Como as placas CGA funcionavam

Interessantíssimo vídeo que mostra e explica como as placas CGA (Color Graphics Adapter), aquelas que forneciam o vídeo nos primórdios do PC, funcionavam. E não era tão ruim quanto você imagina. [Acesse a descrição completa]

Newsletter:

Visão geral

Esse é um nostálgico e interessantíssimo vídeo do canal The 8-Bit Guy que mostra e explica como as placas CGA, aquelas que forneciam o vídeo nos primórdios do PC, funcionavam. O mais legal é que não era tão ruim, pelo menos não tanto quanto você poderia imaginar (ou lembrar).

A Color Graphics Adapter (CGA), originalmente também chamada de “Color/Graphics Adapter” ou “IBM Color/Graphics Monitor Adapter”, foi a primeira placa gráfica em cores da IBM para PC IBM e estabeleceu um padrão de exibição de computador de fato.

O vídeo, que compartilha inúmeras informações técnicas e curiosidades do IBM CGA desde 1981, ano em que foi introduzida, é interessante tanto para quem entende dessas paradas quanto para quem viveu essa época e quer relembrar os velhos tempos.

Claro, serve também para aqueles que querem saber como eram as coisas antes dos PCs tornarem-se indiscutivelmente uma plataforma popular para gaming.

Contando com várias cenas dos jogos antigos, o que não poderia faltar, vídeo está narrado em inglês, mas conta conta com legendas em português, bastando você ativá-las, caso precise, na barra de reprodução.

Muito legal, né?

Mais Curiosidades


Vídeo adicionado em: 25 de abril de 2021

Categorias: Vídeos

Tags: ,

Autor/canal: The 8-Bit Guy

Acessado: 22 vezes.

Duração: 11:27

Deixe um comentário