Trailer do Doom (2005), filme que podia ser melhor, mas ainda é Doom
Trailer do Doom, o filme de ação e terror de 2005 que podia ser melhor, mas ainda é Doom e pode servir de inspiração para projetos independentes, como mods para o FPS (com múltiplas classes, inclusive), fangames e até adaptações em outras mídias. [Acesse a descrição completa]
Descrição completa
Estou metendo aqui o trailer do Doom, o filme de ação e terror de 2005 que tentou trazer a única franquia possível aos cinemas, dirigido por Andrzej Bartkowiak, distribuído pela Universal Pictures e estrelado por Karl Urban, Rosamund Pike, Razaaq Adoti e Dwayne Johnson (o “The” Rock).
A verdade é que, naqueles tempos, Doom finalmente havia ganhado sua adaptação para telonas, embora com críticas geralmente desfavoráveis, especialmente por não ser uma transcrição fiel dos jogos. No entanto, mesmo que não seja um bom Doom, ainda é Doom e, portanto, bom. Acontece que, para além potencial diversão descompromissada para fãs de ação e ficção científica, podemos explorar como seus aspectos podem servir de inspiração para projetos independentes, como mods pra Doom, fangames e até adaptações em outras mídias.
Uma adaptação imperfeita, mas divertida
Tenho uma teoria: a ideia original era realmente capturar o espírito de Doom, especialmente do Doom 3, ainda então um game novo. Entretanto, por pressões provavelmente advindas dos produtores, burros por excelência, os responsáveis decidiram pegar o vácuo do sucesso do primeiro live-action de Resident Evil (Resident Evil: Apocalypse), lançado um ano antes, o que resultou em uma abordagem que mistura a ficção científica com terror biológico, algo distante da invasão demoníaca que todos esperavam. No entanto, o filme ainda tem méritos (é Doom), sendo visto com nostalgia e/ou “cult” por alguns.
Elenco
Karl Urban, no papel de Reaper, faz um excelente trabalho trazendo um protagonista com o tom certo de soldado durão, estóico e calejado, além de parecer com o Doomguy e com certeza (eu acho) ter inspirado o mugshot do Freedoom. Ou seja, Urban é um perfeito Doomguy. Também, o The Rock, como Sarge, encaixou perfeitamente como líder do esquadrão, com seu carisma natural. Além disto, seu porte físico, tom de pele e alopecia masculina tornam-no um Heavy Weapon Dude (ChaingunGuy
) sob medida. Não preciso nem lembrar que a cena FPS é um dos pontos mais altos de todos os tempos da Sétima Arte, só que a luta entre os dois também é boa.
Aliás, a equipe dos soldados que foram resolver a crise em Marte é um dos pontos altos do filme, seguindo aquela vibe clássica de Aliens: O Resgate. Outros destaques vão certamente para Portman (Richard Brake), um personagem no mínimo peculiar; Samantha “Sam” Grimm, a irmã do Doomguy, interpretada por Rosamund Pike, encantadora no filme; e Gregory “Duke” Schofield (Raz Adoti), que mandou bem também e é o alívio cômico da trama.
Inspirações para mods e projetos derivados
Embora Doom (2005) não tenha sido uma adaptação perfeita, oferece elementos que poderiam ser aproveitados. Um exemplo claro seria a ideia de diversificar os protagonistas, como no filme, com personagens como Duke e Goat, cujas características poderiam ser facilmente adaptadas para diferentes classes de personagens em um mod compatível com ports como o ZDoom e seus derivados, que têm suporte a múltiplas classes. Com um pouco de criatividade, dava para disponibilizar até a Sam como protagonista, mandando o papo que ela tomou o mesmo soro que deu poderes benéficos ao seu irmão Reaper, e agora está pronta para o combate também.
Claro, isso não se limita ao modding. Dá pra fazer algo em outros engines também, se a calhar até no RPG Maker. Aliás, quem tem habilidades em edição de filmes ou está pensando em criar algo mais experimental, poderá até melhorar o filme com novas edições, inclusive com o uso de IA para corrigir falhas ou dar um toque mais Doom à obra.
Doom: Annihilation (2019)
Em 2019, foi lançado Doom: Annihilation, uma nova tentativa de continuar a franquia. No entanto, o filme foi amplamente criticado, com muitos considerando que o estúdio apenas tentou manter os direitos da marca Doom por questões contratuais — e essa é a minha hipótese também. Por isso, até hoje, não assisti Annihilation. Deveria tentar ver o que pega, mas, sinceramente, não sou muito esperançoso. O que eu queria mesmo era um novo filme do Doom com o Karl Urban reprisando seu papel de Doomguy e, se possível, ao lado de Dwayne Johnson também. Ele mostrou no Velozes e Furiosos 7 que, assim como o Heavy Weapon Dude, é capaz de encher o saco manuseando uma minigun.
Conclusão
Apesar das falhas, Doom (2005) ainda tem seu valor (até porque é Doom). Este trailer que estou adicionando aqui, providenciado pelo canal TheSciFiSpot, foi o primeiro contato de vários com a produção e transmite bem sua atmosfera tensa e cheia de ação que se reflete.
Quem sabe também serve como um ponto de partida e inspiração para ainda mais conteúdo relacionado a Doom em novos projetos e adaptações? A criatividade é o limite!
Enfim, deixe aí nos comentários o que acha desta prosa toda.
Abraços!
Mais trailers
Informações adicionais
- Canais: Universal Pictures, TheSciFiSpot
- Duração: 01:55
- Adicionado em: 3 de maio de 2025
- Categoria: Vídeos
- Tags: Doom (Franquia), Filmes, Trailer
- Adicionado por: Facínora
- Acessos: 26
No ano passado mudando de canal dei de cara com Doom: Annihilation (2019)…nem sabia que existia esse filme, achei que fosse algo feito por fãs!!!! Assisti do meio até o fim, algumas coisas ali gostei…melhor vc assisti para tirar as suas próprias conclusões!!!! Os filmes ultimamente nos enganam mesmo pelo Trailer e quando assistimos, nos decepcionamos ao mesmo tempo…a curiosiade nos decepciona, essa é a verdade!!!! No filme de 2005 só compensou mesmo as partes finais onde lembra algo do Jogo(visão POV) e a loura gostosa(Rosamund Pike)!!!! Valeu!!!!
O Annihilation não é de fato ruim, ainda mais considerando a falta de recursos, mas a verdade é que um filme do Doom sem o Doomguy é a antessala do hospício, ou do inferno, ou dos dois.