Homeworld: Deserts of Kharak

Monte sua frota e domine as areias inconstantes de Kharak em um RTS envolvente.


24 de agosto de 2023

Homeworld: Deserts of Kharak é um jogo de estratégia em tempo real de ficção científica que se passan um mundo desértico e hostil. É também prequela do popular Homeworld (1999). Foi desenvolvido pela Blackbird Interactive e lançado inicialmente em 20 de janeiro de 2016.

Publicado pela Gearbox Software e disponibilizado para Windows e Mac, o Homeworld: Deserts of Kharak foi recebido de forma geralmente favorável pela crítica. Além disto, conta com milhares de análises muito positivas no Steam e é classificado com 3,8/5 no GOG, pelo menos até o momento.

Vídeos

Acima, temos o trailer oficial de honrarias do Homeworld: Deserts of Kharak.

Temos também o trailer de lançamento do game.

Apresentação

Produzido pelo Blackbird Interactive — um estúdio fundado por veteranos do Homeworld e do Company of Heroes — Homeworld: Deserts of Kharak é um jogo de estratégia em tempo real ambientado em jogabilidade terrestre cuja história precede a da franquia Homeworld clássica e leva os jogadores aos desertos de Kharak, que esconde perigos incontáveis por trás de cada duna de areia.

Monte a sua frota e domine as areias inconstantes de Kharak neste jogo de estratégia envolvente.

Gameplay

Ao contrário do Homeworld original, que se passa no espaço, este RTS se passa no planeta deserto Kharak e 106 anos antes dos eventos do jogo de 99. Kharak está morrendo à medida que se transforma em um deserto a cada ano e os clãs Kushan que habitam o mundo lutam constantemente entre si por território. Um dia, um satélite detecta uma anomalia chamada Jaraci Object no Grande Deserto Banded. Uma expedição é enviada para lá pela Coalition of the Northern Kiithid, um dos clãs Kushan, para investigá-lo, mas eles desaparecem. Este jogo descreve o que acontece com a segunda expedição enviada para lá, com foco em sua diretora científica, Rachel S’jet. A trama é contada em treze missões single player.

Homeworld: Deserts of Kharak apresenta três facções Kushan: Coalition of the Northern Kiithid e Kiith Gaalsien (um clã renegado). O jogador comanda tropas e usa uma única base móvel de construção. Harvesters são enviados para coletar recursos e estes são trazidos de volta à base para desenvolver as tropas.

A topografia da paisagem desempenha um papel importante para uma abordagem tática. Existem diferentes modos multijogador, incluindo um sobre a captura de artefatos que precisam ser transferidos de volta à base por um determinado tempo para vencer a partida. O multiplayer online também inclui partidas ranqueadas.

Facções

Ao contrário dos jogos anteriores, que tinham duas raças distintas, todas as facções em Deserts of Kharak são Kushan, mas têm aparências distintas umas das outras e também funcionam de forma diferente. A campanha gira em torno da Coalition (a facção do jogador) e de Kiith Gaalsien; dois outros grupos, Kiith Soban e Khaaneph, foram adicionados em pacotes DLC como facções jogáveis (além dos originais) para os modos Skirmish e Multiplayer.

Coalition of the Northern Kiithid

Uma aliança frouxa de clãs das regiões polares do norte de Kharak, com base na capital planetária de Tiir, que foram responsáveis pelo programa de voos espaciais de Kharak e pela descoberta do Jaraci Object. Os clãs envolvidos baseiam-se em grande parte nos designs de veículos que fornecem às forças expedicionárias; eles incluem S’jet (o porta-aviões de comando, suas instalações de produção e suas aeronaves lançadas), Soban (veículos blindados de ataque), Naabal (ordenanças pesadas e Baserunners), Manaan (veículos de ataque leves) e Somtaaw (salvadores).

A Coalition faz uso extensivo de veículos com rodas e esteiras, blindagem pesada e tecnologias implantáveis, como scanners portáteis, torres e minas, implantadas pelos veículos Baserunner. Suas táticas são descritas pelos desenvolvedores como sendo semelhantes às táticas da falange grega e dos veículos da era da Guerra Fria, ambas exigindo comprometimento total com a batalha.

Kiith Gaalsien

Um clã renegado dedicado a Sajuuk, o Great Maker Whose Hand Shapes What Is. Ao contrário dos outros clãs religiosos, os Gaalsien pregavam punições severas contra aqueles que violassem a lei de Sajuuk. Quatrocentos anos antes dos acontecimentos nos Desertos de Kharak, os Gaalsien foram declarados fora-da-lei depois de destruírem a cidade de Saju-ka, matando milhares de pessoas.

