Engines livres dos Heroes of Might and Magic 2 e 3 ganham novos lançamentos

Engines livres dos Heroes of Might and Magic 2 e 3, fheroes2 e VCMI, ganham novos lançamentos, trazendo correções, melhorias e novos recursos.


16 de setembro de 2022

No dia 14 de setembro de 2022, recebemos a notícia do que os motores open source do Heroes of Might and Magic II e Heroes of Might and Magic III ganharam novos releases.

Os nomes desses engines são fheroes2 e VCMI, e confesso que não os conhecia, mas são projetos com códigos abertos e livres que tem como objetivo manter estes clássicos jogos de estratégia do universo Might and Magic funcionando em sistemas modernos.

É interessante que, segundo a fonte, levou vários anos para que o VCMI fosse atualizado, e esse release é chamado “big 1.0”, significando que deve ser totalmente jogável. Esta atualização apresenta como destaques:

  • O modo espectador foi implementado por meio de opções de linha de comando.
  • Algumas configurações do menu principal são salvas após retornar ao menu principal – último mapa selecionado, salvar etc.
  • O botão de reiniciar cenário deve funcionar corretamente agora.
  • O Skyship Grail agora funciona imediatamente após a captura sem batalha.
  • Lodestar Grail implementado.
  • Corrigida a imunidade dos Gargoyles.
  • Grandes melhorias no multiplayer, incluindo carregamento e salvamento, reinicialização e suporte a hotseat.
  • Suporte a mods aprimorado.
  • Muitas melhorias de IA.
  • Melhorias no gerador de mapas aleatórios.

Já a versão 0.9.19 do fheroes 2 traz correções e novos recursos:

  • Uma polida na renderização de objetos no mapa de aventura.
  • Introdução de uma finalização instantânea de batalhas e mecânica aprimorada de troca de exército.
  • IA aprimorada para evitar que ela fique andando sem parar ou estacionada em um lugar.
  • Recursos iniciais da IA corrigidos.
  • Correção na avaliação de artefatos da IA.
  • Adiciona dificuldade da campanha.
  • Mais de 30 bugs foram corrigidos desde a versão 0.9.18.

É isso aí.

Note que, apesar destes engines serem livres e gratuitos, são necessárias as versões originais do Heroes of Might and Magic 2 e Heroes of Might and Magic 3, pois é nelas onde se encontram os recursos dos jogos, como gráficos, sons etc.

Sei que as versões do GOG dos dois primeiros HOMMs já são aprimoradas para sistemas operacionais modernos, mas não posso dizer se serão (ou se já foram) com estes engines. Mesmo que forem, ainda não atualizaram o HOMM2 na loja (o 3 eu não tenho lá), pelo menos até o momento.

Extra

Abaixo, segue uns vídeos com umas trilhas sonoras do Heroes of Might and Magic 2, só pela nostalgia:

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