Nugget Doom
Promete crocância por fora e maciez por dentro.
Nugget Doom é um source port de Doom em código aberto compatível com os formatos MBF21, Boom, DSDHacked, DEHEXTRA e ID24 (parcialmente) e foco em qualidade de vida. Trata-se de uma criação de Alan Ruzich (Alaux) lançada inicialmente no Dia da Independência do Brasil de 2021.
Este engine é derivado do Woof!, um outro port com suporte a Boom e MBF, mas traz várias adições, muitas inspiradas ou tiradas de mods e outros engines — como Crispy Doom, ZDoom, Doom Retro ou DSDA-Doom. Há também algumas ideias do seu autor, como novas trapaças, opções extras de gibbing e a capacidade de rebobinar.
Descobri o Nugget Doom graças a alguns mods que eventualmente surgiram recomendando este port como forma de jogá-los, como Extinction Warrior: Typhon, Aphrodite, The Agitator ou Gorenuggets. Embora tais trabalhos sejam compatíveis com outros softwares como o GZDoom, creio que esta atenção é uma testemunha da qualidade do projeto.
Vídeos
Este é um vídeo do Nugget Doom publicado por seu autor.
Alaux mostra os voxels de armas no port, funcionalidade herdada do Woof!
Funcionalidades
Selecionei algumas funcionalidades do Nugget Doom pra listar aqui, mas tem muitas mais no seu repositório oficial, e algumas são herdadas diretamente do Woof!:
- Atenção: até o momento desta publicação, o build mais recente do port ainda está em testes e pode quebrar a compatibilidade com demos. Grave suas demos por sua conta e risco!
- Suporte a MBF21, DSDHacked, DEHEXTRA e suporte parcial ao ID24.
- Suporte a
UMAPINFOeCOMPLVL. - Reprodução muito aprimorada de demos do Doom vanilla.
- Suporte aos arquivos IWAD dos IWADs da Doom 3: BFG Edition.
- Suporte aos arquivos IWAD do Freedoom.
- Suporte a modelos em voxel, feitos especificamente para o Voxel Doom.
- FOV estendido (20 a 140 graus).
- Pulo e agachamento (Alt e C por padrão).
- Câmera de morte, câmera livre e slow motion.
- HUDs e crosshairs personalizáveis.
- Suporte a voxels e efeitos visuais como tremores de explosão.
- Timers para eventos e powerups.
- Rebobinar gameplay.
- Armas com inércia, bob ajustável, troca inteligente e outras possibilidades.
- Gibs extras e mais sangue nos inimigos (opcional, claro!).
- Mini-mapa, teleport via automapa e outros truques para speedrunners.
- Mais de 30 configurações de compatibilidade com o Doom clássico.
- Algumas opções só podem ser ativadas no arquivo
nugget-doom.cfg, mas tudo vem documentado e com exemplos. A personalização vai longe.
Trapaças
Note que esta lista de trapaças é específica do Nugget Doom e, potencialmente, em algum potencial fork. Algumas vieram de outros ports, mas as trapaças universais de Doom mesmo estão aqui.
FULLCLIPpara munição infinita.VALIANTpara armas rápidas.BOBBERSserve como atalho para ativar as duas trapaças acima, além deIDFA.
GIBBERSforça a desintegração (gibbing) de inimigos ao morrerem, independentemente do dano causado.RIOTMODEfaz com que os inimigos ataquem todas as entidades sencientes.IDFLYpermite voar (usa os botões de pular/agachar).SUMMONinvoca um ator com base no seu índice de tipo.IDDFlocaliza uma chave no automapa.IDDETlocaliza saídas no automapa.RESURRECT/IDRESressuscita o jogador sem ativar oIDDQD.LINETARGETfornece informações sobre o alvo da linha de visão do jogador.TRAILSexibe os rastros de ataques hitscan.MDKrealiza um ataque hitscan com 1 milhão de dano.SAITAMAativa o soco MDK Fist.BOOMCANpara ataques hitscan explosivos.NEXTMAPencerra o nível atual.NEXTSECRETencerra o nível como se fosse por uma saída secreta.TURBOaltera a velocidade do jogador durante o jogo.TNTEMcomo alternativa aoKILLEM.FPScomo substituto paraSHOWFPS.- Controle aéreo enquanto estiver no modo noclip.
- Atalho configurável para o truque do Computer Area Map
- Trapaça
NOMOMENTUMreativada.
Para uma lista completa com mais detalhes, veja a seção “New Nugget Doom cheats” em docs/cheats.md.
Curiosidades
- Nugget Doom começou como um PWAD chamado Ramm, um megawad inacabado para ports com remoção de limites que utiliza DeHackEd para alterações em monstros e armas. Como forma de experimentação, Alaux decidiu implementar a funcionalidade do patch em um fork do código-fonte de Crispy Doom pensando em transformar Ramm em um jogo standalone. Esse fork foi chamado de IRamm — com o I representando interno, como em IWAD —, e, posteriormente, transformado em um source port de Doom, mudando o nome para Nugget Doom no processo.
- O fork do Crispy foi renomeado como Nugget Doom LR, com LR significando remoção de limites.
- Ruzich inicialmente tentou implementar o suporte a Boom e MBF nesse fork, mas rapidamente percebeu que seria melhor usar uma base de código que já tivesse suporte para esses recursos, e assim foi criada a versão atual de Nugget Doom, baseada em Woof!.
- Ruzich criou o nome Nugget Doom literalmente depois de comer um nugget de frango. Um nugget é considerado como tendo uma mordida crocante, uma referência ao port no qual foi baseado (Crispy Doom). O logotipo atual do Nugget Doom reflete isso.
Compilando
Como um fork do Woof!, instruções de construção do Nugget Doom também devem ser aplicadas aqui. Seu código fonte está disponível no GitHub.
Mais informações e ports de Doom
Download e ficha técnica
- Download (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
- Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: Alaux
- Sistema(s): Windows
- Tamanho: 12,6 MB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
- Licença: GPL-2.0
- Categoria: Downloads
- Tags: Doom (Franquia), Doom source port, MBF21 (Doom)
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 52
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!