Bem adaptados para residir no deserto profundo, os Gaalsien usam tecnologia flutuante para seus veículos e contam com velocidade e táticas de atacar e correr, resultando em seus veículos menos blindados do que as forças da Coalition. Os Gaalsien também fazem uso de canhões elétricos e tecnologia de auto-reparo, recuperados de naufrágios no deserto.

Taticamente, são descritos como sendo semelhantes às hordas mongóis, que dependem da mobilidade e da investigação de pontos fracos antes de atacar, e das modernas Forças Armadas dos Estados Unidos, que usam tecnologia avançada para combater um oponente sem se comprometerem totalmente.

Kiith Soban

Um clã pertencente à Coalition, que forneceu a maior parte do equipamento militar pesado para as forças expedicionárias. Conhecidos como a “Grey Brotherhood”, os Sobani são um kiith mercenário formado a partir dos restos de um clã destruído por rivais séculos antes, eventualmente se tornando um dos clãs guerreiros mais temidos de Kharak.

Seus veículos são quase idênticos aos da maior Coalition, com algumas exceções notáveis – os Sobani colocam maior ênfase em canhões elétricos, e tanto seus veículos porta-aviões quanto seus cruzadores de batalha estão equipados com essas armas em vez dos canhões pesados padrão.

Khaaneph

Um grupo de coletores sem clã dos desertos do sul de Kharak, descendentes de sobreviventes de clãs destruídos nas Heresy Wars entre Kiith Gaalsien e Kiith Siidim, centenas de anos antes dos Deserts of Kharak. “Khaaneph” é a palavra gaalsiana para “ímpio”.

Enquanto os clãs da Coalition são vistos como seguidores de “falsos deuses” devido à sua ênfase na ciência sobre a religião, os Khaaneph não acreditam em absolutamente nada, exceto em sua própria sobrevivência. Eles frequentemente atacam assentamentos no deserto e abastecem caravanas, utilizando todos os recursos que conseguem reunir – até mesmo consumindo os cadáveres dos mortos.

Eles usam tecnologia Gaalsien recuperada (particularmente no uso de hovercraft), combinada com blindagem pesada; o Khaaneph Carrier também pode fornecer aumentos de velocidade não apenas para si, mas para todos os veículos em um determinado raio ao seu redor. Fazem uso extensivo de armas de cerco, mísseis e outros dispositivos explosivos.

Enredo (com spoilers)

O jogo se passa no planeta deserto de Kharak, 106 anos antes dos eventos de Homeworld. Kharak é um mundo seco e o deserto fica maior a cada ano que passa. Em seguida, um satélite detecta um objeto no Grande Deserto Bandado, conhecido como Jaraci Object, ou “anomalia primária”. Uma expedição foi enviada pela Coalition of the Northern Kiithid, um grupo de clãs Kushan da região polar norte de Kharak, mas desapareceu no deserto quatro anos antes. A campanha do jogo gira em torno de uma segunda expedição e sua diretora científica, Rachel S’jet, ancestral de Karan S’jet em Homeworld.

A expedição de Rachel, centrada no porta-aviões terrestre Kiith S’jet Kapisi, parte da Base Epsilon, no deserto de Kharakian. Pouco depois, no entanto, Kiith Gaalsien (um grupo de fanáticos religiosos exilados da sociedade Kharakiana) ataca e destrói uma série de bases da Coalizão, incluindo Epsilon, e sitia a cidade de Tiir, a capital planetária. Os Gaalsien então atacam os Kapisi em uma base S’jet conhecida como Boneyard, enquanto os Kapisi estão passando pelo equipamento final para operações no deserto.

Um comandante Gaalsien mascarado chamado Khagaan declara que o uso de satélites e outras tecnologias espaciais pela Coalition viola a lei do Great Creator (“Grande Criador”), Sajuuk, e os Gaalsien declaram guerra esta facção. Escapando de Boneyard sob a cobertura de uma tempestade de areia, os Kapisi procuram seu navio irmão, o porta-aviões Kiith Siidim Sakala, que também escapou de sua base após um ataque Gaalsien.

Em uma região chamada Hell’s Gate, a expedição se depara com os destroços de um porta-aviões S’jet lançado anteriormente, o Ifriit Naabal, a nau capitânia da primeira expedição quatro anos antes. O irmão mais velho de Rachel, Jacob, foi o primeiro oficial do porta-aviões e quem recuperou um artefato dos destroços de uma nave espacial chamada Kalash. A expedição avança para resgatar mais artefatos do Kalash, mas é atacada por forças superiores de Gaalsien, lideradas por Khagaan do porta-aviões Ashoka.

