Nintendo compra estúdio que trabalhou nos Mario e Zelda originais

Nintendo compra um estúdio que trabalhou junto com à gigante japonesa há quase 40 anos, inclusive nos Mario, Donkey Kong e Zelda originais.


28 de fevereiro de 2022

No dia 24 de fevereiro de 2022, a Nintendo anunciou oficialmente a compra de um estúdio chamado SRD (Systems Research and Development), embora isso não queira dizer que as plataformas da gigante japonesa vão ganhar novos jogos instantaneamente.

Ao contrário da aquisição anterior desta empresa, Next Level Games, a SRD não tem nenhum título próprio, mas trabalham junto há quase 40 anos, desde 1983, inclusive tendo participação nos Donkey Kong, Super Mario Bros. e The Legend Zelda originais.

De acordo com o anúncio, a compra “servirá para fortalecer a base de gerenciamento do SRD e garantir a disponibilidade de recursos de desenvolvimento de software para a Nintendo”, isto pois a SRD não desenvolve seus próprios jogos, mas auxilia na programação de títulos de outros estúdios.

A SRD e Nintendo já trabalharam em cerca de 100 jogos em vários consoles, especialmente em seus primeiros dias. Além dos nomes supracitados, mais recentemente, no Switch, as duas empresas trabalharam em Animal Crossing: New Horizons e Ring Fit Adventure.

A empresa disse no início de fevereiro de 2022 que não estava tão interessada em adquirir terceiros mesmo após a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft e a compra da Bungie pela Sony, pois preferia criar seus próprios estúdios de desenvolvimento. O presidente Shuntaro Furukawa disse que qualquer aquisição precisaria preservar o ‘DNA da Nintendo’ – algo que a compra da SRD quase certamente faz, pelos motivos já expostos neste artigo.

Não se há informações sobre o valor da compra, com a firma apenas observando observou que “a aquisição terá apenas um efeito menor nos resultados da Nintendo”.

Extra

Não temos muitos vídeos relacionados à Nintendo pra adicionar aqui e dar uma animada no post, mas temos um port do Doom de Super Nintendo pra PC, SNES Doom, que ficou muito interessante para os nostálgicos deste cartucho do console 16-bit:

Bom, é isso. Tá uma mania de empresa comprar outra ultimamente, hein?

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!