Street Chaves está sendo portado para o Mega Drive

Um brasileiro, Master Linkuei, está portando o Street Chaves, o icônico e também brasileiro jogo de luta entre os personagens da vila mais querida do mundo, ao Mega Drive, um dos consoles mais queridos do mundo.


10 de maio de 2022

Neste sábado (6), fiquei sabendo que o Street Chaves está sendo portado para o Mega Drive/Genesis por um fã, e esta nova versão parece que será intitulada Street Chaves II’.

A empreitada está sendo tocada por Master Linkuei, o programador e ROM hacker brasileiro responsável pelo hack de Mortal Kombat de 2021. Agora, Linkuei resolveu converter este icônico e também brasileiro fangame de luta com os personagens da vila mais querida do mundo a um dos consoles mais queridos do mundo.

Pra quem não conhece, Street Chaves: O Lutador da Vila é um jogo de luta 2D desenvolvido por CyberGamba, que até hoje não sei se é uma pessoa ou uma equipe, e lançado em 2003.

O original traz 15 personagens do seriado jogáveis e é baseado em grandes títulos do gênero além de Street Fighter, como Art of Fighting e The King of Fighters. Graças a uma série de fatores, como o seu aspecto tosco e engraçado, o Street Chaves tornou-se muito popular e certamente um dos maiores nomes dos games brasileiros de sua época.

Já esta novidade do port de Mega foi revelada a mim através de um tweet do próprio Master Linkuei, o qual providencia screenshots e um vídeo de mais de meia hora da sua versão de Street Chaves:

Dá pra ver que tá tudo no estilo Mega Drive mesmo, incluindo o logo do SBT, cenários, lutadores, gameplay e trilha sonora.

Como dito acima, o futuro port parece que vai ser intitulado Street Chaves II’, uma clara referência ao Street Fighter II’: Champion Edition, mas não sei se vai ter personagens, golpes ou cenários a mais.

Atualização (23/05/2022): vai ter novos personagens, golpes (logicamente) e cenários a mais.

De qualquer maneira, os controles do jogo original não são muito suaves, e talvez, este aspecto vai receber uma garibada. Se isto acontecer, vamos poder cair na porrada no restaurante da Dona Florinda, na barbearia ou no pátio da vila de uma forma mais prazerosa.

Resta agora esperar, visto que o ROM ainda está sendo desenvolvido. A julgar pelo Mortal Kombat do Master Linkuei, o Street Chaves II’ vai ser compatível com emuladores, consoles retrô (tipo com Raspberry), Everdrive e talvez outras plataformas (depois vou ver se o Mortal Kombat Arcade Edition funciona o Mega da Tec Toy. Deve funcionar), embora não sei se vai precisar de patch. Ah, também deve sair de graça, o que é sempre bom.

Ah! Tem as screenshots também:

Bom, é só isso o que sei até o momento.

Mas enquanto o novo ROM não fica pronto, você pode dar uma fragada no Street Chaves original, baixando-o e assistindo ao nosso playthrough/detonado do game:

Veja também

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!