No momento em que a expedição está prestes a ser invadida, o Sakala e sua escolta chegam com reforços, expulsando as forças gaalsianas. O Sakala retira o Ashoka enquanto o Kapisi ataca as operações de recursos Gaalsien, mas este porta-aviões muda de curso para atacar o Kapisi e sua escolta. Apesar das defesas do porta-aviões Gaalsien e do armamento EMP, as forças da Coalizão enfrentam e destroem o Ashoka, o que resulta na morte de Khagaan e sua tripulação.

Aproximando-se da borda do território Gaalsien, os dois porta-aviões atacam uma fortaleza Gaalsien, novamente usando o Sakala para afastar os defensores da base enquanto o Kapisi ataca as operações de recursos. Acessando o banco de dados Gaalsien, Rachel descobre que seu irmão sobreviveu por anos sob custódia Gaalsien, e que os Gaalsien acreditam que o Jaraci Object seja o mítico Khar-Toba, a “Primeira Cidade” e origem da civilização Kushan.

O líder Gaalsien, o K’Had Sajuuk, acredita que se tornará governante de toda Kharak se entrar no templo de Khar-Toba. Ao longo do caminho, a expedição também descobre uma série de naufrágios que estão praticamente intactos, apesar de sua idade e condições no deserto, e Rachel teoriza que eles de fato se materializaram dentro de rocha sólida (referindo-se às habilidades hiperespaciais das embarcações na época do Homeworld), tendo sido interceptado à força pelo poder contido no local do Objeto Jaraci.

Abrindo caminho através de um desfiladeiro estreito até uma região que os Gaalsien chamam de “Terras Oníricas”, os Kapisi e os Sakala enfrentam e destroem dois porta-aviões Gaalsien e abrem caminho para um planalto elevado, a fim de obter suprimentos críticos por meio de aterrissadores de carga aerotransportados de seus líderes em Tiir.

À medida que as forças de K’Had Sajuuk se aproximam da anomalia primária, um satélite de armas abre fogo contra eles em órbita; Rachel sai para investigar a origem do sinal que acionou o satélite, enquanto o Kapisi se mantém firme contra as forças inimigas no planalto, a fim de garantir uma pista para os pousadores. No entanto, assim que as forças da Coalition ganham vantagem, as forças Siidim as traem, abrindo fogo contra os transportadores de carga S’jet.

Os Siidim, inimigos de longa data dos Gaalsien, declaram que somente eles eram de origem divina e iriam “purificar” o deserto, e que Khar-Toba e seus segredos eram deles por direito e iriam reivindicá-los. Rachel descobre que o sinal que acionou o satélite orbital veio de um porta-aviões Taiidan, que caiu na superfície após lançar a arma. Jacob usou o transponder para acionar o satélite antes de morrer de fome e exposição. Rachel escapa dos destroços com o transponder e marca um encontro com o Kapisi, que ataca e destrói o Sakala e suas forças de escolta.

Com os Siidim derrotados, Rachel viaja à frente da expedição, descobrindo que Khar-Toba é na verdade uma antiga nave estelar, cercada por uma antiga cidade enterrada na areia. A expedição monta uma rede de scanners ao redor dos destroços para melhor direcionar o satélite de armas Taiidan em órbita e enfrentar o K’Had Sajuuk, comandando um porta-aviões único. As forças da Coalition destroem a nau capitânia Gaalsien em uma batalha acirrada; enquanto sua nave é consumida na explosão, o K’Had Sajuuk avisa que Kharak seria destruído pelo fogo do céu (referenciando profeticamente os eventos do Homeworld) como resultado das ações da Coalition.

No final, Rachel reflete que seu irmão acreditava que a salvação de seu povo seria encontrada no deserto enquanto a cena de Khar-Toba se desenrola em direção ao céu noturno e ao futuro que aguardaria os Kushan no século vindouro.

