Total War: Three Kingdoms

A própria Arte da Guerra em prática na Transição Han–Três Reinos?


Publicado em 1 de janeiro de 2026.

Total War: Three Kingdoms é um jogo de estratégia baseada em turnos e tática em tempo real que se na China Antiga, ou Período dos Três Reinos, e também o 13º título da franquia Total War. Foi desenvolvido pela Creative Assembly e lançado originalmente em 23 de maio de 2019.

O game apresenta dois modos. O primeiro, “Romance”, é baseado no Romance dos Três Reinos — livro escrito por Luo Guanzhong no século XIV —, no qual os generais são dotados de força quase sobre-humana. Já “Records”, baseado em Registros dos Três Reinos — texto escrito por Chen Shou no século III —, apresenta uma versão mais historicamente precisa.

Publicado pela Sega e disponível para Windows, Mac e Linux, Three Kingdoms foi bem recebido pela crítica especializada, inclusive ganhando uns prêmios, e um sucesso estrondoso de mercado. Além disto, é muito bem avaliado nas plataformas online. Este título foi sucedido, até o momento, por Total War Saga: Troy (2020), Total War: Warhammer III (2022), Total War: Pharaoh (2023), Total War: Medieval III e Total War: Warhammer 40,000.

Vídeos

Acima, temos o trailer Forge Your Legend do Total War: Three Kingdoms.

Achei também este trailer de anúncio cinemático do game.

Gameplay

Assim como seus antecessores, Total War: Three Kingdoms é um jogo de estratégia por turnos com táticas em tempo real. Ambientado no final da dinastia Han (189–220) e avançando pela Era dos Três Reinos (220–280), o jogador controla uma das facções, que deve eliminar ou vassalizar as demais, acumulando prestígio suficiente para se declarar Imperador. É necessário também precisa derrotar os outros dois Imperadores — as duas facções mais poderosas —, unificar a China e tornar-se seu governante supremo. Estas facções são lideradas por senhores da guerra como Cao Cao, Liu Bei e Sun Quan.

Nas batalhas de cerco, você comanda unidades de infantaria e cavalaria, todas divididas em diferentes retinues, cada uma liderada por um general poderoso. É possível posicionar até três generais simultaneamente no campo de batalha, além de manter outros três na reserva, sendo que o jogador só terá acesso às unidades que esses generais são capazes de recrutar.

Uma batalha de cerco é vencida quando todos os generais inimigos são eliminados ou quando o ponto central da cidade é capturado. Esses generais, que podem ser controlados separadamente de suas tropas, possuem acessórios únicos, os quais podem ser saqueados após sua morte. Por exemplo, o cavalo Red Hare, de Lü Bu, pode ser capturado e utilizado por outros generais. Os generais também podem se enfrentar em duelos um contra um, que terminam quando um deles morre ou foge. Cada general pertence a classes diferentes e possui especializações próprias, concedendo bônus ativos e passivos às suas unidades.

O game introduz o conceito de “guanxi”, no qual cada general forma conexões sociais e relacionamentos com outros personagens e valores como obrigações, reciprocidade e confiança são tratados como virtudes importantes. Cada general possui personalidade e desejos próprios que o jogador precisa atender. Caso essas demandas não sejam satisfeitas, o nível de satisfação do personagem diminui, o que pode gerar diversas consequências. Diferentemente dos Total War anteriores, nos quais os personagens raramente interagiam entre si, os generais em Three Kingdoms constroem ativamente relacionamentos ao longo da campanha, adicionando uma camada estratégica que exige uma compreensão mais profunda desses personagens antes de tomar decisões.

Como já dito, este jogo conta com dois modos distintos. O primeiro, “Romance”, é baseado no romance histórico Romance dos Três Reinos, no qual os generais possuem força quase sobre-humana. O segundo, “Records”, inspirado em Registros dos Três Reinos, apresenta uma abordagem mais historicamente autêntica. Nesse modo, os generais não possuem habilidades especiais e não podem mais ser controlados separadamente, além de alterações em certos equipamentos para torná-los mais fiéis ao contexto histórico.

Enredo

Ambientado em 190 d.C., a outrora gloriosa dinastia Han encontra-se à beira do colapso. O novo imperador, Imperador Xian, coroado aos oito anos de idade, é manipulado pelo senhor da guerra Dong Zhuo, cujo governo opressivo mergulha o império no caos. Diante disso, novos senhores da guerra se erguem e formam alianças para iniciar a campanha contra Dong Zhuo. Com cada senhor da guerra movido por ambições pessoais e alianças em constante mudança, os campeões que emergem dessas guerras intermináveis acabarão por moldar o futuro da China.

