Guilherme Freire – The Matrix

Guilherme Freire fala sobre The Matrix, um dos maiores clássicos da ficção científica, citando, identificando e analisando as influências filosóficas, religiosas e do cyberpunk sobre este filme australio-americano de 99. [Acesse a descrição completa]

Newsletter:

Visão geral

Neste vídeo, o professor Guilherme Freire fala sobre The Matrix (1999). Um dos maiores clássicos da ficção científica, este filme australio-americano reuniu quase tudo que existe de cyberpunk e praticamente marcou o fim da era dos grandes filmes de sci-fi no cinema.

Matrix, como ficou sendo chamado aqui no Brasil, é um filme escrito e dirigido pela dupla Wachowski, produzido por Joel Silver e estrelado por Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving e Joe Pantolianom. Matrix se passa um futuro distópico no qual a humanidade está inconscientemente presa dentro de uma realidade simulada, a Matriz, criada por máquinas inteligentes para distrair os humanos enquanto usam seus corpos como fonte de energia. Quando o programador Thomas Anderson, sob o pseudônimo do hacker Neo, descobre a verdade, é levado a uma rebelião contra as máquinas junto com outros que foram libertadas desta simulação.

O filme é o primeiro título da franquia Matrix e foi um sucesso estrondoso, embora o material que veio depois, pelo menos até o momento, não tenha sido nem de perto consagrado como o original.

Pois bem, diante disso, Freire – que é um professor, conferencista e palestrante em Filosofia – cita, identifica e analisa as influências filosóficas, religiosas, de outras obras do gênero e até políticas em Matrix, mostrando também brevemente como funcionam certos símbolos usados no filme.

De acordo com o vídeo, Matrix tem forte influência do pós-modernismo, especialmente do filósofo Jean Baudrillard, que é inclusive referenciado no filme. Outros pensadores, como George Berkeley e René Descartes, nomes da ficção científica – tipo Ghost in the Shell, Akira e Neuromancer –, e uma salada de frutas meio gnóstica de religiões também são citados como grandes influências nesta película de 99.

Apesar da quantidade de informações e curiosidades que compartilha conosco, o vídeo é bem curto, contando com apenas 12 minutos de duração. É também muito interessante, como o de costume, mas talvez você tenha que assistir mais de uma vez para entender tudo.

Mais curiosidades


Vídeo adicionado em: 14 de março de 2021

Categorias: Vídeos

Tags: , , ,

Autor/canal: Guilherme Freire

Acessado: 15 vezes.

Duração: 12:01

Deixe um comentário