Destaques

  • Conheça o início da história – Na campanha de Deserts of Kharak, uma anomalia é descoberta no meio do Southern Desert (Deserto do Sul). Uma expedição é enviada para averiguá-la, mas a história fica ainda mais complexa. Descubra a história de Rachel S’jet, que lidera seu povo em uma missão para descobrir seu destino em uma campanha empolgante.
  • Máquinas pesadas – Controle frotas de veículos terrestres e aéreos (de veículos de ataque leves e velozes a cruzadores pesados e potentes) criados para conquistar o deserto.
  • Ambientes vastos – Trave batalhas nas dunas infindáveis, crateras profundas e cânions hostis do mapa extenso desse mundo — tudo isso com uma fidelidade e em uma escala inéditas.
  • Combate tático – Posicione a sua frota para aproveitar a vantagem de estar em terreno elevado ou crie emboscadas nas dunas para travar combates terrestres. Ataque as operações de extração de recursos ou as forças militares dos seus inimigos.
  • Decisões estratégicas – Escolhas significativas de gestão de recursos, composição de frotas e pesquisa tecnológica afetam diretamente as suas chances de sobreviver.
  • Multiplayer online – Jogue sozinho ou com amigos online em diversos modos de jogo, incluindo o competitivo. Suba de patente e torne-se o ou a Comandante de Frota mais forte de Kharak. Antes de encontrar seu lar, você precisará desvendar os segredos do deserto.

Curiosidades

  • O Homeworld: Deserts of Kharak foi desenvolvido sobre o Unity Engine.
  • Este game é um spin-off na medida em que se desvia da história de fundo incluída no Homeworld original na forma do livreto Homeworld Manual: Historical + Technical Briefing, que afirma que Kiith Gaalsien se autodestruiu e foi reduzido ao status de mito séculos antes da descoberta de Khar-Toba, e os clãs cessaram há muito tempo qualquer conflito militar sério.
  • A Gearbox Software comprou os “direitos” da franquia Homeworld durante o leilão de falência da THQ em 2013, Depois, anunciaram que estavam recriando Homeworld e Homeworld 2 em alta definição, lançado tudo no Steam em fevereiro de 2015 na forma do pacote Homeworld Remastered Collection.
  • A Gearbox concedeu permissão para uso do Homeworld à Blackbird Interactive, uma empresa formada por membros da equipe de desenvolvimento original do Homeworld em 2007. Na época, a Blackbird estava desenvolvendo um jogo RTS terrestre intitulado Hardware: Shipbreakers, que posteriormente foi renomeado Homeworld: Shipbreakers e anunciado como uma prequela de Homeworld.
  • Em 16 de dezembro de 2015, o jogo foi anunciado oficialmente como Homeworld: Deserts of Kharak, ficando tambmé disponível para pré-encomenda no Steam naquela data, o que também incluía a Homeworld Remastered Collection gratuitamente, dando também um desconto de 20% na pré-compra do Deserts of Kharak pra quem já tinha a Homeworld Remastered Collection.
  • A pré-encomenda também veio com uma cópia gratuita do Expedition Guide interativo, um aplicativo DLC que acompanha o jogo e detalha a história de Kharak e sua sociedade, a expedição e seu propósito, dados técnicos dos veículos utilizados pela Coalition e o Gaalsien, e uma visão dos bastidores da fundação da Blackbird e a eventual progressão de Hardware: Shipbreakers para Deserts of Kharak.
  • Mais tarde, a Blackbird reviveria o nome e conceito de Shipbreaker com o simulador de salvamento espacial Hardspace: Shipbreaker, lançado em acesso antecipado em 16 de junho de 2020.
  • Deserts of Kharak ficou disponível para compra no Steam, junto com a trilha sonora do jogo de Paul Ruskay (que também compôs as trilhas sonoras de todos os Homeworld anteriores), no dia de seu lançamento.
  • Em 15 de março de 2016, o Soban Fleet Pack foi anunciado como o primeiro DLC para Deserts of Kharak, adicionando Kiith Soban como uma facção jogável nos modos Skirmish e Multiplayer. Kiith Soban é uma subfacção da Coalition, mas com uma série de diferenças únicas, incluindo sua própria versão dos veículos Carrier, Battlecruiser, Baserunner e Railgun. O pacote ficou disponível a partir de 22 de março de 2016.
  • Um segundo pacote DLC introduziu a facção Khaaneph, necrófagos sem clã dos desertos do sul de Kharak que usam tecnologia Gaalsien recuperada e fortemente modificada. Este pacote foi lançado em 26 de abril de 2016.

Screenshots

Sobre o download

O Homeworld: Deserts of Kharak é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado para PC nas lojas da Epic, Steam e GOG, sendo que o nosso link de download leva a esta última.

Idiomas

  • Áudio: inglês e russo.
  • Texto: inglês, italiano, espanhol (Espanha), francês, alemão, polonês e russo.

Requerimentos mínimos em sistema

Mais informações e RTS

autor, site, canal ou publisher Blackbird Interactive tamanho 4,9 GB licençaComercial sistemas operacionais compativeisWindows e Mac download link DOWNLOAD

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