Apresentação

Total War: THREE KINGDOMS é o primeiro da premiadíssima série de jogos de estratégia a recriar os épicos conflitos da China antiga. O jogo combina construção de império por turnos, administração e conquista de territórios com batalhas emocionantes em tempo real, redefinindo a série em uma ambientação de heróis e lendas.

China em 190 d.C

Bem-vindos a uma nova era de conquistas lendárias.

Esta terra bela, porém dividida, precisa de um novo imperador e uma nova forma de viver. Unifique a China, crie a próxima grande dinastia, e construa um legado para durar séculos.

Escolha dentre 12 Chefes de Guerra lendários e vá conquistar o reino. Recrute personagens heroicos para auxiliar na sua causa e dominar os inimigos nos campos políticos, econômicos, militares e tecnológicos.

Você criará amizades fortes, alianças fraternas, e ganhará o respeito dos seus inimigos? Ou prefere agir ardilosamente, cometendo traições dolorosas para se tornar o mestre das intrigas políticas?

Sua lenda ainda está por ser escrita, mas uma coisa é certa: conquistas gloriosas lhe aguardam.

A RECRIAÇÃO DA CHINA ANTIGA

Explore a China dos Três Reinos, uma terra com belezas naturais de tirar o fôlego. Batalhe em exuberantes subtrópicos, desertos áridos, ou montanhas congeladas. Maravilhe-se com marcos lendários, como a Grande Muralha da China e o Rio Yangtze. Desbrave toda a imensidão da China antiga e restaure a harmonia desta paisagem tomada pelos conflitos.

AS MAIORES LENDAS DA CHINA

Crie um novo império com um dos 12 lendários Chefes de Guerra inspirados no Romance dos Três Reinos, o celebrado épico da história da China. Comandantes extraordinários, guerreiros poderosos, e estadistas ilustres: cada personagem tem objetivos e jogabilidades próprias. Recrute um conjunto de heróis épicos para liderar seus exércitos, governar suas províncias e fortalecer o crescimento do seu império. Os personagens representam o coração do jogo, e são estes campeões quem darão forma ao futuro da China.

SISTEMA GUANXI

Baseado no Guanxi, o conceito chinês de inter-relações dinâmicas, Total War: THREE KINGDOMS quebra paradigmas ao dar mais importância para os personagens. São estes heróis icônicos e extravagantes, e as relações entre eles, que definem o futuro da China antiga. Cada personagem ganha vida graças a uma personalidade exclusiva, motivações e gostos pessoais. Eles também desenvolvem relações profundas entre si, tanto positivas quanto negativas, que moldam o desenrolar da história.

PUREZA ARTÍSTICA

THREE KINGDOMS é a própria arte da guerra, graças a visuais impactantes e um combate Wushu extravagante. Com uma interface atraente, vistas vibrantes, e arte autêntica, esta reconstituição da China antiga é um verdadeiro colírio para os olhos.

HARMONIA ENTRE TEMPO REAL E TURNOS

As batalhas em tempo real e a campanha por turnos de Total War: THREE KINGDOMS estão mais interconectadas do que nunca. Agora, os acontecimentos em combate têm consequências maiores: eles afetam a relação dos Heróis com você, bem como as amizades e rivalidades que desenvolvem com outros personagens. Em um mundo onde alianças poderosas são a chave do sucesso, isto acrescenta um elemento inédito às suas condições de vitória.

DLCs ou expansões

Diversos conteúdos para download foram disponibilizados para o game, incluindo estes:

  • Yellow Turban Rebellion (maio de 2019) — Adiciona três facções jogáveis associadas à Rebelião dos Turbantes Amarelos à campanha principal.
  • Reign of Blood (junho de 2019) — Introduz efeitos visuais de sangue e violência nas batalhas.
  • Eight Princes (agosto de 2019) — Acrescenta uma nova campanha baseada na Guerra dos Oito Príncipes durante a dinastia Jin, ambientada cem anos após o início da campanha original.
  • Mandate of Heaven (janeiro de 2020) — Adiciona uma campanha prelúdio iniciada em 182, que pode se estender até a campanha base, retratando a Rebelião dos Turbantes Amarelos.
  • A World Betrayed (março de 2020) — Introduz uma nova campanha iniciada em 194, após os eventos iniciais da campanha principal.
  • The Furious Wild (setembro de 2020) — Expande o mapa da campanha para o sudoeste e adiciona as facções Nanman.
  • Fates Divided (março de 2021) — Adiciona uma nova campanha iniciada em 200, com foco na Batalha de Guandu.
  • Tao Qian (janeiro de 2020) — Acrescenta o líder Tao Qian e a mecânica exclusiva de facção População Deslocada.
  • White Tiger Yan (março de 2020) — Adiciona o líder Yan Baihu com as mecânicas exclusivas Acampamentos Shanyue e Confederação do Tigre Branco.
  • Shi Xie (setembro de 2020) — Acrescenta o líder Shi Xie com a mecânica exclusiva de facção Esplendor.

