The Snowman [Windows]
Recriação de um game natalino inspirado num livro que inspirou também um desenho animado!
The Snowman é um remake independente da versão de ZX Spectrum do jogo de plataforma 2D de mesmo nome de tela fixa de 1984 da Quicksilva, onde o objetivo é construir e proteger um boneco de neve durante o Natal. Foi desenvolvido pela Langford Productions e lançado inicialmente em 5 de dezembro de 2025.
Durante uma partida, o jogador deve recolher neve e acessórios para decorar o homem de neve, desviar de perigos como chamas de gás. Sua trilha sonora é natalina e o estilo inconfundivelmente retrô, mas dá pra deixar as coisas ainda mais “antigas”, com as cores e sons originais do Speccy e scanlines opcionais.
Publicado pelo próprio Richard Langford e disponível gratuitamente para Windows, The Snowman é um daqueles adoráveis games de Natal do passado que, agora, fica mais acessível. Entretanto, note que apesar do visual inocente, o game é mais difícil do que parece, exige atenção e precisão, e a curva de aprendizado pode pesar mais para quem não jogou o original.
Vídeos
No vídeo acima, o canal Rowland Reviews analisa The Snowman e exibe sua gameplay. A resenha está em inglês e é uma das fontes desta publicação.
Falei um pouco sobre o game na edição 326 das Notícias do Facínora. Já deixei o vídeo mais ou menos no ponto.
Gameplay
The Snowman é um jogo de ação e coleta em plataformas, estruturado em quatro estágios progressivos, nos quais um menino responsável por construir e preservar um boneco de neve deve completar objetivos e lidar com perigos específicos, mantendo regras claras e bem delimitadas.
Dependendo da fase, a jogabilidade ganha novos aspectos/gimmicks. Quanto todos as quatro fases são concluídas, o game desbloqueia um novo layout, aumentando o nível de desafio e incentivando o replay. Note que nada disso altera as mecânicas fundamentais do The Snowman.
Stage One
O objetivo inicial é coletar seis pedaços de neve e posicioná-los corretamente para formar a base do Snowman. Durante essa etapa, o jogador deve evitar chamas de gás, que não causam morte direta, mas derretem a neve coletada e drenam energia. O item Ice Lolly permite congelar temporariamente as chamas, rendendo pontos de bônus. Itens natalinos piscantes — como Crackers, Presents e Trees — concedem pontuação extra, enquanto alimentos como Turkey e Christmas Pudding restauram energia.
Stages Two e Three
Com o Snowman construído, o foco passa a ser a coleta de seus acessórios, incluindo cachecol, sorriso, calças e lanterna. Nessas fases, surgem os Sleep Monsters, inimigos que podem nocautear o personagem, encerrando a tentativa. O item Alarm Clock neutraliza temporariamente esses inimigos, funcionando de forma análoga ao Ice Lolly contra as chamas. As plataformas continuam oferecendo risco de queda, exigindo movimentação cuidadosa.
Stage Four
Na fase final, o Snowman corre risco de derreter. O jogador deve coletar Ice Cubes para manter sua integridade, enquanto as chamas de gás retornam como ameaça ativa. Itens piscantes e alimentos seguem disponíveis, mantendo o sistema de bônus e recuperação de energia.
Curiosidades
- Lançado para Spectrum, MSX e Commodore 64, The Snowman original foi inspirado na obra de mesmo nome de Raymond Briggs de 1978. Trata-se um livro ilustrado sem diálogos que aborda a fantasia infantil e a natureza efêmera das coisas. Há também uma adaptação animada de 1982, a qual deve ter inspirado o game de 84 também, que consolidou essa abordagem como tradição natalina no Reino Unido, especialmente pela canção “Walking in the Air”, na voz de Aled Jones.
Screenshots
Sobre o download
Este remake do The Snowman é um fangame gratuito que pode ser baixado pra PC (Windows) no Itch.io, que é para onde nosso link de download leva.
Mais informações e platformers de Natal
Download e ficha técnica
- Download @ Itch.io (clique com o botão esquerdo do mouse ou toque no link)
- Desenvolvedor, publisher e/ou distribuidor: Langford Productions
- Sistema(s): Windows
- Tamanho: 41 MB (pacote de instalação e/ou espaço em disco)
- Licença: Grátis
- Categoria: Plataforma
- Tags: Fangame, Independente, Natal, Pixel art, Remake, Retrô, ZX Spectrum
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 8
Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!






