A Quest Log for Hexen
Chega de mapas complexos e simétricos do Hexen, como Guardian of Steel e Guardian of Ice.
A Quest Log for Hexen é um add-on pra Hexen que adiciona um sistema de diário de buscas estilo MMORPG neste FPS de fantasia medieval sombria, para ajudar o jogador a controlar seu progresso nas partidas. Foi desenvolvido por Average Raven Fan e lançado inicialmente em 12 de dezembro de 2025.
A funcionalidade do mod é tipo o que tem no Heretic + Hexen, mas usando ZScript para garanti-la com força bruta, sem precisar de editar os mapas diretamente. É configurável, mostra tanto os objetivos quanto monstros no automapa e coloca umas setinhas mostrando onde você deve ir. Tem também umas mensagens na tela mostrando o que se tem que fazer.
Com A Quest Log for Hexen, o fluxo nos mapas deve ser bem mais fluído, evitando backtracking e se perder em cenários como Guardian of Steel, como diz o autor. Ele deve ser compatível com pacote de monstros para Hexen (como Wrath of Cronos, Walpurgis e ERLBA) e com qualquer coisa que não modifique os próprios mapas. Como bônus, corrige o problema de travamento do Gibbet presente na versão original.
Vídeos
Ainda não achei nenhum vídeo de A Quest Log for Hexen. Enquanto não surge algum, dê uma fragada nas screenshots.
Funcionalidades
- Adiciona um registro de missões (quest log) à campanha clássica de Hexen.
- Exibe todos os objetivos no automap como pequenos marcadores em forma de cunha (azuis ou vermelhos).
- Mostra o próximo objetivo no automap e também no cenário, por meio de setas grandes ou inimigos especiais.
- Indica itens a coletar e alavancas a acionar com setas vermelhas no cenário.
- Inimigos obrigatórios para progressão aparecem como cunhas vermelhas no automapa e recebem sprites diferenciados, facilitando sua identificação.
- Adiciona um elemento de HUD que informa claramente qual é o próximo objetivo, em estilo semelhante a um quest log de MMORPG.
- Reduz a frustração em mapas complexos e simétricos.
- Permite configuração completa pelo menu, ativando ou desativando elementos como HUD, setas e marcadores.
- Opção de desativar tudo exceto os marcadores do automap, para uma experiência mais próximo do relançamento oficial.
- Requer uma nova partida ou entrada em um novo hub para funcionar corretamente, pois monitora os line specials para rastrear o progresso.
- Corrige o bug do Gibbet sem alterar o mapa, evitando soft-lock ao matar Chaos Serpents rápido demais.
- compatível com a maioria dos mods de monstros para Hexen.
- compatível com qualquer mod que não altere os mapas.
Curiosidades
- Segundo o autor, este mod foi inspirado por um jogador de Doom que ele viu jogando Hexen uma vez e que ficou preso na primeira visita ao Guardian of Ice.
- Créditos: sprites dos “inimigos de aparência diferente que você precisa derrotar” por Neoworm, Amuscaria e Fury3. Efeitos sonoros adicionais por Raven Software.
Screenshots
Compatibilidade
Testei brevemente A Quest Log for Hexen aqui no GZDoom 4.12.2 no IWAD do Hexen, e parece que funfou bem de boa. Parece bem legal mesmo. Ele deve funcionar também com o LZDoom e o UZDoom.
Como dito pelo menos umas duas vezes acima, o add-on deve ser compatível com qualquer mod que não mude os mapas do Hexen diretamente.
Mais informações e mods para Hexen
Download e ficha técnica
- Download (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
- Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: Average Raven Fan
- Tamanho: 544 KB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
- Licença: Grátis
- Categoria: Mods, add-ons e patches
- Tag: Mod para Hexen
- Adicionado por: Facínora
- Acesso: 1
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!




