The Original Missions [WolfenDOOM]

The Original Missions é um mod para Doom II desenvolvido por Laz Rojas como parte do seu WolfenDOOM e que é uma recriação bastante fiel dos Episódios 1, 2 e 3 do Wolfenstein 3D, com melhorias gráficas e nos sons.

5 de agosto de 2016

The Original Missions é um mod para Doom II desenvolvido por Laz Rojas (num Macintosh) como parte do seu WolfenDOOM e que é uma recriação bastante fiel dos Episódios 1, 2 e 3 do Wolfenstein 3D, com melhorias gráficas e nos sons.

É um WAD bem antigo que achei em um antigo CD de backup meu. Parece que foi lançado em 1998 e, por isso, não contém nenhuma modificação avançada como vemos no Brutal Wolfenstein ou no Kriegsland. Entretanto, por trazer os mapas de um modo fiel pro Doom, é interessante para quem quer apenas jogar o clássico Wolf3D, mas beneficiando-se de uma engine mais potente que proporciona melhores gráficos e controles.

Além dos mapas originais do Wolfenstein 3D, The Original Missions tem também umas fases feitas do zero pelo autor. Tem umas músicas no formato MIDI no WAD, porém, elas não rodam durante o game, embora isso possa ser algum bug ou incompatibilidade com os engines avançados que testamos aqui.

Vídeo

A primeira parte do vídeo acima mostra um pouco do Original Missions. Na primeira parte, é exibido o mod puro rodando no GZDoom 2.4.0. Na segunda, como não há muita diferença significativa entre as armas do WAD e as originais do Doom II, resolvi usar o mod Samsara e jogar com o Blazkowicz, para deixar mais caracterizado e nostálgico.

Já no vídeo anterior, temos o The Original Missions combinado com o Kriegsland II e o Bolognese Gore Mod.

Curiosidades

  • Consta que a versão mais recente do The Original Missions, lançada em 17 de dezembro de 1998, é baseada no Boom 2.02 (um port avançado). No entanto, isso é difícil de conferir, visto que o Boom 2.02 só foi lançado em 22 de outubro de 1998 e ENGINE.TXT é de 26 de julho, mas o executável foi disponibilizado em dezembro, após o lançamento do Boom 2.02. Isso também não explicaria por que os executáveis do WolfenDOOM: Spear of Destiny e The Nocturnal Missions também são posteriores ao lançamento do Boom 2.02, mas são baseados no Boom 2.01.
  • O que quer que explique o caso acima, o fato é que o engine usado no The Original Missions (original.exe) foi mexido pelo próprio Laz Rojas a fim de garantir algumas funcionalidades baseadas no Wolfenstein 3D ao mod. Isto significa que usando outros engines, algumas coisas não vão funcionar direito, especialmente o avanço após derrotar os chefões (não vai dropar a chave do Grosse no Mapa 09, por exemplo). Para amenizar isso, fiz um patch que deve ser carregado junto do mod no ZDoom e seus derivados. Daí, dá pra jogar com estes ports sem usar cheat nem nada.

Screenshots

Compatibilidade

The Original Missions tem seu próprio arquivo executável, mas rodei ele aqui com o GZDoom (1.8.2, 2.4.0 e 3.1.0) e o Zandronum (2.0 e 3.0), com os IWADs do Doom II: Hell on Earth, Final Doom e da Phase 2 do Freedoom. Dá pra jogar com IWADs com a estrutura do Doom 1 (DOOM.WAD, Freedoom1.wad), porém, desta forma, você não terá os mapas do Wolfenstein 3D.

Se você quiser rodar o The Original Missions com o executável “original.exe“, provavelmente vai precisar do DOSBox. Não testamos esta opção e não sabemos em que ela pode acarretar. Faça isso por sua própria conta e risco.

Para facilitar para os novatos, inclui o GZDoom, o Freedoom 2 e o Samsara 0.355 no pacote de download. Para jogar rapidamente, basta clicar duas vezes no arquivo “The Original Levels.bat” e escolher a opção desejada. Você só vai ter que configurar os controles se quiser usar o mouse look etc. Esse nosso pacote também já vem com o The Original Missions Patch.

Mais informações e mods para Doom

autor, site, canal ou publisher Laz Rojas tamanho 54,8 MB licençaGrátis sistemas operacionais compativeisMS-DOS, Windows download link DOWNLOAD

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!