Velberan – A história não contada do Zeebo

Velberan nos traz a história não contada do Zeebo, o infame videogame brasileiro fabricado pela Tectoy e lançado aqui no dia 25 de maio de 2009. [Acesse a descrição completa]

Newsletter:

Visão geral

Neste vídeo, o Velberan nos traz a história não contada do Zeebo, o infame videogame brasileiro fabricado pela Tectoy.

Criado pela Zeebo Inc., uma empresa com sede em San Diego fruto de uma joint venture entre a Tectoy e Qualcomm, e lançado no Brasil ao dia 25 de maio de 2009, o Zeebo tem até uns pontos interessantes, além de atualmente ser item de colecionador, mas, infelizmente, devido a uma série de fatores, deu ruim.

Esses fatores são abordados nesse vídeo, junto com algumas questões técnicas do Zeebo e os (poucos) títulos disponíveis para o aparelho. Como o de costume, o Velberan traz muitas cenas dos jogos e curiosidades para nós no decorrer.

Ao que parece, os problemas começaram logo no início: o Zeebo foi lançado dia 25 de maio de 2009 no Brasil com o preço de R$ 499,00, muito caro pra época, o que forçou a Tectoy baixar logo para R$ 399,00. Depois, tinha a questão dos jogos: o console trazia o FIFA Soccer 09, Need for Speed: Carbon e Treino Cerebral na memória, além de uns para download gratuito: Prey Evil, Quake e Quake 2. Tirando o FIFA Soccer 09, nenhum desses eram títulos atuais para 2009 e, mesmo assim, o FIFA parece que não rodava com qualidade top no Zeebo.

Mas não parou por aí. O catálogo de games era muito curto, o hardware tinha componentes duvidosos e haviam limitações impostas artificialmente pelo fabricante que não faziam muito sentido. Eles ainda tentaram “reembalar” o Zeebo como um videogame educacional eventualmente, mas continuou não dando certo.

Resumidamente, pelo o que deu pra entender, a proposta do console era competir com o PlayStation 2 e outros consoles desta geração no mercado brasileiro de então, mas prometeu muito e entregou pouco. Talvez, se tivesse sido lançado em outra época, fosse mais barato ou não tivesse alguns dos outros problemas mencionados no vídeo, a conversa podia ter sido diferente.

O pior é que, apesar de todo o carinho e o respeito que a Tectoy ganhou dos fãs com os lançamentos do Master System e Mega Drive antes desta empreidada, a firma queimou o filme com o Zeebo. Até hoje, fazem piada com ela por causa do console e tudo o que lança é visto com desconfiança, mesmo que não seja picaretagem ou algo feito nas coxas.

De qualquer maneira, o vídeo é interessante. Deixe aí nos comentários as suas considerações sobre esse assunto também!

Mais curiosidades


Vídeo adicionado em: 21 de fevereiro de 2021

Categorias: Vídeos

Tags: ,

Autor/canal: Velberan

Acessado: 52 vezes.

Duração: 17:46

Deixe um comentário