Velberan – A Era de Ouro dos fliperamas da Capcom no Brasil

Velberan conta a história da Era de Ouro dos fliperamas da Capcom no Brasil, a época quando a gente recebia uma máquina mais impressionante que a outra, da pioneira empresa japonesa, por aqui. [Acesse a descrição completa]

Newsletter:

Visão geral

Neste vídeo, o Velberan conta a história da Era de Ouro dos fliperamas da Capcom no Brasil, a época quando a gente recebia uma máquina mais impressionante que a outra, da pioneira empresa japonesa, por aqui, algo que se deu em meados dos anos 90.

Pra quem estava vivendo escondido debaixo de uma pedra pelas últimas décadas, a Capcom é uma desenvolvedora e publisher fundada em 1979 que criou várias populares e milionárias franquias de jogos, como Street Fighter, Mega Man, Resident Evil, Monster Hunter, Devil May Cry e Dead Rising. É sobre títulos desta firma e os bastidores desse assunto que o Velberan trata nesse vídeo.

Ele começa dos antecedentes desta era de ouro: os primórdios dos arcades brasileiros, com máquinas pirateadas e/ou não autorizadas (além das falcatruas) que acabavam desanimando os produtores de lançar os jogos por aqui. Também citou as dificuldades diversas para a importação dos aparelhos impostas por regulações idiotas (pleonasmo) etc.

Quando as coisas começaram a melhorar, o Velberan dá um destaque ao surgimento da Romstar do Brasil, a empresa que viria mudar os rumos do mercado nacional. A Romstar foi um determinante direto para que chegassem para nós os bagulhos da Capcom e de outras gigantes do ramo de forma oficial e com bem mais qualidade. Outra coisa que ele foca são nos títulos que chegaram aqui já em gabinetes originais, como Super Street Fighter II e Darkstalkers.

Por fim, é mostrada também como esta era acabou, quais os motivos e o que restou disso pra nós, hoje em dia. É triste, mas ainda assim é interessante.

O vídeo usou como fonte o livro Essencial Street Fighter que, além das informações desta obra da WarpZone, contou com curiosidades diversas e cenas de dezenas de games, das máquinas e do livro. Ele chega também a mostrar as relações desta época com o RPG, filme e anime do Street Fighter, além de outros produtos e eventos agregados.

Assista! É muito nostálgico pra quem viveu essa época e interessante para qualquer pessoa que curte a história dos games no Brasil. Também achei curioso como a melhor qualidade dos produtos amenizou o problema da pirataria das máquinas de fliperama por aqui muito mais do que tomar medidas antiéticas.

Mais curiosidades


Vídeo adicionado em: 7 de março de 2021

Categorias: Vídeos

Tags: , ,

Autor/canal: Velberan

Acessado: 32 vezes.

Duração: 15:25

Deixe um comentário