LZDoom

Pode ser a solução pra quem não consegue rodar as versões mais atualizadas do GZDoom.


8 de maio de 2019

LZDoom é um port avançado do Doom baseado no GZDoom 3.3.2 que está sendo desenvolvido por drfrag com o intuito de combinar o renderizador GL antigo [1] com funcionalidades mais novas, sendo assim uma opção interessante para quem tem hardware mais velho, mas quer rodar mods mais novos.

Ou seja, quem tem desktops ou laptops que não tem a configuração suficiente para rodar os GZDooms mais novos (cada vez mais exigentes), pode desfrutar do que as edições Vintage e Legacy do port que estão (Graf) pensando em retirar, ou já retiraram.

O LZDoom tem suporte para funções recentes (e relevantes) de ZScript, mas mantém a performance e a opção de usar renderizador software ou hardware. Também inclui algumas configurações customizadas do criador, embora a única que vimos até o momento foi um novo nível de dificuldade chamado “Unholy Massacre”. Uma coisa que pode agradar também é que, pelo menos em sua versão atual, o LZDoom não começa com filtros que deixam o jogo meio borrado e que muita gente acha feio.

Vídeos

No vídeo acima, fiz um teste no LZDoom 3.61b4 com os mods NUTS e Russian Overkill carregados.

Já o anterior tem o Tyrant120 jogando os mapas do Lost in Space com o Trailblazer e o Doom Remastered Music Pack no LZDoom 3.61b4.

Utilização

O processo para usar o LZDoom para rodar o Doom e os outros jogos (Heretic, Hexen etc.), com ou sem mods, é similar ao do ZDoom e seus derivados, como o Zandronum e o GZDoom.

Portanto, você pode utilizar o mesmo processo descrito na publicação do GZDoom, no texto ou no vídeo tutorial, para o LZDoom. Lembrando que dá também para usar o ZDL com este port.

Versões antigas

Abaixo, vou listar algumas versões antigas que perderam alguma funcionalidade que pode ser crítica para alguns usuários, especialmente aqueles com o PC da Xuxa ou outras bicheiras com pouca capacidade:

  1. LZDoom 3.87b – De acordo com o drfrag, esta (3.87) é a última versão do LZDoom que conta com o GL 2 renderer. Não sei se vão subir muito os requerimentos depois dessa, mas a partir da 3.88 não roda no Windows XP mais.

Mais informações e source ports

autor, site, canal ou publisher drfrag tamanho 12,1 MB licençaOpen Source sistemas operacionais compativeisWindows download link DOWNLOAD

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Clique aqui e saiba como. Obrigado!

5 comentários para “LZDoom”

  1. Luis disse:

    show mto bom!! Doom me traz memórias da infância, amo esse jogo!!

    I MISS these days!!!! my childhood, i love doom!!
    1996 when i have 6 years i used to play this game at my father’s 486 MS-DOS based OS. So SAD, nostalgy brings back so many memories…..

  2. drfrag disse:

    Hi, i’ve released another new version, 3.83a. Regards.

  3. drfrag disse:

    Thanks for the review! I’ve just released a new version of LZDoom and it’s a huge update. Regards.

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa newsletter!