Curiosidades

  • O Total War: Three Kingdoms foi desenvolvido com o TW Engine 3, a terceira geração do motor baseado no Warscape Engine, o mecanismo gráfico/proprietário usado internamente pela Creative Assembly para a série Total War empregado nesta franquia há anos, com evolução ao longo dos anos.
  • A Creative Assembly refinou muitos elementos do jogo, trazendo mudanças tanto para a inteligência artificial quanto para a interface do usuário. A equipe introduziu o sistema de “guanxi” para tornar os personagens e generais mais importantes no jogo, já que Records e Romances, duas das fontes de inspiração mais importantes da equipe, têm um grande foco em personagens.
  • O sinólogo Rafe de Crespigny, especialista na era, atuou como consultor do game.
  • Quando o jogo ainda estava em pré-produção, em novembro de 2016, a Creative Assembly anunciou que o próximo título histórico da série Total War exploraria uma nova era, em vez de ser uma sequência de qualquer jogo anterior.
  • Three Kingdoms foi revelado pela Sega em 11 de janeiro de 2018 com um trailer cinematográfico.
  • Originalmente previsto para ser lançado no segundo semestre de 2018, o game foi adiado para o início de 2019 para que a equipe tivesse mais tempo de desenvolvimento para concluir a produção. Uma nova data de lançamento, 7 de março de 2019, foi posteriormente anunciada, sendo então adiada para 23 de maio de 2019.
  • A Feral Interactive lançou as versões do jogo para Linux e macOS no mesmo dia do lançamento oficial (23 de maio de 2019).
  • De acordo com a Creative Assembly, Total War: Three Kingdoms foi o Total War com o maior número de pré-encomendas até o seu lançamento. O jogo também estabeleceu o recorde de jogadores simultâneos para a série, com mais de 160.000 pessoas jogando simultaneamente no dia do lançamento e atingindo 192.000 no primeiro fim de semana. Isso o tornou o game de estratégia com o maior número de jogadores simultâneos no Steam.
  • Three Kingdoms tornou-se o jogo mais vendido da história da franquia, vendendo um milhão de cópias em uma semana desde o seu lançamento inicial e acumulou um total de 3.210.000 unidades vendidas até março de 2025.
  • O modo Romance foi elogiado por trazer adições ao jogo, com muitos críticos comparando-o a Total War: Warhammer. Preston Dozsa, da CGMagazine, afirmou que o Three Kingdoms “representa o melhor dos lados histórico e de fantasia da franquia“, enquanto Sean Martin, da Hooked Gamers, disse que o jogo “é o Total War mais divergente que vi desde Total War: Warhammer… pegando o que há de bom na fantasia e usando-o para complementar os componentes históricos do jogo“.

Prêmios e honrarias

  • 2018
    • Game Critics Awards (Gamescom)
      🏆 Melhor Jogo de EstratégiaVencedor
  • 2019
    • Golden Joystick Awards
      🎖 Jogo de PC do AnoIndicado
    • The Game Awards 2019
      🎖 Melhor Jogo de EstratégiaIndicado
  • 2020
    • 23rd Annual D.I.C.E. Awards
      🎖 Jogo de Estratégia/Simulação do AnoIndicado
    • NAVGTR Awards
      🎖 Direção de Arte – Influência de PeríodoIndicado
      🎖 EngenhariaIndicado
      🎖 Jogo de EstratégiaIndicado
      🎖 Trilha Sonora Dramática Original (Franquia)Indicado
    • MCV/Develop Awards
      🏆 Inovação em Áudio do AnoVencedor
    • 16th British Academy Games Awards (BAFTA Games)
      🎖 Jogo BritânicoIndicado

Screenshots

Sobre o download

O Total War: Three Kingdoms é um jogo normalmente pago que pode ser encontrado pra PC (Windows), nas lojas da Epic, GOG e Steam, sendo que nosso link de download leva a esta última, onde tem versões para Mac e Linux também.

Mais informações e estratégia

Download e ficha técnica

Observação: se você gostou deste post ou ele lhe foi útil de alguma forma, por favor considere apoiar financeiramente a Gaming Room. Fico feliz só de ajudar, mas a contribuição do visitante é muito importante para que este site continua existindo e para que eu possa continuar provendo este tipo de conteúdo e melhorar cada vez mais. Acesse aqui e saiba como. Obrigado!

Deixe um comentário