e a sequência Jagged Alliance: Deadly Games. Esta edição especial é atualmente distribuída no Steam é apresentada da seguinte forma: “O retorno de um verdadeiro clássico! 20 anos atrás, Jagged Alliance causou um impacto e mudou o gênero de estratégia para sempre. Agora, você pode vivenciar essa lenda em sua gloriosa forma original“.

Curiosidades

  • Algumas fontes listam a data de lançamento do Jagged Alliance como 2 de setembro de 1994.
  • Na versão alemã, a Association of International Mercenaries A.I.M. foi renomeado para I.V.S., abreviação de “Internationale Vereinigung der Söldner”. As sequências do jogo, no entanto, ficaram com o A.I.M. mesmo.
  • De acordo com uma oferta colocada no manual, a Sir-Tech planejou lançar um pacote com atuação de voz como um complemento em disquetes em 1994, embora o site oficial não mencionasse tal produto.
  • Como dito acima, Jagged Alliance foi um sucesso comercial. De acordo com William R. Trotter da PC Gamer US, o game “ganhou aplausos da crítica e se tornou o título não-Wizardry mais vendido da história da Sir-Tech”. Marc Saltzman, da mesma revista, observou de forma semelhante que Jagged Alliance “vendeu razoavelmente bem” e foi aclamado pela crítica. A propósito, Wizardry é uma franquia da Sir-Tech.
  • Em 26 de agosto de 2008, a Empire Interactive anunciou que uma versão para Nintendo DS estava em desenvolvimento pela Strategy First Inc. e Cypron Studios. O jogo foi originalmente anunciado para lançamento em 17 de fevereiro de 2009, mas posteriormente adiado para 5 de maio de 2009 na América e 26 de junho de 2009 na Europa.
  • O port de Nintendo DS do Jagged Alliance difere em muitos aspectos da versão DOS. Os gráficos têm uma escala menor e uma textura muito diferente nos mapas de setor. Existem faixas de música completamente novas e cenas cinematográficas aprimoradas. Os recursos removidos incluem reparos e condições dos itens, pontos de bandagem, andar para trás, close-ups de manipulação de portas e enguias mortais na água.

Prêmios e honrarias

  • Revista Computer Gaming World – Novembro de 1996 (edição de 15 anos) – listado como #114 na “150 Best Games of All Time”.
  • Revista GameStar (Alemanha) – Edição 12/1999 – #52 no rank do “100 Most Important PC Games of the Nineties”.
  • Revista Power Play – Edição 02/1996 – Melhor jogo de 1995.
  • Os editores da Computer Games Strategy Plus elegeram Jagged Alliance o melhor jogo de estratégia baseado em turnos de 1995, empatado com Heroes of Might and Magic: A Strategic Quest.

Screenshots

As imagens acima são da versão de DOS do Jagged Alliance e foram kibadas do MobyGames.

Sobre o download

O Jagged Alliance é um jogo normalmente pago que pode ser obtido para PC (Windows) no GOG em uma versão alimentada pelo DOSBox. Esta é a versão que temos em nosso link de download, a qual vem sem DRM (dá pra jogar sem precisar de ficar online e tal) e com manual, cards de referência, avatares e garantia de 30 dias de satisfação ou seu dinheiro de volta.

Para Windows, Mac e Linux, tem a Jagged Alliance 1: Gold Edition, edição especial do game que vem com com a sequência Alliance: Deadly Games.

Idiomas: ingles.

Requerimentos em sistema

Veja também

autor, site, canal ou publisher Madlab Software tamanho do arquivo 286 MB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows XP/Vista/7/8/10 download link Download

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!