Desenvolvedor do Factorio diz não a turba enfurecida de canceladores e se dá bem

Tentaram cancelar o desenvolvedor do manager Factorio, mas ele disse não à turba enfurecida e acabou se dando bem: impulsionaram as vendas do game, que ainda ganhou uma enxurrada de análises extremamente positivas.


24 de junho de 2021

Desenvolvedor do manager Factorio, Michal Kovarik, diz não a turba enfurecida de SJWs canceladores (leia-se gordas de cabelo azul do Reddit) e se dá bem: arrumou mais jogadores e uma enxurrada de análises extremamente positivas nas lojas online.

Em 18 de junho de 2021, Kovarex, o que parece ser o nick do sujeito, publicou o 366º post “Friday Facts” no blog de desenvolvedor. Além de discutir as atualizações do Factorio, Kovarex recomendou as palestras sobre programação e gerenciamento de projetos de Uncle Bob (Robert Cecil Martin).

No entanto, alguns discordaram da recomendação em por causa de algo absolutamente irrelevante e começaram com aquelas conversinhas de sempre. Na 151ª edição das Notícias do Facínora, que vem a seguir, falei sobre mais esta vez que os canceladores se deram mal.

Acesse as notas deste episódio para obter as fontes, referências e mais informações sobre os outros assuntos tratados no vídeo.

De acordo com a Niche Gamer, alegados comentários sexistas feitos em 2009, posições favoráveis à polícia e citações do ex-presidente americano Donald Trump sobre “o novo fascismo de extrema esquerda que exige lealdade absoluta” seriam motivos para que estivessem querendo que o jogo fosse cancelado.

Um usuário do subreddit Factorio, um tal de d40b, alertou Kovarex sobre recomendar o Uncle Bob, mandando o papo que “promover uma pessoa controversa sem quaisquer reservas _é_ um ato político (…) portanto, pode ser interessante adicionar uma isenção de responsabilidade (disclaimer). Suas ações e palavras feriram muitas pessoas sub-representadas e pessoalmente prefiro evitar que mais pessoas se machuquem promovendo-o”. Ou seja, maconheirice da pesada.

Entretanto, Kovarex o respondeu de maneira sucinta, sugerindo ao usuário em questão que “pegue a sua cultura do cancelamento e enfie no rabo“. Os comentários de Kovarex e d40b foram excluídos pelos moderadores, e o tópico foi bloqueado devido a “ameaças e apelos à violência”. Não se sabe se d40b enfiou algo no rabo depois da resposta. Provavelmente, sim.

Enfim, antes do tópico ser trancado, Kovarex se defendeu, acusando os canceladores de rotulá-lo de bigot de direita (aqueles adjetivos de sempre) e outros de agir feito histéricos (como sempre também):

“Por que sou um fanático da direita de novo? Escuto isso toda hora e, no entanto, ainda não ouvi nenhuma razão para essa afirmação.

Isso mostra claramente o estranho mundo unidimensional que você enxerga. Todo mundo é amigo ou inimigo, e precisamos tomar partido rápido!

Tudo o que fiz foi me negar a criticar o trabalho profissional de alguém por suas visões políticas, as quais eu nem sabia quais são, e, de alguma forma, você teve que me colocar em algum lugar de seu eixo político. Esse seu eixo político está tão cheio de ódio que você presume que odeio odeio você ou pessoas LGBT, ou qualquer coisa que você não gosta do lado oposto ao seu eixo.

Você tem que entender que não sou dos Estados Unidos e não estou em lugar nenhum no seu pequeno eixo, não sou seu amigo ou inimigo, sou apenas um cara que gosta de separar ideias de pessoas.”

Kovarex afirmou também que se recusou a apurar as acusações contra Uncle Bob: “nem vou procurar saber. Você sabe porque? Porque não me importo nem um pouco. Eu não me importo se ele trai sua esposa, é um fanático ou paga gorjetas adequadas em um restaurante. Essas coisas simplesmente não são relevantes”.

O desenvolvedor ainda questionou: “caso Stalin tivesse um bom artigo sobre programação, vincular isso seria perigoso, porque algumas pessoas podem lê-lo e assim começar a gostar do comunismo e do inevitável assassinato em massa decorrente? É assim que confiamos nas outras pessoas no que diz respeito ao acesso às informações? Pessoalmente, confio que meus leitores terão a capacidade de criar suas próprias opiniões, em vez de seguir cegamente tudo o que disser a pessoa que eles gostam“.

Kovarex ainda debateu as acusações de que o Uncle Bob havia criticado engenheiras de software sênior, alegando que não estava “defendendo isso (…), mas se alguém defende, não o torna um fanático só por propor isso e tem alguns argumentos. Apenas se esses argumentos fossem desmascarados e a pessoa não estiver disposta a mudar de ideia, então sim, parece um fanático (…) Mas sinto que essa etapa é completamente ignorada na maioria dos casos. As pessoas são chamadas de fanáticas sem nenhuma tentativa de entender o raciocínio, é o caminho mais fácil”.

O drama acabou se espalhando aos fóruns da Comunidade Steam do jogo (arquivados aqui), com aquelas alegações vazias tipo “o desenvolvedor principal é transfóbico e foi cancelado – não compre o jogo mais”, como implorou um usuário, ou “o desenvolvedor é problemático, você não deve comprar seu jogo”. No entanto, os usuários de tal fórum acabaram zombando da postagem, afirmando que comprariam o jogo especificamente porque irritou o autor da postagem, considerando que Kovarex não deveria ser cancelado por sua opinião, para apoiá-lo em sua posição ou simplesmente por serem contra a cultura do cancelamento de forma geral.

Por fim, a tentativa fracassada de cancelamento mais uma vez serviu para dar um boost na popularidade do alvo. No momento em que este artigo foi escrito, o Factorio era o 67º jogo mais jogado no Steam. Mais de 95% das avaliações nos últimos 30 dias também foram extremamente positivas, com mais de 1.200 delas após o evento de 18 de junho. Houveram apenas 88 de avaliações negativas durante esse período.

O quanto a tentativa de cancelar Kovarex realmente impulsionou as vendas do seu produto ainda é desconhecido, mas os desenvolvedores parecem comemorando. A conta oficial do Twitter do jogo respondeu a um dos usuários que chamou a atenção para a polêmica, afirmando que “estou muito feliz pelos anúncios gratuitos que estamos recebendo. Obrigado por isso”, o que pareceu apenas frustrar tal o usuário do Twitter ainda mais.

No vídeo abaixo, o Jeremy, do TheQuartering, comenta o o caso e mostra mais mensagens acerca da celeuma, algumas muito engraçadas.

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!