Masayuki Uemura, criador do NES e Super Nintendo, falece aos 78 anos de idade

Ao dia 6 de dezembro de 2021, o criador líder do NES e SNES, Masayuki Uemura, faleceu, aos 78 anos de idade. 'Acho que conquistamos tudo o que poderíamos realizar com jogos de console'.


9 de dezembro de 2021

Masayuki Uemura — engenheiro, professor, produtor de videogame e criador do NES (o Nintendinho 8-bit) e do Super Nintendo — faleceu aos 78 anos de idade.

Uemura ingressou na Nintendo em 1971, ficando nesta firma japonesa até 2004, onde foi responsável por muitos outros projetos além destes dois marcos na indústria. Esta triste notícia saiu hoje (9), mas sua morte se deu em 6 de dezembro de 2021 e não se fala a causa.

Nascido em 20 de junho de 1943 em Tóquio, Japão, Masayuki Uemura (上村雅之) saiu da Sharp Corporation para entrar a Nintendo, onde uma de suas primeiras funções foi ajudar na gama de jogos de pistola da empresa, trabalhando com Gunpei Yokoi e Genyo Takeda na tecnologia de células fotovoltáicas para o jogo de arcade Laser Clay Shooting System (1973).

Masayuki Uemura

A capinha desse nosso post é o próprio Uemura com o que certamente foi a sua principal criação, o Nintendinho.

Foi depois de se tornar gerente geral do departamento de pesquisa e desenvolvimento da firma (Nintendo R&D2) que Uemura serviu como arquiteto-chefe do Nintendo Entertainment System (Famicom) e do Super NES. Ele se aposentou da Nintendo em 2004 e se tornou professor e diretor do Center for Game Studies da Ritsumeikan University, instituição de Quioto e quem fez o anúncio de sua morte.

Segundo a fonte desta triste notícia (Nintendo Life), quando a Nintendo R&D2 foi criada, foi dado o comando para Uemura, onde foi fundamental no desenvolvimento dos sistemas ‘Color TV-Game’ da Nintendo – a primeira tentativa da empresa de entrar no reino dos videogames domésticos. Esses eram sistemas de jogos muito básicos, com títulos embutidos relativamente grosseiros.

Uemura começou a trabalhar no Famicom (a versão japonesa do NES) em 1981, após uma exigência do presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, que determinou qu ele criasse um dispositivo capaz de jogar jogos de arcade em uma TV, mas com jogos que vinham em cartuchos. As vendas combinadas do Famicom e de sua contraparte ocidental, o NES, totalizam 61,91 milhões de unidades – 20 milhões delas somente no Japão (só não fica claro em qual período, mas são números impressionantes de qualquer maneira).

Além do NES/Famicom e o seu popular sucessor Super NES/Super Famicon, a R&D2, sob o comando do Dr. Uemura, esteve também envolvida com o desenvolvimento do Famicom Disk System e do Super Famicom Satellaview, produtos que saíram exclusivamente no Japão, bem como do icônico NES Zapper.

Durante seu tempo na empresa, Uemura também atuou como produtor de software em vários títulos, incluindo Ice Climber, Clu Clu Land e uma trilogia de títulos esportivos que envolvem Futebol, Beisebol e Golfe.

Em conversa com a Nintendo Life em 2020, durante uma rara visita ao Reino Unido, Uemura falou sobre um dos destaques de sua carreira:

“A melhor época de que me lembro foi quando concluímos o desenvolvimento do Famicom. Não sabíamos se seria popular ou não, mas o fato de conseguirmos finalizar o produto foi muito satisfatório. Essa foi a primeira missão; para ter certeza de concluir o desenvolvimento do dispositivo, e fiz isso, então fiquei feliz.

No Twitter, o criador de Smash Bros. e Kirby, Masahiro Sakurai, disse que:

“Foi anunciado que Masayuki Uemura, o criador do Family Computer, faleceu. Rezo pela sua alma… NES é o console de videogame pelo qual fui mais influenciado. Sem isso, eu não estaria lá.”

O tweet em questão vem a seguir, embora eu não consiga entender nada sem usar um tradutor:

Abaixo, tem um vídeo do canal Gows Games que fala um pouco sobre a vida e a carreira do Dr. Masayuki Uemura. Achei que ficou muito bom:

A fonte da notícia também afirma, e concordo, que não é exagero considerar que a Nintendo – e o mundo dos videogames – seria muito diferente hoje se não tivesse se beneficiado das imensas contribuições de Uemura.

Descanse em paz. Que Deus o receba e conforte sua família.

Últimos updates

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!