Dragon Spirit

Dragon Spirit é um shoot 'em up da Namco lançado em 1987 onde o jogador controla um dragão que enfrenta uma grande quantidade de inimigos em um mundo de fantasia, cheio de criaturas míticas etc.

13 de junho de 2019

Dragon Spirit (ドラゴンスピリット) é um jogo de tiro shoot ’em up de rolagem vertical desenvolvido e lançado pela Namco em junho de 1987, originalmente para os fliperamas japoneses.

Em Dragon Spirit, o jogador controla um dragão que pode ser fortalecido ao recolher power-ups e que enfrenta uma grande quantidade de inimigos em um mundo de fantasia, cheio de criaturas míticas etc.

O título foi portado posteriormente para o Amstrad CPC, Amiga, Commodore 64, MS-DOS, Atari ST, X68000, PC Engine/TurboGrafx-16, ZX Spectrum, Windows, NES/Famicom, PlayStation, PlayStation 2, Xbox, GameCube, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii, sendo lançado como parte de coletâneas em várias destas plataformas.

Não sei dizer se foi um grande sucesso de vendas ou crítica, mas pelo tanto de ports que recebeu e pelo fato de ter justificado uma sequência em 1990, o Dragon Saber, creio que o Dragon Spirit teve um desempenho pelo menos bom no mercado.

Vídeo

Acima, temos o Dragon Spirit sendo comentado e apresentado em mais um quadro do Fliperama Nostálgico, do canal Defenestrando Jogos. Além de trazer imagens do jogo em ação, o vídeo também partilha várias informações e curiosidades sobre este título, dados que usamos como a principal fonte para esta publicação.

Enredo

A muito tempo atrás, no reino de Mitgult, o demônio serpente Zawell escapa de seu cativeiro de mil anos e sequestra a Princesa Alicia. Um jovem e astuto soldado chamado Amul é escolhido para resgatá-la e destruir Zawell. Ele pede aos deuses a força e a coragem necessária, apontando sua espada para o alto em direção ao céu, quando, de repente, se transforma em um poderoso dragão azul que cospe fogo, lança um ataque explosivo ao solo e pode ficar ainda mais forte se localizar e obter poderes extras ao longo do caminho. O demônio instruiu nove das bestas mais poderosas para impedir Amul em sua missão, mas este soldado não pode ser subestimado, pois ele tem o espírito de um dragão!

Gameplay

Amul sempre voa pra frente e pode movimentar-se nas 8 direções, podendo atacar os adversários aéreos ao cuspir chamas e lançar uma espécie de bomba para acertar os inimigos ao solo (tipo no Xevious). Amul tem um sprite maior do que a maioria dos inimigos e, por isso, é fácil de ser alvejado, e dois tiros que ele leva lhe fazem perder uma vida (três, em alguns ports do Dragon Spirit).

Os power-ups que dão ao jogador cabeças extras podem conferir-lhe o dobro ou o triplo do poder de fogo, mas também dão a ele o dobro ou o triplo do perfil de alvo, o que pode deixar bem difícil de desviar dos tiros inimigos, especialmente nas fases finais. Alguns inimigos que ficam piscando costumam dropar os power-ups.

Dragon Spirit não é um jogo nada fácil.

Curiosidades

  • Pelo menos nas máquinas originais de arcade, o Dragon Spirit rodava no Namco System 1 hardware.
  • Se você terminar o jogo, nos créditos aparecerá uma lista de jogos da Namco publicados até então, juntamente com suas datas de lançamento.
  • A Victor Entertainment lançou um álbum com a trilha sonora do Dragon Spirit em uma edição limitada, a Namco Video Game Graffiti Vol.2 – VDR- 5222, em 21 de outubro de 1987.

Dragon Spirit no NES

No Nintendinho, esse jogo é apresentado na sua tela de título como Dragon Spirit: The New Legend.

Este port de NES apresenta uma história meio diferente: nesta versão, Zawell já foi derrotado e o rei Amul e sua agora esposa, a rainha Alicia, têm dois filhos chamados Iris (uma princesa) e Lace (um príncipe). Um novo mal chamado Galda decidiu atacar a Terra. Galda também levou Iris em cativeiro e agora Lace deve ir resgatá-la. Ou seja, pode ser chamado de sequência também.

Existem também diferenças no gameplay, como uma nova fase inicial que, caso vencida, inicia o jogo no modo “Blue Dragon”, muito parecido com a versão de fliperama original. Se o jogador não conseguir superar esse estágio inicial em uma vida, um modo fácil chamado “Gold Dragon” começa, o qual salta metade dos estágios do jogo, dá ao jogador pontos de vida extras e apresenta um final diferente (final ruim). 

Screenshots

Dicas e trapaças

  • Seleção de fases (Arcade): Insira uma ficha, segure o joystick (ou o direcional) para baixo e pressione Start para poder escolher a fase inicial. Atenção: esta manha só funciona na versão nova (ou menos velha) do Dragon Spirit.
  • Você pode obter dicas, trapaças e detonados do Dragon Spirit de NES aqui.

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!