MeenTC

“Doom Júnior... Bom e bom pra você.”


Publicado em 2 de setembro de 2025.

MeenTC, ou I.M. Meen TC, é uma conversão total compatível com GZDoom que recria, neste port avançado de Doom, o jogo educacional I.M. Meen, um clássico cult em primeira pessoa de 1995. Foi desenvolvido por MundyC (YouTube Poop Games) e lançado inicialmente em 2 de dezembro de 2020.

Todos os 36 níveis do original foram refeitos, e todos os inimigos, chefes, itens, decorações e cutscenes estão presentes, junto a alguns ajustes para trazer mais qualidade de vida. Além disto, vários conteúdos cortados retornaram ao jogo, assim como alguns níveis secretos inéditos para os mais corajosos.

O MeenTC combina tiro em primeira pessoa com adventure num agradável e colorido cenário retrô. Além disso, esta TC usa o sistema de inventário da Raven para itens e fogo secundário para armas brancas, então tome cuidado com isso. Ah! Este remake também parece manter o valor educacional do I.M. Meen, como podemos ver numa das screenshots.

Vídeos

Acima, Rex705 Gaming joga uma fase do MeenTC com 100% de segredos usando ReShade.

Falei sobre este mod na edição #312 das Notícias do Facínora. Deixei o vídeo mais ou menos no ponto.

Apresentação

I. M. Meen???

Ignatius Mortimer Meen, isso mesmo. O bibliotecário mais malvado que você já viu. E ele tem um livro especial pra você! Abra-o e será sugado para dentro de seu labirinto de 36 fases. É sombrio, é distorcido, e você vai precisar tanto da sua agilidade quanto do seu cérebro.

Aranhas gigantes, homens-rato, gárgulas e muita escrita porca espreitam em cada canto arrepiante. Com ação em tempo real e rolagem em 3D, esse jogo é pra valer. Cuidado com aquela bola de lodo… ela vai bagunçar sua tela! Acerte o tal Frankenmeen com sua Varinha de Fogo. Mire e detone com um punhado de Frutas-Explosivas. Pule! É um Cientista Maluco balançando um estetoscópio.

Bom trabalho. Agora, corrija a gramática ruim daquele pergaminho e você poderá seguir para a próxima fase. Prepare-se: quanto mais fundo você for, mais “Meen” a coisa fica!

Seja Rápido. Seja Esperto. Cuidado.

P.S.: acho que este texto foi baseado no presente em uma das capas do game original.

Perguntas frequentes

Esta lista foi baseada na fornecida pelo autor do mod:

  • Preciso do WAD do Doom/Doom II para jogar isso? Não. Desde que você tenha o GZDoom, é só selecionar no menu de arquivos do jogo e jogar sem problemas. Se não tiver nenhum outro IWAD, o MeenTC vai iniciar automaticamente.
  • Posso jogar esse TC com o meu mod de gameplay favorito? Pode tentar, mas não é recomendado, a não ser que realmente queira que seu Doomguy/personagem dependa de varinhas mágicas e armas corpo a corpo em 99% do jogo. MandyC diz que pretende lançar uma versão do MeenTC compatível com mods de gameplay…em algum momento no futuro. Dito isto, eu (Facínora), acho que este trabalho deve rodar com mods universais, como Critical Shots, Universal Weapon Sway, NashGore NEXT e outros, mas não testei nada ainda.
  • As cutscenes estão presentes? Sim. Todas estão aqui.
  • E as telas de edição dos pergaminhos? Também estão aqui, e com os três níveis de dificuldade inclusos. Melodic Spaceship (usuário do Doomworld) programou o núcleo do sistema, enquanto MandyC formatou os textos e implementei nas fases.
  • Como faço o Gnorris ir embora? Dê um soco na cara dele pra ele sumir.
  • Qual dificuldade devo escolher? O Play Level 3 é o oficialmente recomendado, já que é o nível mais difícil do jogo original. Se estiver curioso: PL4 substitui alguns monstros por versões mais fortes (então as aranhas da Tower passam a ter dois pontos de vida, as da Dungeon três, e por aí vai), enquanto o PL5 é basicamente o PL4 com monstros rápidos.
  • Essa TC tem relação com as recriações dos Zelda de CD-i feitas por fãs? Apesar do autor ter ajudado no desenvolvimento dos dois projetos, MeenTC foi um trabalho totalmente separado dos remakes de CD-i, praticamente sem ligação nenhuma.
  • Vai haver um TC do Chill Manor? Segundo MandyC, “talvez. Houve progresso recente na extração dos gráficos do Chill Manor, mas nem todos foram obtidos ainda. Quem sabe, pode acontecer num futuro próximo“.
  • Algo quebrou! Pode consertar, por favor? MandyC acredita que que não haja nenhum bug no TC que exija um patch novo, mas se comprometeu a ver o que pode ser feito se surgir alguma coisa.

Curiosidades

  • O elenco de monstros do MeenTC/I.M. Meen é bem diverso dentro do campo da fantasia. Tem goblins, trolls, caveirinhas, um bicho tipo Frankenstein, aranhas gigantes e tal. Tem também inimigos de outras eras, como um cientista maluco e um centurião romano.
  • Segundo MundyC, I.M. Meen é um “FPS de entretenimento educativo de 1995 do infame estúdio de jogos russo-americano Animation Magic“, o mesmo responsável pelas animações dos famigerado games de Zelda para CD-i (The Faces of Evil e The Wand of Gamelon).
  • Aliás, em I.M. Meen, Ignatius Mortimer Meen, um bibliotecário diabólico, prende crianças em um labirinto cheio de monstros, e cabe ao jogador, que controla uma das duas crianças aprisionadas, libertá-las explorando 36 fases — divididas em nove cenários diferentes, incluindo torre, masmorra, esgoto, catacumbas, castelos e bibliotecas —, derrotando inimigos e corrigindo erros de gramática em pergaminhos. É um jogo considerado por alguns um tanto quanto obscuro, enquanto outros, como dito, o tenham como um clássico cult.

Screenshots

Compatibilidade

O MeenTC é praticamente standalone e já vem com seu próprio IWAD, precisando apenas do GZDoom mesmo para rodar, sendo a versão 4.14.1 deste port necessária, devido aos recentes desenvolvimentos de cenas de corte durante o nível.

Para jogar, coloque o MEENTC.iwad (o arquivo de dados principal) e MEENTCCUT.pk3 (o arquivo de cutscenes) na mesma pasta do seu GZDoom e rode o executável (ou use o ZDL). Consulte o arquivo README.txt incluído para ajustar as combinações de teclas e outras configurações.

Mais informações e conversões totais

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário