Guilherme Freire – O Chamado de Cthulhu de H. P. Lovecraft

O Professor Guilherme Freire fala sobre o Chamado de Cthulhu, de H. P. Lovecraft, analisando o famoso e icônico conto de terror, resumindo-o um pouco e fazendo uma análise simbólica. [Acesse a descrição completa]

Newsletter:

Visão geral

Neste vídeo, o professor, conferencista e palestrante em Filosofia Guilherme Freire fala sobre o Chamado de Cthulhu, de H. P. Lovecraft, quem revolucionou o gênero de terror, atribuindo-lhe elementos fantásticos típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica.

Freire começa falando sobre as influencias do escritor americano e seu legado não apenas para o terror, como para a cultura pop, o que inclui miríades de outros autores, filmes e videogames. Depois, parte para análise do famoso e icônico conto (o Call of Cthulhu) em si, resumindo-o um pouco e fazendo uma análise simbólica.

O vídeo é extremamente interessante. Mostra relações entre os personagens e elementos deste e de outros contos de Lovecraft com estruturas literárias clássicas e os ambientes científico, econômico e cultural de sua época.

Além disso, o professor critica análises pobres acerca da obra do americano e revela algumas curiosidades e detalhes que muitas vezes passam desapercebidos. Ah, o vídeo também dá empolgação pra pegar algo de Lovecraft pra ler.

Claro, tem que assistir umas 3 ou 4 vezes para entender tudo direito. Depois, você vai e dá uma lida em algum conto dele.

Mais Lovecraft


Vídeo adicionado em: 28 de fevereiro de 2021

Categorias: Vídeos

Tags: , ,

Autor/canal: Guilherme Freire

Acessado: 40 vezes.

Duração: 12:23

Deixe um comentário